|
novembro 29, 2020
Pro Helvetia na América do Sul e o festival Open Ended Encounters
A Fundação Suiça para Cultura Pro Helvetia abrirá um escritório na América do Sul em 2021, com funcionários localizados no Chile, Argentina, Brasil e Colômbia, dando seguimento ao bem sucedido programa «COINCIDÊNCIA – Intercâmbios culturais Suíça-América do Sul». O programa foi lançado em 2017 e apoiou inúmeros projetos de artistas suíços na América do Sul, possibilitando colaborações envolvendo profissionais e instituições culturais suíças e sul-americanas. O novo escritório permitirá que a Pro Helvetia consolide as relações internacionais já existentes e acrescente uma sétima região importante àquelas já cobertas por sua rede global de escritórios no exterior.
Contextualizado na Declaração de Política Cultural 2016-2020 do governo suíço «Kulturbotschaft», o programa «COINCIDÊNCIA – Intercâmbios culturais Suíça-América do Sul» foi lançado com o intuito de promover a disseminação da arte e cultura suíças na América do Sul e fortalecer o intercâmbio cultural suíço-sul-americano. Cerca de 250 projetos, incluindo exposições, concertos e turnês teatrais, visitas de leitura e residências, foram realizados desde 2017 aprofundando colaborações entre profissionais e instituições culturais na Suíça e seus parceiros em dez países sul-americanos.
Tendo em vista o grande potencial cultural e o sucesso do trabalho de base, a Pro Helvetia decidiu estabelecer uma presença permanente na América do Sul a partir de 2021, após o encerramento do programa «COINCIDÊNCIA» que durou quatro anos. O objetivo é continuar as parcerias estabelecidas pelo programa nas áreas artísticas que Fundação Suiça para a Cultura apoia, que abrangem artes visuais e interdisciplinares, música, literatura, design e mídia interativa. O novo escritório também iniciará colaborações em conexão com o novo foco da Pro Helvetia nas artes, ciência e tecnologia, assim como residências e viagens de pesquisa.
A Pro Helvetia se esforça para promover um diálogo construtivo e crítico entre a Suíça e as regiões culturais em que estão localizados seus escritórios, promovendo a diversidade das perspectivas artísticas e sociais dos participantes envolvidos. «As relações multilaterais também são de grande importância no mundo da cultura. A abertura de um escritório da Pro Helvetia na América do Sul é um enriquecimento marcante da nossa rede global. A consolidação de nosso diálogo cultural com o continente sul-americano neste momento turbulento representa uma grande oportunidade para a produção cultural tanto na Suíça como nas regiões em que estamos representados», disse Philippe Bischof, Diretor do Conselho Suíço de Artes Pro Helvetia.
Tendo em vista a extensão geográfica e a diversidade do continente, o escritório será composto por quatro locais: Santiago do Chile (administração), São Paulo, Buenos Aires e Bogotá. Os seis funcionários locais têm um conhecimento profundo e excelentes conexões com os cenários culturais de sua região, e ajudarão a forjar parcerias entre os praticantes culturais locais e suíços. Eles são, além disso, todos falantes nativos – português para o Brasil e espanhol para os demais países.
Com sua presença na América do Sul, a rede global da Pro Helvetia passará a abarcar sete grandes regiões ao redor do mundo. Elas são, além da América do Sul: os países árabes (escritório no Cairo), África Austral (Johannesburg), Rússia (Moscou), Sudeste Asiático (Delhi), China (Xangai) e o Centre culturel suisse em Paris.
«Open Ended Encounters» reflete sobre a natureza dos encontros e as atuais formas de convivência que, nos últimos meses, migraram em massa para a internet. Como essa mudança de condição na coletividade influencia a estética e a tecnologia?
Encontros são potenciais gatilhos do imprevisível, possibilitando afetar e transformar nossas subjetividades; estar aberto ao outro potencializa a imaginação para novas realidades e mundos «Open Ended Encounters» é um ciclo de encontros que propõe refletir sobre noções radicais de alteridade em associação com outros organismos, tecnologias, espécies, saberes, partindo do desejo de permeabilidade e informado pela recente experiência coletiva de drástico isolamento social, mas também de reconfiguração das formas de encontro.
«Open Ended Encounters» apresenta sessões ao vivo online nas quais artistas refletem em apresentações e performances sobre seus objetos de estudo e também sobre o próprio formato virtual. O evento será mediado por uma plataforma/ponto de encontro/trabalho feito por O grupo inteiro em http://www.open-ended-encounters.aarea.cov, e contará com traduções simultâneas em português e inglês para todas as atividades.
Participantes: Chus Martínez & Vitória Cribb, Dorota Gawęda & Eglė Kulbokaitė, O grupo inteiro, Ignacio Acosta & Ina Neddermeyer, Jorgge Menna Barreto, Jota Mombaça, Jup do Bairro, Luiza Crosman, Maya Minder, Orgie & El Plvybxy, pedro frança & Darks Miranda. Curadoria: aarea. «Open Ended Encounters» é um projeto da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia e do aarea no contexto do programa na América do Sul «COINCIDÊNCIA».
PROGRAMA
4 de dezembro, sexta-feira
ESTRÉIA NO SITE
GRAVIDADE
CRIAÇÃO: O GRUPO INTEIRO
MAIS INFORMAÇÃO: OPEN-ENDED ENCOUNTERS
ESTRÉIA NO INSTAGRAM
Entre 4/12 e 11/12
THE TONGUE THAT BRIGHTENS THE PLANET
CRIAÇÃO: CHUS MARTINEZ E VITÓRIA CRIBB
MAIS INFORMAÇÃO: INSTAGRAM
5 de dezembro, sábado
[BR] 10 H
[CH] 2 PM
YGRG170 (Workshop)
CRIAÇÃO: DOROTA GAWĘDA & EGLE KULBOKAITĖ
INSCREVA-SE NO FORMULÁRIO: YGRG
[BR] 11 H
[CH] 3 PM
IBIRITAQUERA PEDRA FANTASMA
CRIAÇÃO: PEDRO FRANÇA & DARKS MIRANDA
[BR] 14 H
[CH] 6 PM
A MULHER DO TEMPO
CRIAÇÃO: LUIZA CROSMAN
[BR] 16 H
[CH] 8 PM
O QUE NÃO TEM ESPAÇO ESTÁ EM TODO LUGAR
CRIAÇÃO: JOTA MOMBAÇA
[BR] 18 H
[CH] 10 PM
TALLER DE MECÁNICAS
CRIAÇÃO: ORGIE + EL PLVYBXY
6 de dezembro, domingo
[BR] 11 H
[CH] 3 PM
ARCHAEOLOGY OF SACRIFICE
CRIAÇÃO: IGNACIO ACOSTA
[BR] 14 H
[CH] 6 PM
STERILE ENCOUNTERS (Workshop)
CRIAÇÃO: MAYA MINDER
INSCREVA-SE NO FORMULÁRIO: Sterile Encounters
[BR] 16 H
[CH] 8 PM
PALADAR TRIDIMENSIONAL
CRIAÇÃO: JORGGE MENNA BARRETO
[BR] 18 H
[CH] 10 PM
CRIAÇÃO: JUP DO BAIRRO
Uma performance baseada em programas matinais de televisão.