|
julho 2, 2020
Cristina Canale na Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro
Inaugura no dia 1 de julho No Espelho a nova mostra individual da pintora Cristina Canale. Com 7 pinturas e 2 aquarelas, a exposição tem como tema central a figura feminina, desde o seu uso para personificar mitos até questões de identidade tão relevantes no mundo digital atual.
Essas figuras são por vezes reduzidas a pequenos detalhes, como penteados, lábios sedutores, olhares. São pequenos fragmentos narrativos, alguns até com “bolhas” de pensamentos e diálogos, que lembram a linguagem dos quadrinhos. As imagens são colagens e superposições de referências cinematográficas, revistas e até mídias sociais.
Canale, com sua típica paleta colorida, continua fiel a linguagem que vem desenvolvendo desde a década de 80, usando a tensão entre a figuração e a “situação abstrata” para potencializar a imagem e gerar instabilidade no olhar.
Segundo a artista “No Espelho, é uma exposição que prioriza a pintura como linguagem e diálogo com o mundo de imagens que nos rodeia diariamente.”
Morando desde 1993 em Berlim, Cristina Canale é uma das expoentes da pintura brasileira. Sua carreira teve início nos anos 80, quando participou da icônica mostra “Como Vai Você Geração 80” no Parque Lage no Rio de Janeiro. Desde então, Canale tem mostrado seu trabalho com frequência em instituições nacionais e internacionais de prestígio.