|
novembro 10, 2021
Anna Maria Maiolino na Mercedes Viegas, Rio de Janeiro
A Galeria Mercedes Viegas apresenta Desenhos, uma seleção de trabalhos da artista Anna Maria Maiolino. Produzidas entre os anos de 1995 e 2008, as obras reunidas incluem nove desenhos em nanquim sobre papel, um desenho em nanquim e acrílica sobre papel e uma tela em acrílica. Entre as séries em exibição, estão os traços breves de Vestígios I e II, as linhas em movimento de 21 de novembro (data de nascimento do filho), e as formas fluídas em acrílica de Outras Marcas e Codificações Matéricas.
A abertura da exposição desenhos acontece no dia 11 de novembro (quinta-feira), entre as 16h e as 19h. Recomendamos o uso de máscaras. A exposição seguirá aberta ao público até o dia 15 de dezembro, de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30.
Anna Maria Maiolino (Scalea, Itália, 1942) é uma desenhista, escultora, gravadora, pintora, e artista de vídeo e instalações ítalo-brasileira com importância histórica na arte conceitual e minimalista brasileira. Em 2002, realizou no The Drawing Center, Nova York, uma exposição retrospectiva que abarcou quase 35 anos de carreira, acompanhada da publicação de “A Life Line/Vida Afora”, da crítica Catherine de Zehgher. Anna Maria Maiolino começou a sua parceria com a Galeria Mercedes Viegas em 1996, quando esta ainda se chamava Escritório de Arte Mercedes Viegas. Além da participação em diversas exposições coletivas e do lançamento do álbum de serigrafias “6+6+6”, realiza, em 2004, a exposição de desenhos à nanquim da série “Vestígios". Em 2005, decide mudar-se para São Paulo, deixando a galeria, mas mantendo a amizade.