|
abril 24, 2021
Reabertura Fortes D’Aloia & Gabriel
A Fortes D’Aloia & Gabriel reabre as suas portas na Barra Funda, em São Paulo, depois de nove meses de reforma. A reinauguração do Galpão faz parte da estratégia de reestruturação da galeria, que agora concentra a programação de exposições num único endereço em São Paulo, além de seu espaço no Rio de Janeiro, a Carpintaria.
Inaugurado em 2008, o Galpão expandiu o eixo do circuito cultural da cidade ao oferecer uma experiência única de uma galeria dentro de um depósito de obras de arte, com todas as dependências abertas ao público. Para a reforma, o galpão de 1500 m2 foi redesenhado junto ao arquiteto Rodrigo Cerviño (do escritório TACOA), autor do projeto original. Além da divisão de dois espaços expositivos distintos - estruturados com painéis móveis de acordo com a proposta de planta livre que pode ser redesenhada a qualquer momento -, a galeria inaugura uma ampla área especialmente dedicada à demonstração de obras, com teleiros autoportantes que circulam pelo espaço.
Paredes brancas em planos articuláveis, os teleiros são parte do projeto arquitetônico, seguindo uma premissa museológica. Ao mesmo tempo que permitem uma melhor visualização das obras, eles também podem ser reconfigurados formando ambientes distintos. O espaço antes ocupado pelo escritório se transformará em uma reserva técnica com mapotecas e uma sala de reunião. A galeria segue com o trabalho de catalogação de uma biblioteca especializada em títulos de arte que em breve estará disponível para consulta pública. No jardim, a empena servirá de suporte para projeção de filmes ao vivo dando sequência ao projeto fdag-film, plataforma dedicada a vídeos e filmes de artistas lançada em dezembro passado em formato online, que agora se estende para o Galpão da Fortes D'Aloia & Gabriel.
A programação de 2021 inclui sete mostras individuais e uma mostra coletiva. As exposições de Yuli Yamagata e Luiz Zerbini estão previstas para abrir a partir de maio. Antes disso, poderão ser apreciadas online.