|
fevereiro 21, 2021
Cobra Norato na Biblioteca Raul Bopp, São Paulo
A Biblioteca Raul Bopp inaugura exposição “Cobra Norato” em comemoração a seu aniversario de 60 anos. A exposição ocupa a fachada da biblioteca com imagens de 6 artistas brasileiros e também conta com uma versão online.
No dia 21 de fevereiro o edifício da biblioteca Raul Bopp, no Parque da Aclimação, celebra 60 anos de existência e para esta data será inaugurada uma intervenção coletiva na fachada do prédio, que continua fechada devido a pandemia.
Para este evento o curador Adriano Casanova selecionou seis artistas brasileiros a exporem imagens impressas em lonas de 2 metros de altura criando uma grande intervenção visual para quem passa pela rua Muniz de Souza.
O titulo da exposição, “Cobra Norato” é o primeiro livro de poesia do famoso escritor modernista brasileiro Raul Bopp, grande nome responsável pelo movimento antropofágico ao lado de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.
No livro o herói da história quer casar com a filha da rainha e, para isso, mata a Cobra Norato e veste sua pele. E dessa analogia vem o titulo da mostra, convidando os artistas a “vestirem” a fachada do edifício para resgatar sua memória e trazê-la para o nosso momento presente.
Além da intervenção no espaço a exposição conta também com uma versão online que poderá ser acessada no endereço: online.casanovaarte.com, que exibirá outras obras dos artistas em dialogo com as imagens expostas na biblioteca. Entre os artistas selecionados, alguns possuem uma memoria afetiva com o bairro e outros utilizam imagem que já faziam parte de seu repertorio artístico para criar um contexto para a mostra.
Participam da exposição: Adriana Aranha, Beto Shwafaty, Hugo Fortes, Lia Chaia, Renata Padovan, Tiago Judas