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maio 11, 2020
Oito galerias de arte brasileiras marcam presença na Frieze Viewing Room
Breve introdução ao Viewing Room (Sala de Visualização)
A edição da Frieze New York 2020 abriu seu Viewing Room (Sala de Visualização) ao público na sexta-feira passada e ficará no ar até a próxima sexta, 15 de maio. Com o cancelamento do evento presencial no Randall's Island Park, devido à pandemia do novo coronavírus, a participação das 200 galerias foi migrada para a versão online.
Como acontece presencialmente, lá é possível apreciar trabalhos de arte e avaliar "stands": as galerias que estão presentes (as ausências), as escolhas dos artistas, das obras, com que relevância estão sendo mostradas e a que preço estão sendo vendidas. Não sou uma amante de feiras, considero-as muito ruidosas, são exaustivas para mim. Não tem a ver com tamanho ou quantidade de público, pois adoro grandes exposições como bienais e a documenta. Talvez seja pelo somatório de excessos por metro quadrado, de obras e de pessoas, que resultam para mim em um ambiente de ruído. Fato é que o que mais me chamou a atenção nas minhas visitas ao Viewing Room da Frieze foi a falta de ambiente para vermos as obras.
A falta de ambiente - o sentir-se rodeado de coisas ou pessoas - não me afeta quando estou vendo informações online sobre arte, ou quando vejo uma única exposição, por exemplo, também em um Viewing Room. Esta falta de ambiência se faz notar quando temos um percurso mais longo a ser percorrido. Neste trajeto, é a sensação oposta, dessa vez de um silêncio, que vem perturbar a interação com a arte e tirar minha capacidade de concentração. (Ou será que estamos mais críticos ao online, porque agora ele está sendo o nosso "normal"?)
Enfim, aqui também cabe um bloquinho de anotações, para ajudar a guardar o que se viu e aonde. Há muito para absorver na versão Viewing Room. Depois de pesquisar e encontrar um resultado para obra, artista ou galeria, é possível se aprofundar nos trabalhos apresentados ao clicar neles. Essa segunda camada de informações pode trazer diversas imagens, com variações de ângulo e distância, ou com as obras sendo mostradas em diferentes contextos. No link "learn more", podemos encontrar uma pequena apresentação crítica da obra e às vezes sua bibliografia e seu histórico em exposições. Essa segunda camada, quando bem trabalhada por algumas galerias, torna o Viewing Room um grande prazer. Recomendo fortemente.
Na sequência, segue a apresentação do projeto Latitude sobre a participação brasileira na feira.
Patricia Canetti
Canal Contemporâneo
Oito galerias de arte brasileiras marcam presença na Frieze Viewing Room - Versão digital da feira de Nova York estreia plataforma e acontece até 15 de maio
A feira internacional de arte contemporânea Frieze inaugura sua 1ª edição online: a “Frieze Viewing Room”, que ficará disponível para o público de 08 a 15 de maio e traz expositores que estariam na Frieze New York 2020, feira que aconteceria na mesma semana em Randall’s Island Park e que foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus.
São mais de 200 galerias internacionais representando artistas consolidados e emergentes. Entre elas estão trabalhos das brasileiras Fortes D'Aloia & Gabriel, Galeria Luisa Strina, Galeria Cavalo, Galeria Marilia Razuk, Galeria Nara Roesler, Mendes Wood DM, Galeria Millan e Vermelho. Todas as oito galerias fazem parte do Projeto Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria estratégica entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.
Confira abaixo alguns detalhes do que as galerias prepararam para o evento digital:
Fortes D'Aloia & Gabriel - palinha no Canal
Seção: Principal
Exposição: A complexidade da vida na cidade e tudo o que circula o ambiente urbano
Galeria Luisa Strina - palinha no Canal
Seção: Diálogos
Exposição: Apresentação dedicada exclusivamente ao consagrado artista Cildo Meireles, com seu trabalho desde 1973 até 2019.
Galeria Cavalo
Seção: Frame
Exposição: Dedicada à artista brasileira Marina Weffort, que traz uma série de monocromos baseados em desenhos da paisagem e elementos naturais.
Galeria Marilia Razuk - palinha no Canal
Seção: Principal / Spotlight
Exposição: Overview de trabalhos dos principais artistas nacionais do século XX e também de novos talentos do país.
Galeria Nara Roesler - palinha no Canal
Seção: Principal
Exposição: Trabalho solo do artista cubano Marco Castillo que traz trabalhos baseados nas heranças culturais modernistas de Cuba.
Galeria Millan
Exposição: Obras dos artistas que promovem um diálogo entre gerações. São eles Tunga, Ana Prata, Rodrigo Andrade, Henrique Oliveira, Anna Maria Maiolino, José Damasceno e José Resende.
Mendes Wood DM
Seção: Principal
Exposição: Traz trabalhos dos artistas Adriano Costa, Sonia Gomes, Patricia Leite, Pauno Limer Pjota, Paulo Nazareth, Marina Perez Simão, Vojtech Kovarik, Mimi Lauter, Antonio Obá, Rosana Paulino, Marina Perez Simão, Solange Pessoa.
Vermelho
Seção: Principal
Exposição: Apresenta trabalhos dos artistas Marcelo Cidade, Jonathas de Andrade, Rosângela Rennó, Ana Maria Tavares, Iván Argote, Claudia Andujar, Cinthia Marcelle, Carmela Gross, Angela Detanico & Rafael Lain, Clara Ianni, Nicolás Robbio, Marcelo Moscheta, Lia Chaia, Tania Candiani, Edgard de Souza, Carlos Motta, Dora Longo Bahia, André Komatsu) que trazem materiais, procedimentos e visões políticas que se manifestam de diferentes maneiras em suas carreiras.
As visitas ao Frieze Viewing Room ficam disponíveis ao público até 15 de maio, através do site frieze.com/viewingroom.
Sobre o Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 43 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.