|
outubro 7, 2021
Lina Kim na Casanova, São Paulo
A Casanova tem o prazer de apresentar “Sem perfume”, a segunda exposição individual da artista Brasileira-Coreana Lina Kim na galeria. Composta por uma série de desenhos, pinturas e fotografias inéditas, Lina dá continuidade a sua pesquisa pictórica e textual ampliando a natureza dinâmica e recíproca entre a escrita e a imagem.
"O apelo de situações aparentemente sem apelo é um mote de trabalho para Lina Kim. Seu olhar parece encontrar interesse não em lugares nem objetos específicos, mas na brecha sutil, que a seu modo revela detalhes. Essas brechas têm uma visualidade delicada, exigem o tempo alargado, arrastado, demorado, esgarçado de uma escuta atenta, como essa enumeração disfuncional de verbos", como explica a curadora Daniela Labra, durante a última Frestas Trienal do Sesc em 2017, onde Kim apresentou o trabalho "swanswanswan series", que surgiu da observação da anatomia dos corpos de cisnes que vivem nos canais de Berlim, na Alemanha.
Para esta mostra a artista usa o espaço da galeria de maneira instalativa ao apresentar quatro séries inéditas de trabalhos bidimensionais. Usando elementos tradicionais do desenho, como sumi-e, nanquim, pastel seco e lápis, a artista propõe universos diferentes que se comunicam, baseados na construção da imagem.
Um exemplo imediato de deslocamento fica evidente no grupo de obras "OpOp" que se assemelham à forma de campos retangulares monocromáticos emoldurados com uma fonte sincopada. O deslocamento se percebe na medida em que os aspectos textuais assumem um papel pictórico ao invés de apresentar o determinismo fonético de uma linguagem escrita, daí que a perlocução reside no fato de que enquanto a letra pode ler "Space Stations" ou "Remembering Mountains", ou muitas outras referências dispersas selecionadas, o espectador é levado a um estado de compreensão por meios puramente visuais. Os vários tamanhos das letras e a assimetria de apresentação são circunlocuções ao redor da periferia do campo colorido, e isto evoca uma sensação difusa, fora de qualquer apreensão narrativa imediata. Como resultado, este grupo único de desenhos se apresenta como imagens de punctum, estímulos que levam a um poder de descoberta sutil, porém persuasivo, em vez de um determinismo didático, como destaca o crítico Britânico Mark Gisbourne que também assina o texto da exposição.
Lina Kim não se considera uma artista conceitual com um sistema pré-determinado. Os desenhos são evocações abertas, perlocuções pessoais, ou seja, seus desenhos não direcionam o espectador para uma leitura fixa e significado(s) pré-determinado(s). Ao invés disso, ela prefere em sua prática de desenho abrir a potencialidade de múltiplas respostas sobre as diferenças. Para fazer isto ao longo destes desenhos, a artista introduziu ideias do intra-sensorial, aquilo que é retido "dentro" dos sentidos, diferente de um inter-sensorial entre os sentidos. Ao mesmo tempo, sua conceituação não é abstrata, pois existem relações análogas intencionais com o mundo natural, testemunhadas em outra de suas mídias especializadas, como a fotografia.
De fato, na série de fotografias "Deep is the forest", de ambientes naturais, florestas e vegetação rasteira, com sua poiesis do visual e do aural, podemos ficar tentados a pensá-las como o reservatório oculto de suas ideias expressas através de seus desenhos. Em geral, este não é o caso da fotografia, na maioria das vezes é um meio de incisão e extração, enquanto que o desenho é possessivo da intimidade do momento. Como resultado, a atual instalação de seus desenhos é uma visão desse mundo pessoal privado.
Lina Kim (São Paulo, vive em Berlin)
Estudou arte na Fundação Armando Álvares Penteado em São Paulo e na Arts Students League em Nova York. Participou das Bienais de São Paulo, Gwangju e Havana com instalações e em mostras como Focus Istambul com Urban Realities, Martin Gropius Bau (Berlin 2005), Lugar Nenhum, Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro 2013), Fototrier Stadtmuseum Simeonestift (Trier 2010), At Home na Columns Gallery (Seoul, 2014). Trabalha com site specifics, desenho, fotografia e vídeo.