|
julho 9, 2020
Live #videoartepapo com Marcia Beatriz Granero e Lucila Meirelles na @janainatorresgaleria
Marcia Beatriz Granero e Lucila Meirelles iniciam programação sobre a produção de videoarte no país
10 de julho de 2020, sexta-feira, às 16h
A Janaina Torres Galeria recebe a videoartista Marcia Beatriz Granero para ser anfitriã na série de lives #videoartepapo, às sextas-feiras, 16h, no Instagram da galeria (@janainatorresgaleria). As quatro lives programadas para a série contam com convidados a cada semana.
Para iniciar com histórias que não são encontradas nos livros, convidamos uma das pioneiras da videoarte brasileira, Lucila Meirelles, para contar sobre a produção nas décadas de 70, 80 e 90 e fazer um balanço dos dias atuais. Nossa intenção é abrir um espaço para discussão e reflexão sobre o tema e seus desdobramentos.
Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte Atual no Instituto Tomie Ohtake.
Lucila Meirelles é pioneira na produção de videoarte brasileira, explorando a linguagem performática, ficcional e documental desde os anos 70. Foi premiada com a Bolsa Vitae de Artes e com a Bolsa de Artes Antorchas - Argentina e Prêmio Transmídia, do Instituto Itaú Cultural. Suas obras Pivete, Crianças Autistas, Sinfonia Panamérica e Cego Oliveira no sertão do seu olhar ganharam prêmios nacionais e participaram de mostras internacionais como The Kitchen e Manifestation Internacionale de Vídeo et Télévision. Organizou também curadorias de resgate e restauro dos primeiros trabalhos realizados em vídeo no Brasil, arquivados no MIS (SP).