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agosto 28, 2021

Mauro Restiffe no Galpão Fortes D'Aloia & Gabriel, São Paulo

A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de apresentar ‘Laço rastro traço’, individual de Mauro Restiffe no Galpão, em São Paulo. A exposição toma o gênero do retrato como ponto de partida, na qual 33 obras de pequeno e médio formato alternam-se entre registros em cor e em preto e branco, entre fotografias históricas e trabalhos recentes.

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Selecionada a partir do arquivo que vem sendo compilado pelo artista há 30 anos, a exposição explora um conceito amplo do gênero, compreendendo um conjunto de personagens que vai além da fisionomia humana e reconhece a própria paisagem como figura. Voltando suas lentes para os cantos, para o que seria os bastidores da cena, Restiffe captura alguns enlaces extraordinários na experiência humana comum. “São imagens de uma prática de fotografia diária, de estar com a câmera presente e registrar cenas do cotidiano”, nas palavras do próprio artista.

A exposição, refletindo o próprio conceito de retrato expandido que norteia a seleção de obras, desenrola-se em duas distintas montagens. Dessa forma, o público terá a oportunidade de trafegar pelo universo pictórico do artista em dois momentos que, juntos, reforçam o léxico formal e psicológico estabelecido em suas fotografias. Um ensaio do curador Bernardo José de Souza desenvolve o pensamento crítico sobre as mostras.

Mauro Restiffe participa da 34ª Bienal de São Paulo, apresentando uma instalação de fotos de larga escala concebida a partir das séries Empossamento (2003) e Inominável (2019) — a primeira, realizada em Brasília no dia da posse do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a segunda, registrada exatamente 16 anos mais tarde, no dia da posse de Jair Bolsonaro.

Entre suas exposições individuais recentes destacam-se: History as Landscape, OGR (Turim, Itália, 2019); São Paulo, Fora de Alcance, Instituto Moreira Salles (Poços de Caldas, Brasil, 2019; São Paulo, Brasil, 2018; Rio de Janeiro, Brasil, 2014); Álbum, Estação Pinacoteca (São Paulo, Brasil, 2017); Post-Soviet Russia 1995-2015, Garage Museum of Contemporary Art (Moscou, Russia, 2016). O artista participou de diversas mostras coletivas, incluindo: Gwangju Biennial (Gwangju,Coréia do Sul, 2018), Aichi Triennial (Nagoya, Japão, 2016); Bienal de Cuenca (Equador, 2014); Bienal de São Paulo (São Paulo, Brasil, 2006); e Panorama de Arte Brasileira (São Paulo, Brasil, 2013 e 2005).


Fortes D’Aloia & Gabriel is pleased to present ‘Laço rastro dashes’, a solo show by Mauro Restiffe at Galpão, in São Paulo. The exhibition takes the portrait genre as its starting point and features 33 small and medium format works between color and black & white, between historical and recent photographs.

Selected from the archive compiled by the artist over the last 30 years, the exhibition explores a broad concept of the genre, comprising a set of characters that go beyond the human face and recognize the landscape itself as a figure. Turning his lens to the corners, to what would be the backstage of the scene, Restiffe captures some extraordinary links in ordinary human experience. “These are images of a daily practice of photography, of being present with the camera and recording everyday scenes”, says the artist.

The exhibition, reflecting the very concept of expanded portrait that guides the selection of works, takes place in two separate installs. This way, the public will have the opportunity to travel through the artist's pictorial universe in two moments that, together, reinforce the formal and psychological lexicon established in his photographs. An essay by curator Bernardo José de Souza develops critical thinking about the exhibitions.

Mauro Restiffe is included in the 34th Bienal de São Paulo presenting a large-scale photographic installation composed of three series: Empossamento (2003), Empossamento Revisitado (2003) — from the inauguration President Luiz Inácio Lula da Silva — and Inominável (2019) — recorded 16 years later on the day of Jair Bolsonaro's inauguration.

Recent solo exhibitions include: History as Landscape, OGR (Turin, Italy, 2019); São Paulo, Fora de Alcance, Instituto Moreira Salles (Poços de Caldas, Brazil, 2019; São Paulo, Brazil, 2018; Rio de Janeiro, Brazil, 2014); Álbum, Estação Pinacoteca (São Paulo, Brazil, 2017); Post-Soviet Russia 1995-2015, Garage Museum of Contemporary Art (Moscow, Russia, 2016). The artist has participated in several group shows, including Gwangju Biennale (Gwangju, South Korea, 2018), Aichi Triennial (Nagoya, Japan, 2016); Cuenca Biennial (Ecuador, 2014); Bienal de São Paulo (São Paulo, Brazil, 2006); and Panorama of Brazilian Art (São Paulo, Brazil, 2013 and 2005).

Posted by Patricia Canetti at 12:39 PM