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junho 5, 2021

Sergio Camargo no IAC, São Paulo

O Instituto de Arte Contemporânea apresenta a exposição “mis piedras — Sergio Camargo”. A exposição traz ao público uma seleção de imagens fotográficas, estudos em papel (desenhos) e em gesso (esculturas), além de recortes de jornal que apresentam o artista Sergio Camargo em seus ateliês.

Com curadoria do artista Carlos Nunes e de Marilucia Bottallo, museóloga e diretora técnica do IAC, a exposição é um desdobramento da exposição virtual de mesmo nome em cartaz na plataforma Art Curator Grid. Ambas nascem de uma reflexão derivada do livro homônimo publicado pelo IAC em 2020, a partir do material do arquivo pessoal de Sergio Camargo ali depositado.

Horários de visitação: 11h, 14h, 15h e 16h, grupos de até 5 pessoas.

Sergio Camargo no IAC Online

A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo Instituto de Arte Contemporânea – IAC, em parceria com a plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista Sergio Camargo em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção. O evento faz parte do selo IAC Online, lançado pelo instituto em março desse ano.

Com curadoria de Carlos Nunes e Marilucia Bottallo, a exposição é uma reflexão derivada do livro de mesmo nome publicado pelo IAC em 2020, a partir do material do arquivo pessoal de Sergio Camargo ali depositado.

Com formação na Sorbonne em filosofia e na École Pratique des Hautes Études em sociologia da arte, Camargo hospedou suas “pedras”, pesquisas e inquietações conceituais e pragmáticas em ateliês nas cidades do Rio de Janeiro (Brasil), Paris (França) e Massa (Itália). A mostra apresenta justamente essa faceta do artista que, por meio da prática do ateliê, consegue fundir seus interesses em um processo único e em gestos profundamente meditados.

Sobre o artista

Sergio Camargo Estuda na Academia Altamira em Buenos Aires, em 1946, com Emilio Pettoruti e Lucio Fontana. Na Europa, para onde viaja em 1948, faz curso livre de filosofia na Sorbonne, em Paris, período em que sofre o impacto da obra de Constantin Brancusi, cujo ateliê visita com frequência. O contato com as obras de Georges Vantongerloo, Hans Arp e Henri Laurens também estimularão sua produção futura. De volta ao Brasil em meados dos anos 1950, aproxima-se do pintor Milton Dacosta, que nesse momento produz suas principais obras construtivistas.

Entre 1961 e 1973 volta a residir em Paris, frequentando aulas de sociologia da arte com Pierre Francastel, na Ecole Pratique des Hautes Etudes. Nesse período, trabalha em seu ateliê de Malakoff, ao sul de Paris, e se aproxima do ateliê Soldani em Massa-Carrara, na Itália, para realizar as primeiras obras em mármore. A convite do crítico de arte inglês Guy Brett, realiza em 1964 individual na galeria Signals, em Londres, onde posteriormente introduz Lygia Clark, Hélio Oiticica e Mira Schendel, propiciando o lançamento na Europa desses artistas. No final de 1973 retorna definitivamente ao Brasil, estabelecendo-se no Rio de Janeiro, e inicia a construção de seu ateliê - projeto de José Zanine Caldas - no bairro de Jacarepaguá. A partir desse período começa a frequentar um grupo de artistas, tais como Waltercio Caldas, Iole de Freitas, Tunga, José Resende, Eduardo Sued e outros; e os críticos, Ronaldo Brito, Paulo Sergio Duarte e Paulo Venancio Filho, onde encontra um ambiente propício para discussão e reflexão, que perdurará até o fim de sua vida.

Além do Brasil, Sergio Camargo conquistou grande respeito no circuito internacional. Tem obras em museus nacionais e estrangeiros e integra conceituadas coleções privadas. Após sua morte, em dezembro de 1990, foi realizada uma exposição itinerante internacional em vários museus no exterior, de 1994 a 1996. Em 2000, comemorando os dez anos de seu falecimento, Sergio Camargo ganha um local de visitação permanente no Paço Imperial do Rio de Janeiro. O acervo documental do artista encontra-se sob a guarda do Instituto de Arte Contemporânea, em São Paulo.

Sobre o IAC Online

IAC Online é um novo selo do Instituto de Arte Contemporânea que integra ao ambiente digital algumas das atividades da instituição, incluindo seminários, cursos, palestras, lives, workshops, etc. Uma nova maneira que encontramos de unificar nossas atividades remotas e tornar o IAC mais acessível por meio das mídias digitais. www.iacbrasil-online.com

Sobre o Art Curator Grid

Lançada em 2019, Art Curator Grid é uma startup de arte-tecnologia criada por Pauline Foessel, curadora e empreendedora, com a missão de apresentar trabalhos de curadores e apoia-los com ferramentas necessárias para a expansão dos territórios da curadoria. ACG oferece uma plataforma onde seus membros podem dividir seus trabalhos e conectar-se com curadores, artistas e instituições em âmbito global, criando oportunidades para projetos futuros. www.artcuratorgrid.com

Posted by Patricia Canetti at 11:18 AM