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abril 16, 2020
Dentro / Inside - Nara Roesler apresenta coletiva online
Cao Guimarães, Rivane Neuenschwander, O Inquilino (The Tenant), 2010 - Digital HD
A Galeria Nara Roesler apresenta 'Dentro', uma exposição virtual composta por obras diferentes, agrupadas sob o denominador comum de dentro / interior - apresentamos artistas que, através de sua prática, se envolveram formal ou conceitualmente com a questão da interioridade.
Mostra Online
11 a 25 de abril de 2020
Dentro / Inside
Alexandre Arrechea, Brígida Baltar, Cao Guimarães, Cao Guimarães & Rivane Neuenschwander, Cristina Canale, Daniel Senise, Fabio Miguez, Lucia Koch, Raul Mourão, Virginia de Medeiros
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A imagem emblemática da seleção curatorial é um gesto monumental e poético de Carlito Carvalhosa: Era assim quando cheguei aqui (2006), uma instalação na qual um molde do famoso Pão de Açúcar do Rio de Janeiro - tantas vezes pintado por artistas viajantes nos séculos XIX e XX - entrou no interior do museu como uma imagem espelhada, invertida e dissecada.
Toda imagem nesta exposição virtual sinaliza um interior, referente a uma atividade ou um estado de interioridade: um local de abrigo com uma visão externa (Lucia Koch), uma bolha que viaja por um caminho interior (Cao Guimarães e Rivane Neueschwander), um abajur feito de música (Cao Guimarães), um concerto de piano para ninguém, que um gato esfinge escuta (Cristina Canale), um jogo de sombras, a sombra de uma figura em cima da mesa (Brígida Baltar), um corpo protegido por um escudo , murado atrás de um fragmento arquitetônico (Alexandre Arrechea), uma imensa galeria sem visitantes com pinturas como janelas escuras (Daniel Senise), os restos de uma visão renascentista depois que todas as suas figuras foram apagadas (Fabio Miguez), uma casa - nossa casa suspensa - (Raul Mourão), o retrato de uma mulher militante, lutando por moradia, em seu abrigo temporário cercado por suas plantas nos olhando intensamente (Virginia de Medeiros).
A primeira seleção curatorial virtual da Galeria Nara Roesler, 'Dentro' (disponível on-line na sala de exibição Artsy da galeria e em seu site galerianararoesler.art), procura maximizar seu espaço virtual montando obras disponíveis para venda e outras já em coleções particulares, mediante a condição de que condensem um único conceito, uma palavra, uma chave conceitual, reduzindo a curadoria a um gesto seletivo mínimo, à construção de uma única série: nessa série simples e linear, tudo funciona, incorpora uma intensidade diferente e compartilha uma intensidade (neste caso: a do interior); cada um se transformando através do efeito da vizinhança, tornando-se um eco ou ressoando com os trabalhos que o precedem ou sucedem.
Com isso, 'Dentro' segue minuciosamente o conceito de série de transformações: qualquer trabalho, como qualquer máscara - como sugerido pelo antropólogo Claude Levi-Strauss - implica outro ao lado, real ou virtual, que o transforma em algo diferente. A 'minima moralia' da curadoria: um espaço onde todos os trabalhos, através da vizinhança, se transformam e são lidos em sucessão, como um haicai, como um breve poema, em quarentena.
Galeria Nara Roesler presents 'Inside', a virtual exhibition composed of dissimilar works, grouped under the common denominator of the inside/interior - we present artists who have, through their practice, engaged either formally or conceptually with the question of interiority.
The emblematic image of the curatorial selection is a monumental and poetic gesture by Carlito Carvalhosa: It was like this when I got here (2006), an installation in which a cast of Rio de Janeiro's famous Sugarloaf - so often painted by traveling artists during the nineteenth and twentieth century - entered the interior of the museum as a mirrored, inverted and dissected image.
Every image in this virtual exhibition signals an interior, referring to an activity or a state of interiority: a place of shelter with an outward view (Lucia Koch), a bubble that travels along an inside path (Cao Guimarães and Rivane Neueschwander), a lamp made of music (Cao Guimarães), a piano concert for no one, which a sphynx cat listens to (Cristina Canale), a shadow play, the shadow of a figure setting the table (Brígida Baltar), a body protected by a shield, walled behind an architectural fragment (Alexandre Arrechea), an immense gallery without visitors with paintings as dark windows (Daniel Senise), the remnants of a Renaissance view once all its figures have been erased (Fabio Miguez), a house - our home suspended - (Raul Mourão), the portrait of a militant woman, fighting for housing, in her temporary shelter surrounded by her plants staring at us intensely (Virginia de Medeiros).
Galeria Nara Roesler's first virtual curatorial selection, 'Inside' (available online on the gallery's Artsy viewing room and on its website galerianararoesler.art), seeks to maximize its virtual space by assembling works available for sale and others already in private collections, upon the condition that they condense a single concept, a word, a conceptual key, thus reducing curatorship to a minimal selective gesture, to the construction of a sole series: within this simple, linear seriality all works both, embody a different intensity and share a common intensity (in this case: that of the interior); each one transforming through the effect of vicinity, becoming an echo, or resonating with the works that precede or succeed it.
With this, 'Inside' minutely follows the concept of series of transformations: any work, like any mask - as suggested by anthropologist Claude Levi-Strauss - implies another beside it, real or virtual, that transforms it into something different. The 'Minima moralia' of curation: a space where all works, through vicinity, transform themselves and are read in succession, like a Haiku, as a brief poem, in quarantine.