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abril 27, 2021
Antoni Muntadas abre Projeto About Academia I-II na USP, São Paulo
Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)
Tendo como base sua experiência no ensino superior norte-americano, o artista Antoni Muntadas inaugura no Brasil uma interpretação online de About Academia. Neste projeto se discute o papel e a função das universidades na atualidade, o lugar da arte nesse âmbito, a relação entre público e privado, tradição e contemporaneidade, o futuro das universidades e a interdisciplinaridade, a partir de entrevistas realizadas pelo artista com professores e alunos.
About Academia, projeto originalmente apresentado no Carpenter Center for the Visual Arts, a convite da Universidade de Harvard, durante o último período de ensino de Antoni Muntadas no programa em Arte, Cultura e Tecnologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (ACT MIT), em 2011, seguiu em diferentes versões para cidades como Boston, Vancouver, Amsterdam, Sevilha, entre outras.
A versão brasileira da videoinstalação About Academia, que a princípio ocuparia a Biblioteca Brasiliana no Campus Butantã da USP em São Paulo, se traduz como mais uma obra do artista multimídia e professor, ao criar uma interpretação digital da instalação original, desenvolvida como um site na internet, que poderá ser acessado a partir do dia 30 de abril de 2021 https://aboutacademia.iea.usp.br/. Pela primeira vez ocorre sua exibição na América Latina, com todos os seus materiais traduzidos para o português, numa versão bilíngue (espanhol), através de uma parceria entre o Fórum Permanente, o Instituto de Estudos Avançados da USP e a Biblioteca Brasiliana José e Guita Mindlin, com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do Programa de Ação Cultural (PROAC).
About Academia provoca uma reflexão por meio da arte sobre o sistema acadêmico e universitário estadunidense, mais especificamente sobre a dualidade público/privado, assim como as complexas relações que existem entre a produção do conhecimento e os interesses econômicos que influenciam a educação em suas diferentes formas de pedagogia. A videoinstalação de Muntadas considera o possível conflito entre uma faculdade (e seus valores) e uma administração (e seu poder). Para fazer uma circulação proveitosa do projeto em universidades que não sejam norte-americanas, Muntadas propõe mesas de debates que contextualizam os conflitos e dificuldades próprias do sistema universitário que o hospeda, confrontando com outros modelos em contextos e culturas diferentes.
O projeto é composto por dois conjuntos de projeções e publicações. Enquanto About Academia I (2011) aborda estas questões a partir da perspectiva de professores e acadêmicos, About Academia II (2017) aprofunda seus temas exclusivamente do ponto de vista dos estudantes. Devido à pandemia da COVID-19, a primeira exposição deste projeto no Hemisfério Sul se realiza através de uma sala virtual, em site onde também é possível acessar as três mesas redondas que ocorrem nos dias 30 de abril e 10 de maio, e onde estão disponibilizadas duas publicações bilíngues com as transcrições completas das falas dos entrevistados, dentre eles Noam Chomsky, David Harvey, Carol Becker, Ute Meta Bauer, além dos estudantes.
A criação da videoinstalação imersiva, online e interativa dá protagonismo aos dois conjuntos: About Academia I (2011) e About Academia II (2017). Respeita assim a duração dos tempos dos vídeos originalmente desenvolvidos pelo artista para a sua existência em um espaço físico real. Deste modo, apesar da interatividade de navegação, não é possível ao visitante o controle dos vídeos projetados. A experiência estética na virtualidade possui, portanto, correspondência com o tempo-real do espaço expositivo analógico.
PUBLICAÇÕES
As publicações nas versões em espanhol e português estão acessíveis parcialmente no site da exposição. Para que se tenha acesso integral, é necessário comprá-las por um preço simbólico. O link para esta compra é feito por meio do site da exposição.
PROGRAMAÇÃO
As mesas redondas serão transmitidas pelo site da exposição e em seguida estarão disponíveis diretamente por este site e nos sites dos realizadores (IEA-USP, Biblioteca Brasiliana e Fórum Permanente).
Que universidade queremos?
sexta-feira dia 30 de abril das 14h às 17h
● Néstor Garcia Canclini (México) - antropólogo, filósofo, catedrático do IEA-USP
● Eliana Sousa Silva - educadora, ativista socio-cultural, catedrática do IEA-USP
● Macaé Evaristo educadora, ex-Secretária Estadual de Minas Gerais
● Ailton Krenak - filósofo, ambientalista, liderança indígena
● Antoni Muntadas (artista)
● Martin Grossmann (moderação)
Intercontinental Academia
segunda-feira, dia 10 de maio das 9h às 12h
● Nikki Moore (EUA) historiadora da Arte - Wake Forest University (ICA-UBIAS)
● Érica Peçanha (Brasil) antropóloga, pós-doutora IEA-USP
● David Gange (Inglaterra), historiador Birmingham University (ICA-UBIAS)
● Julia Buenaventura (Colômbia) - historiadora da arte - Universidad de los Andes
● Mariko Murata (Japão) - Teórica da Mídia e Museus - Kansai University
● Martin Grossmann (moderação)
Universidade e contexto
segunda-feira, dia 10 de maio, das 13h30 às 16h
● Naomar de Almeida Filho -epidemiologista, ex-reitor da UFBA, catedrático IEA-USP
● Helena Nader - biomédica, vice-presidente da ABC, catedrática do IEA-USP
● Guilherme Wisnik - arquiteto, curador, professor da FAU-USP
● Renato Janine Ribeiro (moderação), filósofo, ex-Ministro da Educação (FFLCH-USP)
Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)
De 30 de abril a 31 de outubro de 2021
culturadoria: Martin Grossmann (Fórum Permanente-FP)
produção executiva (Brasil): Diego Kerchove (FP)
produção executiva (Espanha): Andrea Nacach
projeto digital: Arthur Lauriano do Carmo (coordenação - FP)
design: Arthur Lauriano do Carmo (FP) e Raul Luna
programação: Marcela Mancino
acesso site: https://aboutacademia.iea.usp.br/
Antoni Muntadas (1942, Barcelona, Espanha – vive e trabalha em Nova York)
Estudou na Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona e no Pratt Graphic Center de Nova Iorque. Pioneiro no uso do vídeo, desde metade dos anos setenta, sua produção se expandiu para o uso de várias linguagens plásticas, meios e suportes, tendo a intervenção no espaço público uma de suas mais radicais formas de crítica cultural.
Muntadas é artista e professor de comprovado reconhecimento, tendo sido convidado a ministrar cursos, workshops e palestras em várias das mais importantes escolas de arte e museus do mundo, como no Massachusetts Institute of Technology - School of Architecture em Cambridge, Massachussets, onde ministrou a disciplina ‘Seminar on Public Art’ (início 2001); é conferencista regular do Cornell University Seminars no programa ‘Dialogues Art and Architecture’ (início 2006) e professor da IUAV Veneza, Itália, (início 2004). Sua obra tem sido exposta em todo o mundo, em eventos como a Bienal de Veneza (1976) onde mais tarde em 2005 ocupou todo o pavilhão espanhol; a Documenta de Kassel (VI e X Edições); a 16ª Bienal de São Paulo e Bienais de Havana e Lyon. Expôs, entre outros, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, no Museu de Arte de Berkeley, na Califórnia, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia de Madrid, e no MACBA de Barcelona. É considerado o pai da net.art espanhola e se define como ‘um tradutor de imagens do que passa no mundo contemporâneo’.
Recebeu inúmeras bolsas e prêmios, como o Prêmio Nacional de Artes Plásticas 2005, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha por sua trajetória artística e por ser um dos mais inovadores artistas do panorama espanhol. Além disso, Antoni Muntadas tem uma longa trajetória de diálogo com a América do Sul, em especial o Brasil, país que abriga seu trabalho desde o final dos anos sessenta e onde, por várias vezes, realizou exposições e ministrou cursos em museus, bienais, instituições, inclusive como convidado pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP nos anos de 1996 e 1987 e 1992. Entre as conferências ministradas em outras instituições no Brasil destacam-se as da Universidade de Brasília em 2002 e 2003, do Museu de Arte Contemporânea de Niterói em 2001 e do evento de arte pública ‘Artecidadezonaleste’, em 1999, onde também desenvolveu proposta artística. É artista representado pela Galeria Luisa Strina onde, desde os 1970, expõe regularmente.
Fórum Permanente
O Fórum Permanente - FP, é uma plataforma flutuante e ubíqua para a pesquisa, crítica, ação / mediação cultural e memória cultural, atuando, nacional e internacionalmente, em diferentes níveis do sistema da arte e cultura contemporâneas. Se firmou nesse cenário como uma interface cultural, que se constitui, de forma híbrida e simultânea, como uma ágora, um museu-laboratório, uma revista multimídia, uma biblioteca, um arquivo vivo. Em seu site de referência nacional e internacional
Instituto de Estudos Avançados da USP
Criado em outubro de 1986, o Instituto de Estudos Avançados da USP promove a pesquisa interdisciplinar e realiza conferências abertas à comunidade. Com sede na Cidade Universitária e polos em Ribeirão Preto e São Carlos, é um local de reflexão, onde se cultiva o estudo e o interesse em debater, pensar e incubar, quando pertinente, soluções para o país. Esse trabalho se dá por meio das atividades de suas cátedras e dos pesquisadores que atuam nos grupos ou de forma independente, seja como pesquisadores colaboradores, professores sêniores ou no Programa Ano Sabático. Atualmente, o IEA tem seis cátedras, 33 grupos de estudos e pesquisa e três núcleos de apoio à pesquisa. Desde 1989, publica a revista quadrimestral “Estudos Avançados”, interdisciplinar assim como o Instituto e uma das campeãs de acesso na plataforma SciElo. Por sua porosidade, o IEA é uma das principais interfaces da USP com a sociedade, da qual faz parte.
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Aberta ao público em 2013, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes, aproximadamente. Parte do acervo doado pertencia ao bibliófilo e bibliotecário Rubens Borba de Moraes, em quem José Mindlin reconhecia “uma espécie de irmão mais velho”, dono de “um amor aos livros e à leitura muito parecido com o meu”. A biblioteca formada por José Mindlin ao longo de sua vida estava organizada em quatro principais vertentes temáticas: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte, e livros como objeto de arte em virtude de seus traços tipográficos, de sua diagramação, ilustração, encadernação etc. O acervo doado à USP em 2006 permanece uma biblioteca viva, conforme os ideais de José Mindlin, adquirindo novos títulos e coleções que dialoguem com as vertentes iniciais do acervo, reunindo material sobre o Brasil ou que, tendo sido escrito e/ou publicado por brasileiros, seja importante para a compreensão da história e cultura do país.