|
maio 3, 2021
Osesp MASP B3: Apresentação musical conecta Di Cavalcanti a Tchaikovsky e Villa-Lobos
Transmissão será ao vivo pelo canal do MASP no YouTube
Em 5 de maio, quarta-feira, às 18h, acontece a próxima edição do concerto Osesp MASP B3. Como ocorreu no segundo semestre de 2020, em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, as apresentações serão online. O concerto ocorrerá no MASP Auditório e o público poderá acompanhá-lo pelo perfil do MASP no YouTube.
O projeto, promovido pelo MASP e pela Osesp desde 2015, tem como objetivo estabelecer diálogos entre arte e música, relacionando similaridades estéticas e históricas entre ambas. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz a conexão entre obras de arte da coleção do MASP com composições musicais.
Para a próxima apresentação foi escolhida a obra Mulata/Mujer (1952), de Emiliano Di Cavalcanti, pertencente ao Comodato MASP B3. O palestrante convidado, Sérgio Molina, estabelecerá paralelos entre a pintura e peças de Tchaikovsky e Heitor Villa-Lobos, ambas interpretadas pelo Quarteto Osesp, grupo formado pelos violinistas Emmanuele Baldini e Davi Graton, pelo violista Peter Pas e pelo violoncelista Rodrigo Andrade.
Sérgio Molina é compositor e professor, graduado em Composição, mestre em Musicologia e doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP).
Até o mês de julho as apresentações mensais terão o patrocínio exclusivo da B3, a bolsa brasileira. Dentro dessa parceria, as obras que dialogarão com a música poderão ser tanto do acervo do MASP quanto do Comodato MASP B3.
O Comodato MASP B3 possibilitou a cessão por um período de trinta anos de 66 obras de 28 artistas pertencentes às coleções das antigas BM&F e Bovespa. As obras abarcam um período de cerca de cem anos de arte brasileira. A iniciativa foi uma homenagem da B3, a bolsa brasileira, aos ex-conselheiros da BM&F e Bovespa.
PROGRAMA
Quarteto Osesp
Emmanuele Baldini - violino
Davi Graton - violino
Peter Pas - viola
Rodrigo Andrade - violoncelo
Pyotr Il’yich Tchaikovsky [1840-1893]
Quarteto nº 1 em Ré Maior, Op. 11 [1871]
1. Moderato e semplice
2. Andante cantabile
3. Scherzo: allegro non tanto e con fuoco
4. Finale: allegro giusto
29 min
Heitor Villa-Lobos [1887-1959]
Quarteto de Cordas nº 17 [1957]
1. Allegro non troppo
2. Lento
3. Scherzo: allegro vivace
4. Allegro vivace (con fuoco)
20 min
Palestrante
Sérgio Molina
Obra
Emiliano Di Cavalcanti
Mulata/Mujer, 1952
Comodato MASP B3 – BRASIL, BOLSA, BALCÃO, em homenagem aos ex-conselheiros da BM&F e BOVESPA