Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

abril 21, 2021

Arjan Martins na A Gentil Carioca, Rio de Janeiro

A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar Descompasso Atlântico, de Arjan Martins, a segunda individual do artista na galeria, virtualmente integrada ao Galleries Curate: RHE, que envolve um grupo de galerias contemporâneas de todo o mundo, que se reuniram para discutir como navegar pelos novos desafios da atualidade. Como primeiro capítulo desta colaboração, trazemos a exposição que tem como ponto de partida um tema universal e unificador: a água.

[scroll down for English version]

Provocados pelo tema, que a todos une, em Descompasso Atlântico, chegamos a uma seleção de obras que reiteram a navegação do artista por uma história de resistências e refluxos simbólicos, políticos, culturais e existenciais dos negros de ascendência Africana transplantados pela escravidão colonial. Não por acaso, a data de lançamento da exposição, dia 22 de abril, é a mesma data da chegada dos colonizadores portugueses a Pindorama, ao Monte Pascoal, na Ilha de Vera Cruz, que veio a se tornar o Brasil.

Paralelamente ao espaço presencial da galeria, como ação externa e pública da mostra, em parceria com o Alalaô (uma mobilização artística-política-afetiva, que leva às praias do Rio de Janeiro intervenções, performances e diversas ações artísticas), Arjan Martins transporta para Ipanema as instalações de birutas, expondo aparelhos destinados a indicar a direção dos ventos, que fundem-se as bandeiras marítimas e seus códigos internacionais para transmitir mensagens entre embarcações e portos, que revelam significados específicos e possibilitam ao espectador uma leitura sensível de termos técnicos.

Em sua poética, Martins prevê a ampla navegação das águas do oceano negro, seja transitando entre períodos históricos, seja viajando entre diferentes latitudes e longitudes. Em sua instalação de birutas, ele relaciona símbolos marítimos com o tráfico de pessoas escravizadas, revelando no nosso dia-a-dia as questões sociais não resolvidas da nossa história.

Acompanhe a exposição a partir do dia 22 de abril em nosso site www.agentilcarioca.com.br.

Galleries Curate : RHE é uma iniciativa e expressão de uma unidade, da junção de mais de vinte galerias internacionais, que se uniram para realizar uma atividade colaborativa projetada para expressar o diálogo dinâmico entre nossos programas individuais, e contempla uma programação de 21 exposições apresentadas simultaneamente até 30 de maio numa plataforma online e nos espaços de exposição das galerias participantes.

Conheça as galerias participantes e suas exposições: https://galleriescurate.com/

As obras estão expostas no espaço físico da galeria, de terça a sexta, das 14h às 18h. Agende sua visita pelo email correio@agentilcarioca.com.br.


A Gentil Carioca is pleased to present Descompasso Atlântico, by Arjan Martins, the artist's second solo show at the gallery, virtually integrated with Galleries Curate: RHE, which involves a group of contemporary galleries from around the world, who have gathered to discuss how to navigate the new challenges of today. As the first chapter of this collaboration, we bring you the exhibition that takes as its starting point a universal and unifying theme: water.

Provoked by the theme, which unites us all, in Descompasso Atlântico, we have arrived at a selection of works that reiterate the artist's navigation through a history of symbolic, political, cultural and existential resistance and reflux of blacks of African descent transplanted by colonial slavery. Not by chance, the launch date of the exhibition, April 22nd, is the same date of the arrival of the Portuguese colonizers to Pindorama at Mount Pascoal on the Ilha de Vera Cruz, which came to become Brazil.

Parallel to the gallery's physical space, and also as an external and public action of the show, in partnership with Alalaô (an artistic-political-affective mobilization that takes to the beaches of Rio de Janeiro interventions and/or performances and several artistic actions), Arjan Martins carries to Ipanema beach an installation of windsocks, exhibiting devices destined to indicate the direction of the winds, which merge the maritime flags and their international codes to transmit messages between vessels and ports, which reveal specific meanings and enable the viewer a sensitive reading of technical terms.

In his poetics, Martins envisions the broad navigation of the waters of the black ocean, whether transiting between historical periods or traveling between different latitudes and longitudes. In his installation, he relates maritime symbols to the traffic of enslaved people, revealing in our daily lives the unresolved social issues of our history.

Click below to see the works of the exhibition: www.agentilcarioca.com.br.

Galleries Curate: RHE is an initiative and expression of a unity, from the junction of more than twenty international galleries, which have joined together to carry out a collaborative activity designed to express the dynamic dialogue between our individual programs, and includes a program of 21 exhibitions presented simultaneously until May 30 on an online platform and in the exhibition spaces of the participating galleries.

Click here to see the participating galleries and their exhibitions: https://galleriescurate.com/

The artworks are exhibited at the gallery's physical space, from Tuesday to Friday, from 2pm to 6pm. Visits by appointment by the email correio@agentilcarioca.com.br.

Posted by Patricia Canetti at 10:35 AM