Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


agosto 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Pesquise no blog:
Arquivos:
agosto 2021
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

julho 26, 2021

Galerias Nara Roesler e Vermelho integram a Frieze Viewing Room Los Angeles

Galerias brasileiras apresentam obras de JR, Virginia de Medeiros e Carlos Motta na quarta edição do evento, que celebra a paisagem artística da cidade

Galerias Nara Roesler e Vermelho integram a quarta edição da Frieze Viewing Room Los Angeles, que acontece de 27 de julho a 01 de agosto e ocorre simultaneamente ao primeiro Gallery Weekend Los Angeles, que oferecerá um programa de ações e ativações em toda a cidade para os membros e o público da Frieze.

As galerias brasileiras, que contam com o apoio do projeto Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), figuram no grupo de grandes expositores internacionais, ao lado de 47 importantes galerias do evento.

A Galeria Nara Roesler apresenta obras da artista brasileira Virginia de Medeiros e do francês JR. A seleção destaca o interesse mútuo dos artistas em trazer, por meio da fotografia, foco para as comunidades marginalizadas, com atenção para as histórias individuais de quem vive nas margens, destacando a individualidade de cada sujeito e colocando o público frente a frente com as dificuldades e realidades.

O estande online inclui trabalhos de diferentes séries icônicas de JR, como ‘Mulheres são Heróis’, ‘Sem Moldura’, e ‘As Rugas da Cidade’, nas quais o artista trabalhou para inspirar os espectadores a valorizar as mulheres e os idosos, que atuam como pilares de suas comunidades, não desanimadas por sua vitimização e negligência desproporcionais.

Esses trabalhos serão apresentados em conjunto com a série de fotografias Alma de Bronze, de Virginia de Medeiros, que retratam as mulheres que lideram a Frente de Luta por Moradia do Movimento Sem Teto do Centro de São Paulo (MSTC), na esperança de aprofundar e capturar a força das mulheres que guiam sua comunidade por meio da luta pela sobrevivência.

A Vermelho apresenta o trabalho de Carlos Motta, marcado pela narração de histórias suprimidas de diferentes indivíduos e comunidades sexuais e de gênero, na tentativa de desconstruí-las. Em sua série de fotografias de uma figura manipulando cobras, as imagens referem-se a práticas fetichistas gays associadas ao "desvio sexual".

Já as esculturas de bronze, intituladas ‘NÓS, O INIMIGO’, são baseadas em representações do demônio desenhadas na história da arte: pinturas históricas que retratam Satanás no inferno, desenhos, ilustrações e esculturas que retratam a personificação do mal. Cada figura desafia os padrões morais normativos de beleza, respeitabilidade e comportamento. Entre este exército de demônios, há personagens que sugerem uma perversão sexual mais comumente representada nas imagens católicas tradicionais.

A plataforma Viewing Room pode ser acessada por meio de um cadastro pelo link https://viewingroom.frieze.com/ e conta com recursos aprimorados de pesquisa, filtro, navegação e curadoria de conteúdo, para garantir que cada visitante tenha viva experiências únicas e muitas descobertas.

Sobre o Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 62 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Posted by Patricia Canetti at 1:23 PM