|
abril 17, 2006
Inscrições: Curso Ainda é Performance Arte?, de Daniela Labra, no Murillo La Greca, Recife
Curso Ainda é Performance Arte?
Professora: Daniela Labra, Curadora Independente e Pesquisadora
Inscrições abertas
Museu Murillo La Greca
NAE - Núcleo de Ações Educativas em Artes Visuais
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim, Recife - PE
81-3268-8011, mediacaocultural@gmail.com ou murillolagreca@gmail.com
Período: 15 a 20 de maio, 18h30-21h30
Preço: R$30
O Curso
O curso, contemplado pelo edital, será ministrado pela curadora independente e pesquisadora Daniela Labra, tem caráter teórico e prático. O objetivo é abordar e discutir os seguintes aspectos da Performance Arte: seu surgimento e legitimação enquanto linguagem autônoma; a Performance Arte e a multimídia - o registro e a obra original; o sentido radical performático e sua diluição no mercado da arte; e o seu legado estético na produção de arte atual.
As aulas serão divididas em momentos teóricos e práticos, onde está prevista apresentação e discussão de portfólios dos alunos participantes ou de artistas locais convidados para apresentarem seu material à turma. Serão ainda dirigidas a profissionais das artes visuais, do teatro e das artes do corpo em geral, assim como também dirigida ao público interessado.
O Programa
Os movimentos do Happening (1960) e da Performance Arte (1970) consistiram em ações plástico-narrativas ligadas à corrente da Live Art, a qual clamava pela eliminação das barreiras entre arte e vida. Seu projeto se baseava na reordenação da estrutura temporal-espacial de uma obra, cuja origem está nas vanguardas interdisciplinares do século XX.
De forte caráter político no princípio, tais ações foram impulsionadas por sentimentos de ruptura com relação aos mecanismos do mercado de arte e por desejos de transformar o lugar do indivíduo numa sociedade que se espetacularizava. Aos poucos, a Performance Arte foi se aliando às tecnologias de reprodução da imagem e as obras foram ganhando um eminente caráter de mise-en-scène. Desse modo, surgiram sub-produtos da performance ao vivo, com ações pensadas apenas para o suporte tecnológico (fotografia, vídeo, webcams).
Trinta anos após a explosão da Performance Arte como movimento de vanguarda, seu legado foi assimilado pelo sistema das artes e hoje se integra ao quadro das linguagens artísticas contemporâneas. A performance hoje é uma disciplina que não mais se restringe às artes, e seu estudo integra áreas da antropologia, da sociologia, do teatro, da dança, entre outras.
Daniela Labra
Daniela Labra é curadora independente e pesquisadora, pós-graduada em Comunicação e Arte pela Universidade Complutense de Madrid e mestre em Artes pela Unicamp. Desde 2003 realiza projetos de intercâmbio cultural e arte contemporânea, tendo desenvolvido curadorias e oferecido palestras na Holanda, Inglaterra e Finlândia sobre a produção de arte jovem no Brasil. Atualmente coordena a Agência Verbo - um braço institucional da Galeria Vermelho (SP), para a promoção e divulgação da performance arte. Pertence ao corpo editorial da Revista Número (SP) desde 2003 e tem publicado em revistas especializadas de arte e catálogos de exposições. Mantem o site www.artesquema.com.