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janeiro 28, 2020
Steve Bishop na Jaqueline Martins, São Paulo
Galeria Jaqueline Martins tem prazer em anunciar The Caretaker, a primeira exposição individual do artista canadense Steve Bishop na América Latina.
Após apresentar seu trabalho na Galeria Jaqueline Martins pela primeira vez no contexto da mostra Condo 2018, o artista canadense residente em Londres traz a São Paulo uma videoinstalação e uma seleção de novas colagens que tratam de conservação, da passagem do tempo e da materialização de conformações mentais, utilizando o espaço arquitetônico para refletir estados interiores – temas que permearam a pesquisa de Bishop durante toda sua carreira.
A obra que dá nome à mostra é The Caretaker (O Zelador, 2018), um curta-metragem de 24 minutos filmado numa cidade-fantasma no norte do Canadá e que ocupará a maior parte do espaço da galeria. Construída em 1981 para abrigar os operários de uma mina próxima, a cidade foi abandonada dois anos após a desativação da mina. Na esperança de que as famílias pudessem retornar em breve, um zelador foi contratado pela administração local para conservar as ruas e edificações, numa luta que já dura 36 anos para evitar a retomada da cidade pela mata que a circunda. O filme registra não só os esforços do zelador (que ainda corta os gramados, conserta os telhados das casas e faz a manutenção de seus sistemas de aquecimento), mas também a presença da ocupação humana (o zumbido da iluminação e da eletricidade) contra o forte avanço da natureza.
As colagens são de uma série recente (2019-em andamento), composta de fotos encontradas e páginas retiradas das publicações de uma seita norte-americana de autoajuda fundada em meados da década de 1950, inspirada nas ideologias e métodos da Cientologia, e hoje praticamente esquecida. O grupo, que já foi descrito como um culto, lançou diversas publicações voltadas ao empoderamento individual e à otimização da vida cotidiana.
As páginas selecionadas por Bishop mostram que os slogans e conselhos motivacionais utilizados pelo grupo (sobre temas tão diversos quanto arrumação doméstica e vida eterna) pareciam ajudar aqueles que buscavam blindar seus corpos e mentes contra ideias e sentimentos próprios ou alheios. Visto em conjunção com a cidade canadense, que luta contra o tempo e a deterioração natural, este conceito parece demonstrar que, para Bishop, o anseio por estrutura e por clareza interior e exterior é, ao mesmo tempo, desejável e profundamente frágil.
Steve Bishop (n. 1983 Toronto, CA; vive e trabalha em Londres). Em sua prática, Bishop lida com ambientes espaciais surreais que despertam estados emocionais sutis, evocando universos paralelos oníricos e abstratos. A obra de Bishop foi apresentada em exposições individuais recentes no Kunstverein Braunschweig (2019) e no KW Institute of Contemporary Art em Berlim (2018).