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agosto 19, 2020
Muntadas na Luisa Strina, São Paulo
Nona exposição de Muntadas na Galeria Luisa Strina, (…) reúne dois grupos de obras que o artista catalão nunca mostrou no Brasil: Palabras, Palabras… (2017) e Cercas (2008).
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Palabras… é um projeto diretamente vinculado a propostas anteriores do artista, como as séries On Translation, Asian Protocols ou La Construcción del Miedo. Ao longo de sua trajetória, Muntadas vem apontando o invisível midiático que, a partir de macro ou microestruturas, nos afeta sem que estejamos cientes de sua existência, como um “pesquisador da paisagem midiática dedicado a estabelecer relações entre coisas que permaneceram escondidas ou silenciosas” (Fernández-Cañadas, 2017). Atualmente, o uso e abuso de certos termos levam a uma degradação de seu valor social. Palavras… propõe uma reflexão sobre a linguagem por meio da transformação de termos selecionados em imagens. O procedimento refere-se a decisões ontológicas, semiológicas, tipográficas e de tradução, apresentando uma decomposição visual do processo de perda de significado.
Cercas (2008) faz parte originalmente do projeto La Construcción del Miedo e particularmente do projeto para São Paulo: Alphaville e Outros. Sobre a arquitetura do medo, Muntadas escreve: Cercas, arame farpado, barras, paredes, câmeras, alarmes, circuitos fechados, radares, cães, guardas de segurança, sistemas eletrônicos… fazem parte dos dispositivos com os quais a suposta segurança, vigilância e proteção atua nos novos espaços, privados e público. As transparências das paredes, cortinas e fachadas de vidro são falsos sinais de uma arquitetura controlada, em que os espaços públicos e privados são dominados por sentimentos psicológicos de insegurança, paranoia e medo.
Não devemos esquecer que uma das indústrias mais prósperas é a de segurança e vigilância, finalmente uma subsidiária da indústria militar. Como o design e a projeção de prisões, está no início das listas de maior desenvolvimento na construção. As cidades romanas e medievais construíram seus muros por várias razões, principalmente militares, para preservar os territórios e o poder, sob a suposta proteção de seus súditos. A configuração das cidades foi definida e desenvolvida com urbanismos que ampliam o centro e criam periferias, mas, ao mesmo tempo, essas periferias criam paradoxos entre público e privado, entre os mais ricos e os mais pobres. O subúrbio, palavra de origem latina e conceito anglo-saxão, é desigualmente traduzido em diferentes contextos. Aumenta a segurança como realidade e paranoia e transforma comunidades fechadas (condomínios fechados…) em novos redutos, onde o setor de segurança e vigilância encontra um território de desenvolvimento apropriado.
A série Cercas é constituída por 12 fotografias de fachadas hiper-controladas, que Muntadas registrou em São Paulo. Já Palabras… será apresentada como plotagem direta na parede e como álbum de impressões.
Em respeito às recomendações das autoridades de saúde, a reabertura da galeria, a partir de 4 de agosto, acontece com horário de visitação reduzido (das 11h às 16h) e apenas com agendamento de horário. As exposições individuais de Marcius Galan (sala 1) e Muntadas (sala 2), assim como a coletiva Nuestra América, no anexo da Galeria Luisa Strina, podem ser visitadas presencialmente, com agendamento pelo Google Forms ou através do e-mail assistente@galerialuisastrina.com.br. A partir do dia 4, a galeria e o anexo voltam a operar, sempre com limite de pessoas dentro das salas expositivas e obrigatoriedade de uso de máscara para entrar nos dois espaços.
SOBRE O ARTISTA
Antoni Muntadas é formado em arquitetura pela Universidade de Barcelona e em artes gráficas pelo Pratt Graphics Center, Nova York. O artista aborda questões sociais, políticas e de comunicação, tais como a relação entre espaço público e privado em diferentes contextos sociais, e investiga os meios de informação e as formas como podem ser usados para censurar ou promulgar ideias. Seus projetos são apresentados em diferentes suportes, como fotografia, vídeo, publicações, instalações e intervenções urbanas.
Exposições individuais recentes incluem: Muntadas: Interconnessioni, MAMbo, Bologna, Itália (2020); Elkarrekiko loturak, interconexiones, interconnessioni, Artium, Vitoria, Espanha (2019); Asian Protocols: China, Three Shadows Photography Art Centre, Pequim, China (2018); Dérive Veneziane, Galeria Luisa Strina, São Paulo (2017); …baixa a bola!, Galeria Luisa Strina, São Paulo Brasil (2014); Muntadas: Entre/Between, Vancouver Art Gallery, Vancouver, Canada (2013); Antoni Muntadas: About Academia, SFU Woodward’s Cultural Programs, Goldcorp Centre for the Arts, Vancouver, BC, Canada (2013); Entre/Between, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal (2012); Eleven, Kent Fine Art, Nova York, EUA (2012).
Exposicões coletivas recentes incluem: Ficção e Fabricação. Fotografia de Arquitetura após a Revolução Digital, MAAT Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, Portugal (2019); Tiempos convulsos. Historias y microhistorias, IVAM Institut Valencià d’Art Modern, Valência, Espanha (2019); Before Projection: Video Sculpture 1975-1995, Sculpture Center, Long Island, EUA (2018); Dérive Veneziane, 72. Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica, Palazzo del Casinò, Veneza, Itália (2015); The Illusion of Light, Palazzo Grassi, Veneza (2014); Fútbol: The Beautiful Game, LACMA, Los Angeles (2014); Revisiting Histories, Kent Fine Art, Nova York (2014); Stadium, Arc en Rêve Centre d’Architecture, Bordeaux, França (2013); La metodología del proyecto, MUSAC, León (2012); La Triennale, Intense Proximity, Paris, França (2012); Free Circulation: Works from Serralves Foundatio’s Collection, Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa (2012).
Muntadas’ 9th exhibition at Galeria Luisa Strina shows simultaneously two groups of pieces that the Catalan artist has never shown before in Brazil: Palabras… (Words…, 2017) and Cercas (Fences, 2008).
Palabras… (Words…) is a project directly linked to the artist’s previous works, such as On Translation, Asian Protocols or La Construcción del Miedo (The construction of fear) series. Throughout his career, from macro or microstructures, Muntadas has been singling out the invisible media that affects us all even though we are unaware of its existence, as a “researcher of the media landscape dedicated to establishing relationships between things that remained hidden or silent” (Fernández-Cañadas, 2017). At this moment, the use or even abuse of certain terms lead to the degradation of their social value. Words … proposes a reflection on language through the transformation of selected terms into images. The procedure refers to ontological, semiological, typographic or translation decisions, presenting a visual decomposition of the loss of meaning process.
Originally, Cercas (Fences, 2008) is part of La Construcción del Miedo (The construction of fear) specifically for the project São Paulo: Alphaville and Others. About the architecture of fear, Muntadas writes: fences, barbed wire, bars, walls, cameras, alarms, closed circuits, radars, dogs, security guards, electronic systems … are part of the devices with which the supposed security, surveillance and protection work in new private or public spaces. The transparency of walls, curtains and the glass facades are false signs of a controlled architecture, in which public and private spaces are dominated by psychological feelings of insecurity, paranoia and fear.
We shouldn’t forget that security and surveillance are among the most prosperous industries; actually, they are a subsidiary of the military industry. As the designing and planning of prisons, it is a priority on the lists for further development in construction. Roman and medieval cities had their walls built for various reasons, mainly military ones, to preserve territories and power, under the excuse of their subjects’ protection. Urbanism was what defined and developed the configuration of cities that expanded their centers and created fringes, but at the same time, these fringes created paradoxes between public and private, between the richest and the poorest. A word of Latin origin and Anglo-Saxon concept, suburb is diversely translated under different contexts. As security increases so do paranoia as reality and it has transformed closed communities (closed condominiums …) into new strongholds, where the security and surveillance sector finds an appropriate development territory.
The Cercas (Fences) series is made of 12 photographs of hyper-controlled facades, that Muntadas did in São Paulo. Palabras … (Words…) will be presented as a print placed directly on the wall and as an album of prints.
ABOUT THE ARTIST
Antoni Muntadas has a degree in architecture from the University of Barcelona and in graphic arts from the Pratt Graphics Center, New York. Through his works he addresses social, political and communication issues such as the relationship between public and private spaces within social frameworks, and he investigates channels of information and the ways they may be used to censor or promulgate ideas. His projects are presented in different media such as photography, video, publications, installations and urban interventions.
Recent solo exhibitions include: Muntadas: Interconnessioni, MAMbo, Bologna, Italy (2020); Elkarrekiko loturak, interconexiones, interconnessioni, Artium, Vitoria, Spain (2019); Asian Protocols: China, Three Shadows Photography Art Centre, Beijing, China (2018); Dérive Veneziane, Galeria Luisa Strina, São Paulo (2017); …baixa a bola!, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil (2014); Muntadas: Entre/Between, Vancouver Art Gallery, Vancouver, Canada (2013); Antoni Muntadas: About Academia, SFU Woodward’s Cultural Programs, Goldcorp Centre for the Arts, Vancouver, Canada (2013); Entre/Between, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal (2012); Eleven, Kent Fine Art, Nova York, EUA (2012).
His work has been included in several group shows, such as: Fiction and Fabrication. Photography of Architecture after the Digital Turn, MAAT Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, Portugal (2019); Tiempos convulsos. Historias y microhistorias, IVAM Institut Valencià d’Art Modern, Valencia, Spain (2019); Before Projection: Video Sculpture 1975-1995, Sculpture Center, Long Island, USA (2018); Dérive Veneziane, 72. Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica, Palazzo del Casinò, Veneza, Italy (2015); The Illusion of Light, Palazzo Grassi, Veneza (2014); Fútbol: The Beautiful Game, LACMA, Los Angeles (2014); Revisiting Histories, Kent Fine Art, Nova York (2014); Stadium, Arc en Rêve Centre d’Architecture, Bordeaux, France (2013); La metodología del proyecto, MUSAC, León (2012); La Triennale, Intense Proximity, Paris, France (2012); Free Circulation: Works from Serralves Foundatio’s Collection, Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa (2012).