|
novembro 17, 2020
Programação da Cinemateca em novembro no MAM, Rio de Janeiro
Criado e produzido em pleno isolamento social, Jardim do Crime é uma adaptação livre do conto Crimes de Amor do escritor João do Rio. A obra é um passeio pela mente sombria de assassinos que mataram por amor. Interpretados pelo ator Renato Carrera, os assassinos revelam os detalhes de seus atos, movidos pelas loucuras das paixões, a um misterioso narrador durante sua visita à antiga Casa de Detenção. O trabalho apresenta uma linguagem híbrida entre o cinema, teatro e artes visuais. O filme marca a estreia na direção de cinema do diretor de arte, cenógrafo e publicitário Daniel de Jesus.
Sexta (06/11) a Quarta (11/11).
Jardim do Crime de Daniel de Jesus. Brasil, 2020. Com Renato Carrera. 45’. Classificação indicativa 12 anos
Sessão especial Choque Cultural - Quinta 12 de novembro – ONLINE
Em parceria com o Canal Brasil e com a Mapa Filmes, a Cinemateca do MAM apresenta a versão restaurada do filme Choque Cultural, de Zelito Viana. Curta-metragem rodado em 1975, apresenta a visão de cultura do renomado cientista social Celso Furtado, que posteriormente foi ministro da Cultura do governo Sarney e responsável pela criação da Lei de Incentivo à Cultura. Em diálogo com as ideias de Furtado, Zelito expõe facetas do cotidiano brasileiro que flagram uma sociedade em processo acelerado de transformação cultural face o contato com a chamada indústria cultural ou criativa, em especial a de origem internacional. O filme foi restaurado em 4K pelo diretor e terá uma exibição especial no Canal Brasil e no canal online Vimeo da Cinemateca do MAM.
Para marcar essa sessão especial e lembrar o centenário de nascimento de Celso Furtado, a exibição do filme será acompanhada de um debate entre o diretor Zelito Viana, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o gerente da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner. O debate será transmitido simultaneamente pelas redes sociais do MAM e do Canal Brasil.
Quinta (12/11) a quarta (18/11)
Choque cultural de Zelito Viana. Brasil, 1976. Com Celso Furtado. Documentário, 22’. Classificação indicativa Livre.
19h - Debate com a presença de Zelito Viana, Fernando Henrique Cardoso e Hernani Heffner.
Panorâmica Rosemberg (9 - 30 nov 2020) - ONLINE
Em novembro a Cinemateca do MAM apresenta a mostra Panorâmica Rosemberg, dedicada a um dos artistas mais importantes e radicais da geração de cineastas que debutaram no final da década de 1960: Luiz Rosemberg Filho (1946-2019). Sua obra espelha a recusa a todas as formas de autoritarismo, combatendo com vigor os regimes ditatoriais, particularmente em sua face bélica no Brasil e no mundo, ao mesmo tempo que celebra o erotismo, a sexualidade e o amor. Mordaz, irreverente, irascível, afetuoso, Rô, como era conhecido pelos amigos, recebe com esta mostra uma primeira homenagem após seu falecimento.
Autor de filmes como Jardim das Espumas, Crônica de um industrial, A$suntina das Amerikas e o Santo e a vedete, ou mais recentemente, Dois Casamentos, Guerra do Paraguay e Bobo da Corte, Rosemberg tem extensa obra marcada pela experimentação estética e de linguagem que ocasionou diversas interdições pela Censura. Por vezes aproximado ao grupo do Cinema Marginal e outras ao do Cinema Novo, de fato Luiz Rosemberg construiu uma filmografia de caráter autoral e experimental que nunca se filiou a nenhum desses movimentos, ainda que tenha mantido diálogos e pontos de contato com ambos.
Se a produção de longas-metragens de Luiz Rosemberg é mais conhecida, há uma enorme produção em vídeo para ser apresentada a um público mais amplo. Além disso, Rosemberg tem uma enorme produção de artes visuais, em especial de colagens que constituem um universo de criação único, sem mencionar a profícua produção de ensaios e textos sobre cinema cuja extensão ainda precisa ser dimensionada.
As diferentes dimensões da obra de Rosemberg estão no cerne desta Panorâmica Rosemberg. Pensada e concebida em parceria com seus amigos e colaboradores mais próximos, a presente mostra busca promover um (re)encontro com a obra de Rosemberg a partir (e através) desses olhares carregados de afetos. São eles que estruturam essa homenagem e que nos ajudam a atravessar esse universo múltiplo e diverso que é a obra de Luiz Rosemberg. Nesta perspectiva privilegiou-se três eixos principais, a saber: uma retrospectiva de filmes, uma seleção de colagens e a publicação de parte de suas memórias. As obras e os textos poderão ser acessados no site panoramicarosemberg.art.br.
A curadoria da retrospectiva fílmica ficou a cargo de Renato Coelho, que selecionou 60 filmes, entre longas e curtas, que foram divididos em 22 programas. Os filmes abordam toda a trajetória de Rosemberg, desde seu filme mais antigo preservado, Jardim das Espumas, até seu último longa, Bobo da Corte, passando pela produção de curtas e médias em suporte de vídeo. Além disso, o último programa reúne três filmes sobre Rosemberg e sua obra.
A curadoria das colagens criadas por Rosemberg ao longo da vida foi realizada por Maria Graciema de Andrade. Maria propõe uma seleção de 50 obras, muitas delas pertencentes e guardadas pelos amigos de Rosemberg, que eram presenteados com essas obras, outras oriundas da coleção depositada na Cinemateca pelo irmão Tito Rosemberg, junto com os filmes, biblioteca, escritos e documentos. Criadas sempre de forma artesanal e utilizando diversas técnicas, essas colagens nunca haviam sido reunidas e apresentadas como uma unidade autônoma.
Seu amigo e colaborador mais constante, o fotógrafo de cinema Renaud Leenhardt, organizou as memórias deixadas por Luiz Rosemberg, parte delas inédita. Ao longo dos últimos anos de sua vida, Rosemberg passou a escrever e publicar parte de suas memórias, constituindo uma espécie de autobiografia que agora recebe uma primeira organização.
Um site foi construído e estruturado em parceria com a empresa de comunicação Plano B especialmente para este evento. Serão realizadas quatro mesas-redondas virtuais e haverá uma entrevista gravada em vídeo reunindo seus amigos e colaboradores.
Para completar a panorâmica, Renato Coelho vai ministrar um curso introdutório ao universo cinematográfico de Luiz Rosemberg Filho. Organizado em dois encontros, o Curso Panorâmica Rosemberg aborda o cinema de Luiz Rosemberg Filho e suas características basais, num vôo panorâmico por toda a sua longa trajetória como realizador, ao longo de mais de 50 anos.
Rosemberg realizou em torno de 60 filmes, escreveu mais de 80 roteiros não-filmados, criou mais de 2.000 colagens e publicou centenas de textos, deixando uma parcela muito maior inédita. Esse acervo está reunido na Cinemateca do MAM e futuramente será aberto a consulta pública. A Panorâmica Rosemberg procura, assim, apresentar o pensamento, o estilo e a radicalidade criativa de um cinema que nunca abriu concessões.
Seg 09/11 - Ter 30/11
Todos os filmes estarão disponíveis no endereço: panoramicarosemberg.art.br , e também no canal online da Cinemateca do MAM a partir do dia 9 de novembro.
Programa 1
Colagem de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1969. Com Ítala Nandi, Echio Reis, José Celso Martinez Corrêa, Samuca e Rubens Maia. 29’. Classificação indicativa 18 anos + Ideologia de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1979, 10’. Classificação indicativa 18 anos + Auschwitz de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1980. 09’. Classificação indicativa 18 anos + Linguagem de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2013. Com Priscyla Bettim. Experimental. 20’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 2
Alice de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1984. Com Mara Aché, Cristiane Couto e Tico Rios 39’. Classificação indicativa 18 anos. + Videotrip de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1984. Com Wilson Grey, Dora Pellegrino, Mara Aché, Charles Peixoto, Tico Rios. 38’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 3
O vampiro de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1988. Com Mara Aché, Tico Rios, Carlos Alberto Messeder, Mauro Lando, Renato Laclete e Márcia Pitanga. Experimental. 40’ + Classificação indicativa 18 anos. + Desobediência de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1989. 10’. + Cinema Novo de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1991. Com Mário Carneiro e Sergio Santeiro. Experimental. 12’. Classificação indicativa 18 anos + O discurso das imagens de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2010. Com Litza Godoy. Experimental. 19’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 4
Agit-Prop de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1993. Experimental. 08’. Classificação indicativa 18 anos + Science-fiction de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1993. Experimental. 05’. Classificação indicativa 18 anos + Experimental de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1993. Experimental. 13’ Classificação indicativa 18 anos + Barbárie de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1993, Experimental. 09’ Classificação indicativa 18 anos + Pornografia de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1993. Experimental. 09’. Classificação indicativa 18 anos + As sereias de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1994, 08’. Classificação indicativa 18 anos + Imagens e imagens de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1994. Experimental. 07’. Classificação indicativa 18 anos + As máscaras de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1994. Experimental. 11’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 5
Hollywood sem filtro II de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2005. 24’. Classificação indicativa 18 anos + Guerras de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2005. 23’. Classificação indicativa 18 anos + Passagens de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2006. 18’) + Dinheiro de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2007, 24’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 6
Uma carta de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2008, 13’. + Sangue de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2008. 11’) + Nossas imagens de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2009. 20’. + Sem título de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2010. 06’. + Trabalho de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2011. 18’. + Desertos de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2011. 15’.
Programa 7
Documentário de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2001, 40’. Classificação indicativa 18 anos + Vigário Geral de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2005. 23’. Classificação indicativa 18 anos + Dois atos de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2005. 11’. Classificação indicativa 18 anos + Para Joel Yamaji de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2006. 04’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 8
Ana Terra de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2005, 45’. + Analu de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2006, 43’. + Patricia de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2008. 36’.
Programa 9
As últimas imagens de Tebas de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2010. 15’. Classificação indicativa 18 anos + As figurantes de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2010. 18’. Classificação indicativa 18 anos + Fragmentos de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2012, 30’. Classificação indicativa 18 anos + Sobre o conceito de espetáculo de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2013. 22’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 10
Desaprender de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2013, 13’. Classificação indicativa 18 anos + Carta a uma jovem cineasta de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2014, 25’. Classificação indicativa 18 anos + Farra dos brinquedos de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2014, 26’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 11
Azougue de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2015, 45’. Classificação indicativa 18 anos + Jornal de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2017, 21’. Classificação indicativa 18 anos + Cinema de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2005, 12’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 12
Gozo/Gozar de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2016. Com Luciana Fróes. Experimental. 25’. Classificação indicativa 18 anos + Landscape de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2017, Com Tito Rosemberg, Jennifer Glass, Priscyla Bettim. Experimental. 17’. + Afeto Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2009. 21’
Programa 13
O jardim das espumas de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1970. Com Echio Reis
Grécia Vanicori, Fabíula Francaroli, Nildo Parente, Labanca. 107’ Classificação indicativa 18 anos
Programa 14
Imagens de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1972, Com Sônia Andrade, Alvim Barbosa
Fabíula Fracarol e Fernando do Amaral Piccinini. Experimental. 68’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 15
A$suntina das Amerikas de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1975, Com Analu Prestes, Nelson Dantas, Ivan Pontes, Rhea Silvia, José Celso Martinez Corrêa. 97’. Classificação indicativa 18 anos
Programa 16
Crônica de um industrial de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1978. Com Renato Coutinho, Ana Maria Miranda, Wilson Grey, Kátia Grumberg. 87’ Classificação indicativa 18 anos
Programa 17
O santo e a vedete de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 1982. Com Lutero Luis, Adriana de Figueiredo, Nelson Dantas, Renato Coutinho, Mara Aché e Paula Nestorov. 85’. Classificação indicativa 16 anos
Programa 18
Dois casamentos de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2014. Com Patricia Niedermeier e Ana Abbott. 70’. Classificação indicativa 14 anos
Programa 19
Guerra do Paraguay de Luiz Rosemberg Filho. Brasill, 2016. Com Alexandre Dacosta, Patricia Niedermeier, Ana Abbott, Chico Diaz. 80’. Classificação indicativa 12 anos
Programa 20
Os Príncipes de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2018. Com Igor Cotrim, Alexandre Dacosta, Patrícia Niedermeier, Ana Abbott, Tonico Pereira, Jorge Caetano, Orã Figueiredo, Otávio Terceiro, Lucília de Assis, Cristina Mayrink. 90’. Classificação indicativa 16 anos
Programa 21
Bobo da corte de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2019. Com Alexandre Dacosta. 60’. Classificação indicativa Livre
Programa 22
O Cinema segundo Luiz Rô de Renato Coelho. Brasil, 2013. Documentário, 03’. + Bricolage de (2008, 26’), de Ricardo Miranda. Brasil, 2008. Documentário. 26’. + Rosemberg: cinema, colagem e afetos de Cavi Borges e Christian Caselli. Brasil, 2015. Documentário, 71’.
Ter 10/11
(transmissão direta Youtube e Facebook
19h Panorâmica Rosemberg. Mesa-redonda - Fraternidade Rosemberg. Com José Carlos Asbeg, Renaud Leenhardt, Sérgio Santeiro e Tito Rosemberg.
Qui 12/11 - Sex 13/11
15h - 17h30 Panorâmica Rosemberg. Curso Panorâmica Rosemberg. Ministrado por Renato Coelho. Número de vagas limitadas. Inscrições gratuitas: https://mamrio.typeform.com/to/RmNfRBOA
Ementa:
O curso aborda o cinema de Luiz Rosemberg Filho e suas características basais, num vôo panorâmico pelos mais de 50 anos de sua trajetória como realizador, nos quais realizou cerca de 60 filmes. O pensamento cinematográfico de Rosemberg, o estilo e a radicalidade de um cinema que nunca abriu concessões.
Encontro 1
O início nos anos 60; os primeiros longas-metragens de Rosemberg, entre o discurso cinemanovista e a estética de invenção; a passagem para o vídeo e as primeiras experiências nesse formato.
Encontro 2
Os curtas e médias-metragens ensaísticos a partir dos anos 2000; a estética da colagem e o trabalho com reapropriação de arquivo; o retorno ao longa-metragem com obras como “Dois casamentos” e “Bobo da corte”.
Professor:
Renato Coelho é cineasta e pesquisador. Realizou curtas-metragens em Super 8mm como “O cinema segundo Luiz Rô” (2013), “Trem” (2015) e “A propósito de Willer” (2016, em parceria com Priscyla Bettim). É mestre e doutorando em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é coordenador e professor na graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP). Em livro, publicou “O cinema e a crítica de Jairo Ferreira” (2015) e “Luiz Rosemberg Filho - Encontros” (2015). Sócio da produtora Cinediário, pela qual trabalha na finalização de seu primeiro longa-metragem como diretor e produtor, “A cidade dos abismos” (em parceria com Priscyla Bettim).
Ter 17/11 - 19h
(transmissão direta Youtube e Facebook
Panorâmica Rosemberg. Mesa-redonda - A Mulher no Cinema de Luiz Rosemberg. Com as atrizes Analu Prestes, Ana Abbott, Mara Aché, e as montadoras Joana Collier e Marta Luz. Mediação da cineasta Renata Saraceni.
Qui 19/11 - 19h
(transmissão direta Youtube e Facebook
Panorâmica Rosemberg. Mesa-redonda - Conexão São Paulo. Com os cineastas Priscyla Bettim e Joel Yamaji, o crítico Tiago B. Mendonça, e os montadores Cristina Amaral e Caio Lazaneu. Mediação do cineasta e professor Renato Coelho.
Ter 24/11 - 19h
(transmissão direta Youtube e Facebook
Panorâmica Rosemberg. Mesa-redonda - Bobo da Corte. Com o ator Alexandre Dacosta, o produtor João Lanari Bo, o montador Lupércio Bogéa, a figurinista Márcia Pitanga, o técnico de som Maurício Wanderley, o câmara Eduardo Mariz e o diretor de fotografia Renaud Leenhardt. Mediação da cineasta e crítica Julhia Quadros.
Qui 28/11 (gravado e disponibilizado no Youtube do MAM)
Panorâmica Rosemberg. Conversa com Sindoval Aguiar. Entrevistador Hernani Heffner.