|
junho 1, 2021
Osesp MASP B3: Apresentação musical conecta Eugéne Delacroix a Camille Saint-Saëns, Claude Debussy, entre outros
Transmissão será ao vivo pelo canal do MASP no YouTube
Em 2 de junho, quarta-feira, às 19h, será realizada a próxima edição do concerto Osesp MASP B3. Como ocorreu no segundo semestre de 2020, em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, as apresentações serão on-line. O concerto ocorrerá no MASP Auditório e o público poderá acompanhá-lo pelo canal do MASP no YouTube.
O projeto, promovido pelo MASP e pela Osesp desde 2015, tem como objetivo estabelecer diálogos entre arte e música, relacionando similaridades estéticas e históricas entre ambas. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz a conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e do comodato MASP B3 com peças musicais interpretadas por músicos da Osesp.
Para a próxima transmissão foi escolhida a obra A primavera – Eurídice colhendo flores é mordida por uma cobra (a morte de Eurídice) – as quatro estações de Hartmann, 1856-63, de Eugéne Delacroix, pertencente ao acervo do MASP. O palestrante convidado, Sergio Molina, estabelecerá paralelos entre a pintura e peças de Camille Saint-Saëns, Jean-Michel Damase, Joseph Jongen, Claude Debussy, Anselme Vinée e Jacques Ibert. A interpretação da música fica por conta de três membros da Osesp: José Ananias Souza Lopes (flauta), Arcádio Minczuk (oboé) e Liuba Klevtsova (harpa).
Sérgio Molina é compositor e professor, graduado em composição, mestre em
musicologia e doutor em música pela Universidade de São Paulo (USP).
Até o mês de julho as apresentações terão o patrocínio exclusivo da B3, a bolsa brasileira. Dentro dessa parceria, as obras que dialogarão com a música poderão ser tanto do acervo do MASP quanto do Comodato MASP B3.
O Comodato MASP B3 possibilitou a cessão por um período de trinta anos de 66 obras de 28 artistas pertencentes às coleções das antigas BM&F e Bovespa. As obras abarcam um período de cerca de cem anos de arte brasileira. A iniciativa foi uma homenagem da B3, a bolsa brasileira, aos ex-conselheiros da BM&F e Bovespa.
PROGRAMA
José Ananias Souza Lopes Flauta
Arcádio Minczuk Oboé
Liuba Klevtsova Harpa
Camille Saint-Saëns
Sonata em Ré maior, Op.166 [Arranjo de Wolfgang Renz]
Jean-Michel Damase
Sicilienne Variée
Joseph Jongen
Danse Lente, Op.56b
Claude Debussy
Rêverie [Arranjo de Jacques Larocque]
Anselme Vinée
Trio Serenade
Jacques Ibert
Deux Interludes
PALESTRANTE
Sergio Molina
OBRA
Eugène Delacroix
A primavera - Eurídice colhendo flores é mordida por uma cobra (a morte de Eurídice) - as quatro estações de Hartmann, 1856-63
Acervo MASP, Compra, 1958, Patrocínio máster B3