|
março 11, 2006
Inscrições: Do Expressionismo ao Nazismo: trajetória de uma vanguarda com Claudia Valladão de Mattos no Maria Antonia, São Paulo
Curso Do Expressionismo ao Nazismo: trajetória de uma vanguarda com Claudia Valladão de Mattos
Inscrições até 5 de abril de 2006
Centro Universitário Maria Antonia - 2° andar - sala de cursos
Rua Maria Antonia 294, São Paulo - SP
11-3255-7182 - r: 32 e 33 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia
Período: 5 a 26 de abril de 2006
Horário: quartas-feiras, 16-18h
Preço: R$ 120
Expressionismo alemão em abril na MariAntonia
Inaugurando o ciclo de cursos Fontes da Arte Contemporânea, o Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta Do Expressionismo ao Nazismo: trajetória de uma vanguarda com Claudia Valladão de Mattos, às quartas-feiras, de 5 a 26 de abril, das 16 às 18h.
Um panorama do movimento expressionista alemão, desde sua gênese até seus desdobramentos, passando pelas relações com o Nazismo, com a abordagem dos grupos Die Brücke e Der Blaue Reiter, do surgimento de uma "segunda geração" do movimento após a I Guerra e da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade) nos anos de 1920. Ênfase especial é dada às obras dos principais artistas expressionistas, como Kandinsky, Marc, Kirchner, Dix e George Grosz, entre outros.
Claudia Valladão de Mattos, doutora pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutora pelo Courtauld Institute de Londres, é professora de História da Arte na Unicamp, e autora dos livros Lasar Segall, (Edusp, 1996), Entre Quadros e Esculturas (Discurso Editorial, 1997), Lasar Segall. Expressionismo e Judaísmo (Perspectiva, 2000), entre outros.
Programação:
5 de abril - O Expressionismo Alemão no contexto das vanguardas européias
12 de abril - O grupo Die Brücke
19 de abril - O grupo Der Blaue Reiter
26 de abril - O Expressionismo de Segunda Geração