Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

abril 7, 2006

Inscrições: ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância

ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância

Inscrições até 27 de abril de 2006

Arteduca - UNB
grupoarteduca@gmail.com
www.arteduca.unb.br
Preço: 4 parcelas de R$ 130
Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: 2 de maio a 18 de julho de 2006

Procedimentos para inscrição: encaminhar currículo e carta de intenções para o e-mail do Arteduca (grupoarteduca@gmail.com)


ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006: curso de educação à distância

O Instituto de Artes da Universidade de Brasília , por meio do Grupo Arteduca , idealizou o curso de pós-graduação lato sensu ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas, destinado à formação de professores e profissionais da educação, que atuem no contexto escolar.

Trata-se de uma especialização oferecida na modalidade à distância, com o objetivo de promover a formação de professores, para o planejamento e implementação de projetos relacionados com a arte e a cultura, com base na arte-educação e visando a construção colaborativa de uma metodologia interdisciplinar de trabalho no contexto escolar.

Os estudos e as práticas são efetivados por meio de estratégias de educação a distância, fundamentadas na auto-aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação dos estudos realizados no curso com a prática profissional dos próprios professores/alunos matriculados no curso.

As atividades serão desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), com apoio do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB) .

Para ingressar no ARTEDUCA - Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas 2006 , os candidatos deverão ser aprovados em uma etapa preliminar a ser realizada por meio do curso de extensão Estratégias de Aprendizagem a Distância, planejado exclusivamente para preparar os candidatos para o prosseguimento de estudos e pesquisas em ambientes virtuais de aprendizagem e para a participação em formações a distância on line.

1ª ETAPA: curso de extensão ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

Características do Curso

A DISTÂNCIA - com uso do e-ProInfo - ambiente colaborativo digital do Programa de Informática na Educação, da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação - ProInfo/SEED/MEC - e dos recursos e ferramentas disponíveis no mesmo.

IDIOMA - português

MODULAR - conforme programa apresentado

NÍVEL DE FORMAÇÃO - aperfeiçoamento

CARGA HORÁRIA - 180 horas

CERTIFICAÇÃO - emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).

PÚBLICO-ALVO - professores e profissionais graduados, de qualquer área de conhecimento, que atuem na educação.

PROGRAMA DO CURSO DE EXTENSÃO

* Módulo 1 - Fundamentos do Curso - 02/05 até 15/05/2006
* Módulo 2 - Aprender a aprender em Educação a Distância - 16/05 até 05/06/2006
* Módulo 3 - Estratégias de Aprendizagem on-line - 06/06 até 26/06/2006
* Módulo 4 - Abordagens teóricas aplicadas à educação a distância - 27/06 até 18/07/2006

CALENDÁRIO

· Inscrição : 06/03 a 27/04/2006

· Período de realização : 02/05 até 18/07/2006

INVESTIMENTO

· Mensalidade do curso de extensão : 4 parcelas de R$ 130,00

· Custo total do curso de extensão : R$ 520,00

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO - encaminhar currículo e carta de intenções para o e-mail do Arteduca (grupoarteduca@gmail.com) - entre os dias 06 e 27/04/2006.

SOBRE A SELEÇÃO
Critérios de avaliação para ingresso na 1ª etapa (curso de extensão)

Queremos representar um diferencial positivo e contribuir para elevar a qualidade da educação em nossas escolas. Nossos critérios de avaliação estão, portanto, relacionados com as possibilidades de alcançar esses objetivos.

Temos, também, interesse em contemplar a diversidade em relação à cultura e ao conhecimento. Dessa forma, buscaremos em nossa seleção abranger todas as áreas de conhecimento e analisaremos as possibilidades de contribuição dos candidatos para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares nos contextos escolares, considerando sempre a experiência prévia de cada um. Não estaremos procurando apenas professores mais experientes. Buscaremos contemplar as diversidades culturais, regionais e sociais, de maneira a promover um intercâmbio construtivo entre os participantes.

Na carta de intenções e no currículo dos candidatos serão buscadas informações que demonstrem a possibilidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, para a promoção da melhoria da qualidade da educação nos contextos escolares de atuação desses candidatos.

Ao inscrever-se no curso, o professor/aluno deverá ter plena consciência de que estará assumindo o compromisso com a aplicação do projeto no contexto escolar, mesmo que ele não atue diretamente na escola contemplada .

Verificaremos, também, se os mesmos são graduados, pois, como se trata de um processo seletivo para uma pós-graduação, esse é um pré-requisito básico.

Para ingressar na especialização, os professores/alunos matriculados na extensão deverão demonstrar que se tornaram aptos para participar das atividades individuais e colaborativas propostas ao longo do curso; que estão preparados para participar com autonomia, disciplina e responsabilidade de um curso a distância; que adquiriram o conhecimento necessário para utilizar os recursos disponibilizados no ambiente e-ProInfo e, que dispõem de equipamento adequado para realizar esse acesso, de forma a participar com a devida assiduidade, de todas as atividades propostas ao longo do curso.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CURSO DE EXTENSÃO E INÍCIO DA MATRÍCULA NO ARTEDUCA 2006 : 17/07/2006

2ª ETAPA - Pós-Graduação lato sensu ARTEDUCA: ARTE-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS -CONTEMPORÂNEAS 2006

Características do Curso

A DISTÂNCIA - com uso do e-ProInfo - ambiente colaborativo digital do Programa de Informática na Educação, da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação - ProInfo/SEED/MEC - e dos recursos e ferramentas disponíveis no mesmo.

IDIOMA - português

MODULAR - conforme programa apresentado

NÍVEL DE FORMAÇÃO - especialização

CARGA HORÁRIA - 510 horas

DURAÇÃO - 1 ano

CERTIFICAÇÃO - emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).

PÚBLICO-ALVO - professores e profissionais graduados, de qualquer área de conhecimento, que atuem na educação básica ou superior.

PROGRAMA E CALENDÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Módulo 1 - A Arte-educação no Brasil - O Processo histórico - 01/08 até 22/08/2006 - 45h

Ementa: Apresentação dos Fundamentos do Arteduca, informações básicas sobre o curso - programa, objetivos, metodologia e estratégias de desenvolvimento.
Estudos teóricos referentes à educação em arte na primeira metade do século XX. Temas abordados neste módulo: a educação em arte no Brasil, educação geral e o processo histórico; a i nfluência de John Dewey na Educação em Arte no Brasil; a Educação Tradicional versus Educação Nova; a "livre expressão" e a Educação Através da Arte e, a influência de Piaget e Vigotsky na educação brasileira.

Módulo 2 - Bauhaus - 23/08 até 12/09/2006 - 45h

Ementa: A proposta didática do módulo Bauhaus tem como objetivo a aquisição de conhecimentos básicos sobre a instituição de ensino alemã denominada Bauhaus e a influência por ela exercida sobre o ensino das escolas de arte, design e arquitetura durante todo o Sc. XX e início do Sc. XXI. Estão incluídos no módulo um Breve Histórico, os Propósitos Pedagógicos, os Cursos Preliminares, algumas Oficinas e o Curso de Arquitetura.

Módulo 3 - Construção de um modelo nacional de educação - 13/09 até 03/10/2006 - 45h

Ementa: Serão tratados neste módulo, os seguintes temas: o Modernismo e a Semana de 22; Brasília: a proposta pedagógica da nova capital; a proposta de Lúcio Costa para o ensino do desenho e a abordagem teórica proposta por Paulo Freire para um novo modelo nacional de educação .

Módulo 4 - Arte-educação em uma perspectiva pós-moderna - 04/10 até 24/10/2006 - 45h

Ementa: Neste Módulo serão procedidas algumas reflexões acerca da a pós-modernidade idealizados estudos a respeito das implicações da reforma curricular brasileira na educação em arte.

Módulo 5 - A Proposta Triangular - 25/10 até 07/11/2006 -30h

Ementa: Origens e pressupostos fundamentais da Proposta Triangular de Arte-educação.

Módulo 6 - Arte e tecnologia - 08/11 até 28/11/2006 - 30h

Ementa: Este Módulo trata da história de alguns conceitos sobre a relação da arte e dos meios de comunicação utilizados pela educação a distância, tais como o rádio, os correios e a Internet.

Módulo 7 - Construção de uma síntese dialética - 29/11 até 20/12/2006 - 45h

Ementa: Temas abordados neste módulo: abordagens teóricas sócio-interacionistas - o construtivismo, construcionismo e o co-construtivism; a Biologia do Conhecer proposta por Humberto Maturana e a Proposta Triangular de Educação em Arte, suas origens e ações.

Módulo 8 - Elementos do projeto interdisciplinar - 26/02 até 27/03/2007 - 45h

Ementa: A interdisciplinaridade nos contextos escolares. Elementos do projeto interdisciplinar: temática, objetivos, referencial teórico, metodologia, cronograma e estratégias de implementação. Estudos individuais e colaborativos para elaboração do projeto de ensino e aprendizagem e análise das possibilidades de aplicação no contexto escolar. Processo de aplicação do projeto na escola e na comunidade.

Módulo 9 - Tecnologias Contemporâneas na escola - 28/04 até 24/04/2007 - 45h

Ementa: Análise do potencial dos programas governamentais para a implementação e dinamização do uso das tecnologias nos contextos escolares.

Módulo 10 - Projeto Interdisciplinar - 24/04 até 15/05/2007 - 45h

Ementa: Levantamento e análise de propostas teórico-metodológicas para a elaboração de projeto de pesquisa nos contextos escolares.

Módulo 11 - Trabalho de Conclusão do Curso - 15/05 até 13/07/2007 - 45h

Ementa: Monografia, envolvendo elaboração de projeto didático. A Interdisciplinaridade nos contextos escolares. Projeto de ensino e projeto de aprendizagem. Abordagens teórico-metodológicas aplicadas aos projetos interdisciplinares.

Módulo 12 - Seminário de Conclusão do Curso - 16/07 até 21/07/2007 - 45h

Ementa -Seminário Presencial - apresentação dos Projetos Interdisciplinares e encerramento do curso.

INVESTIMENTO

Mensalidade do curso de especialização : 12 parcelas de R$ 220,00

Custo total do curso de especialização : R$ 2.640,00

SOBRE A SELEÇÃO PARA O ARTEDUCA 2006

Os alunos serão selecionados pro meio da avaliação da participação no curso de extensão ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA . Conforme critérios estabelecidos e apresentados no item Critérios de avaliação para ingresso na 1ª etapa (curso de extensão).


PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA

Por meio de solicitação de inscrição na especialização no ambiente e-ProInfo. Serão aceitas as solicitações dos alunos aprovados na seleção realizada no curso de extensão.

MAIS INFORMAÇÕES PODERÃO SER BUSCADAS NO SITE DO GRUPO ARTEDUCA - www.arteduca.unb.br .

Posted by João Domingues at 11:05 AM