|
abril 7, 2006
Inscrições: ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância
ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância
Inscrições até 27 de abril de 2006
Arteduca - UNB
grupoarteduca@gmail.com
www.arteduca.unb.br
Preço: 4 parcelas de R$ 130
Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: 2 de maio a 18 de julho de 2006
Procedimentos para inscrição: encaminhar currículo e carta de intenções para o e-mail do Arteduca (grupoarteduca@gmail.com)
ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância
O Instituto de Artes da Universidade de Brasília , por meio do Grupo Arteduca , idealizou o curso de pós-graduação lato sensu ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas, destinado à formação de professores e profissionais da educação, que atuem no contexto escolar.
Trata-se de uma especialização oferecida na modalidade à distância, com o objetivo de promover a formação de professores, para o planejamento e implementação de projetos relacionados com a arte e a cultura, com base na arte-educação e visando a construção colaborativa de uma metodologia interdisciplinar de trabalho no contexto escolar.
Os estudos e as práticas são efetivados por meio de estratégias de educação a distância, fundamentadas na auto-aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação dos estudos realizados no curso com a prática profissional dos próprios professores/alunos matriculados no curso.
As atividades serão desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), com apoio do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB) .
Para ingressar no ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006 , os candidatos deverão ser aprovados em uma etapa preliminar a ser realizada por meio do curso de extensão Estratégias de Aprendizagem a Distância, planejado exclusivamente para preparar os candidatos para o prosseguimento de estudos e pesquisas em ambientes virtuais de aprendizagem e para a participação em formações a distância on line.
1ª ETAPA: curso de extensão ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA
Características do Curso
A DISTÂNCIA - com uso do e-ProInfo - ambiente colaborativo digital do Programa de Informática na Educação, da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação - ProInfo/SEED/MEC - e dos recursos e ferramentas disponíveis no mesmo.
IDIOMA - português
MODULAR - conforme programa apresentado
NÍVEL DE FORMAÇÃO - aperfeiçoamento
CARGA HORÁRIA - 180 horas
CERTIFICAÇÃO - emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).
PÚBLICO-ALVO - professores e profissionais graduados, de qualquer área de conhecimento, que atuem na educação.
PROGRAMA DO CURSO DE EXTENSÃO
* Módulo 1 - Fundamentos do Curso - 02/05 até 15/05/2006
* Módulo 2 - Aprender a aprender em Educação a Distância - 16/05 até 05/06/2006
* Módulo 3 - Estratégias de Aprendizagem on-line - 06/06 até 26/06/2006
* Módulo 4 - Abordagens teóricas aplicadas à educação a distância - 27/06 até 18/07/2006
CALENDÁRIO
· Inscrição : 06/03 a 27/04/2006
· Período de realização : 02/05 até 18/07/2006
INVESTIMENTO
· Mensalidade do curso de extensão : 4 parcelas de R$ 130,00
· Custo total do curso de extensão : R$ 520,00
PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO - encaminhar currículo e carta de intenções para o e-mail do Arteduca (grupoarteduca@gmail.com) - entre os dias 06 e 27/04/2006.
SOBRE A SELEÇÃO
Critérios de avaliação para ingresso na 1ª etapa (curso de extensão)
Queremos representar um diferencial positivo e contribuir para elevar a qualidade da educação em nossas escolas. Nossos critérios de avaliação estão, portanto, relacionados com as possibilidades de alcançar esses objetivos.
Temos, também, interesse em contemplar a diversidade em relação à cultura e ao conhecimento. Dessa forma, buscaremos em nossa seleção abranger todas as áreas de conhecimento e analisaremos as possibilidades de contribuição dos candidatos para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares nos contextos escolares, considerando sempre a experiência prévia de cada um. Não estaremos procurando apenas professores mais experientes. Buscaremos contemplar as diversidades culturais, regionais e sociais, de maneira a promover um intercâmbio construtivo entre os participantes.
Na carta de intenções e no currículo dos candidatos serão buscadas informações que demonstrem a possibilidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, para a promoção da melhoria da qualidade da educação nos contextos escolares de atuação desses candidatos.
Ao inscrever-se no curso, o professor/aluno deverá ter plena consciência de que estará assumindo o compromisso com a aplicação do projeto no contexto escolar, mesmo que ele não atue diretamente na escola contemplada .
Verificaremos, também, se os mesmos são graduados, pois, como se trata de um processo seletivo para uma pós-graduação, esse é um pré-requisito básico.
Para ingressar na especialização, os professores/alunos matriculados na extensão deverão demonstrar que se tornaram aptos para participar das atividades individuais e colaborativas propostas ao longo do curso; que estão preparados para participar com autonomia, disciplina e responsabilidade de um curso a distância; que adquiriram o conhecimento necessário para utilizar os recursos disponibilizados no ambiente e-ProInfo e, que dispõem de equipamento adequado para realizar esse acesso, de forma a participar com a devida assiduidade, de todas as atividades propostas ao longo do curso.
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CURSO DE EXTENSÃO E INÍCIO DA MATRÍCULA NO ARTEDUCA 2006 : 17/07/2006
2ª ETAPA - Pós-Graduação lato sensu ARTEDUCA: ARTE-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS -CONTEMPORÂNEAS 2006
Características do Curso
A DISTÂNCIA - com uso do e-ProInfo - ambiente colaborativo digital do Programa de Informática na Educação, da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação - ProInfo/SEED/MEC - e dos recursos e ferramentas disponíveis no mesmo.
IDIOMA - português
MODULAR - conforme programa apresentado
NÍVEL DE FORMAÇÃO - especialização
CARGA HORÁRIA - 510 horas
DURAÇÃO - 1 ano
CERTIFICAÇÃO - emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).
PÚBLICO-ALVO - professores e profissionais graduados, de qualquer área de conhecimento, que atuem na educação básica ou superior.
PROGRAMA E CALENDÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Módulo 1 - A Arte-educação no Brasil - O Processo histórico - 01/08 até 22/08/2006 - 45h
Ementa: Apresentação dos Fundamentos do Arteduca, informações básicas sobre o curso - programa, objetivos, metodologia e estratégias de desenvolvimento.
Estudos teóricos referentes à educação em arte na primeira metade do século XX. Temas abordados neste módulo: a educação em arte no Brasil, educação geral e o processo histórico; a i nfluência de John Dewey na Educação em Arte no Brasil; a Educação Tradicional versus Educação Nova; a "livre expressão" e a Educação Através da Arte e, a influência de Piaget e Vigotsky na educação brasileira.
Módulo 2 - Bauhaus - 23/08 até 12/09/2006 - 45h
Ementa: A proposta didática do módulo Bauhaus tem como objetivo a aquisição de conhecimentos básicos sobre a instituição de ensino alemã denominada Bauhaus e a influência por ela exercida sobre o ensino das escolas de arte, design e arquitetura durante todo o Sc. XX e início do Sc. XXI. Estão incluídos no módulo um Breve Histórico, os Propósitos Pedagógicos, os Cursos Preliminares, algumas Oficinas e o Curso de Arquitetura.
Módulo 3 - Construção de um modelo nacional de educação - 13/09 até 03/10/2006 - 45h
Ementa: Serão tratados neste módulo, os seguintes temas: o Modernismo e a Semana de 22; Brasília: a proposta pedagógica da nova capital; a proposta de Lúcio Costa para o ensino do desenho e a abordagem teórica proposta por Paulo Freire para um novo modelo nacional de educação .
Módulo 4 - Arte-educação em uma perspectiva pós-moderna - 04/10 até 24/10/2006 - 45h
Ementa: Neste Módulo serão procedidas algumas reflexões acerca da a pós-modernidade idealizados estudos a respeito das implicações da reforma curricular brasileira na educação em arte.
Módulo 5 - A Proposta Triangular - 25/10 até 07/11/2006 -30h
Ementa: Origens e pressupostos fundamentais da Proposta Triangular de Arte-educação.
Módulo 6 - Arte e tecnologia - 08/11 até 28/11/2006 - 30h
Ementa: Este Módulo trata da história de alguns conceitos sobre a relação da arte e dos meios de comunicação utilizados pela educação a distância, tais como o rádio, os correios e a Internet.
Módulo 7 - Construção de uma síntese dialética - 29/11 até 20/12/2006 - 45h
Ementa: Temas abordados neste módulo: abordagens teóricas sócio-interacionistas - o construtivismo, construcionismo e o co-construtivism; a Biologia do Conhecer proposta por Humberto Maturana e a Proposta Triangular de Educação em Arte, suas origens e ações.
Módulo 8 - Elementos do projeto interdisciplinar - 26/02 até 27/03/2007 - 45h
Ementa: A interdisciplinaridade nos contextos escolares. Elementos do projeto interdisciplinar: temática, objetivos, referencial teórico, metodologia, cronograma e estratégias de implementação. Estudos individuais e colaborativos para elaboração do projeto de ensino e aprendizagem e análise das possibilidades de aplicação no contexto escolar. Processo de aplicação do projeto na escola e na comunidade.
Módulo 9 - Tecnologias Contemporâneas na escola - 28/04 até 24/04/2007 - 45h
Ementa: Análise do potencial dos programas governamentais para a implementação e dinamização do uso das tecnologias nos contextos escolares.
Módulo 10 - Projeto Interdisciplinar - 24/04 até 15/05/2007 - 45h
Ementa: Levantamento e análise de propostas teórico-metodológicas para a elaboração de projeto de pesquisa nos contextos escolares.
Módulo 11 - Trabalho de Conclusão do Curso - 15/05 até 13/07/2007 - 45h
Ementa: Monografia, envolvendo elaboração de projeto didático. A Interdisciplinaridade nos contextos escolares. Projeto de ensino e projeto de aprendizagem. Abordagens teórico-metodológicas aplicadas aos projetos interdisciplinares.
Módulo 12 - Seminário de Conclusão do Curso - 16/07 até 21/07/2007 - 45h
Ementa -Seminário Presencial - apresentação dos Projetos Interdisciplinares e encerramento do curso.
INVESTIMENTO
Mensalidade do curso de especialização : 12 parcelas de R$ 220,00
Custo total do curso de especialização : R$ 2.640,00
SOBRE A SELEÇÃO PARA O ARTEDUCA 2006
Os alunos serão selecionados pro meio da avaliação da participação no curso de extensão ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA . Conforme critérios estabelecidos e apresentados no item Critérios de avaliação para ingresso na 1ª etapa (curso de extensão).
PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA
Por meio de solicitação de inscrição na especialização no ambiente e-ProInfo. Serão aceitas as solicitações dos alunos aprovados na seleção realizada no curso de extensão.
MAIS INFORMAÇÕES PODERÃO SER BUSCADAS NO SITE DO GRUPO ARTEDUCA - www.arteduca.unb.br .