|
novembro 25, 2019
Lançamento do livro Rio XXI - Vertentes Contemporâneas na FGV, Rio de Janeiro
A Fundação Getulio Vargas realiza o lançamento do livro Rio XXI - Vertentes Contemporâneas, organizado e dirigido pelo crítico de arte Paulo Herkenhoff, com coordenação geral de Silvia Finguerut, o livro conta com textos de Bernardo Mosqueira, Eliana Sousa Silva, Heloisa Buarque de Holanda, Isabela Souza da Silva, Leno Veras, Marcelo Campos, Paulo Herkenhoff, Silvia Finguerut, Tania Rivera e Vera Saboya.
28 de novembro de 2019, quinta-feira, às 18h
Fundação Getulio Vargas
Rua Jornalista Orlando Dantas 36, Botafogo, Rio de Janeiro
A primeira edição da obra é composta por 15 capítulos, nos quais especialistas, curadores, críticos e acadêmicos dialogam sobre o histórico vigor estético do Rio de Janeiro e a vocação da cidade em receber a arte dos mais variados artistas, sendo um lugar privilegiado de experimentação do país. Os artigos trazem imagens conceituais, que têm como eixo interdisciplinaridade criativa entre as diversas expressões de artistas locais ao longo do século XXI.
Rio XXI propõe uma reflexão acerca de um Rio de Janeiro como foco da arte contemporânea ao dialogar com artistas de todo o país. A publicação bilíngue reúne obras de mais de 100 artistas, todos que atuam ou já atuaram na cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é que haja um segundo volume do livro.
O evento contará com a apresentação do grupo musical Ensemble Carioca, formado por jovens integrantes do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB).
Sobre o organizador
Paulo Herkenhoff é consultor de arte da FGV, curador e crítico de arte, tendo atuado como diretor do Fundação Nacional de Artes (Funarte), curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), curador adjunto do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), diretor do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, diretor do Museu de Arte do Rio (MAR), entre outras atribuições.