|
novembro 7, 2019
Aleta Valente + Marcela Cantuária na A Gentil Carioca, Rio de Janeiro
A galeria A Gentil Carioca tem o prazer de convidar a todes para a abertura das exposições individuais Superexposição, de Aleta Valente, e La larga noche de los 500 años, de Marcela Cantuária, que acontecerá no dia 9 de novembro, sábado, a partir das 19h.
Em Superexposição, Aleta Valente relaciona duas investigações: a primeira remete ao fenômeno que ocorre na fotografia quando a abertura do diafragma da câmera permite a entrada de luz sob longa duração, conferindo espectros, movimento e até mesmo borrões no extracampo da imagem; a segunda seria a autorrepresentação como forma de repensar a imagem da mulher na sociedade capitalista e o modo como seus corpos crescem balizados pela influência da mídia, tornando-se suportes para qualquer tipo de venda ou violação. O trabalho de Aleta derrete essas narrativas através de obras fotográficas, vídeos, instalações e arte digital - características imersivas de sua primeira conta no Instagram @ex_miss_febem que durou 2 anos (Jan/2015 a Jan/2017), com produção diária de autorretratos, vulgo selfies, propondo também uma reflexão sobre a efemeridade e a materialização na arte contemporânea.
Em La larga noche de los 500 años, Marcela Cantuária apresenta trabalhos que resultam de seu interesse em evidenciar narrativas que partem de múltiplas perspectivas, tecendo aproximações entre as esferas do social, do político e do onírico. Suas pinturas geram pontos de contato entre temporalidades distintas, inserindo rastros de disputas simbólicas sobre o acirramento da luta entre as classes sociais, a exploração de recursos naturais e manifestações que aludem às urgências das lutas feministas. Ao mesmo tempo Marcela entrecruza a luta pela dignidade dos povos originários, tensionando eventos relacionados ao terrorismo de gênero. A mostra de Cantuária traz um texto especial concebido por Aldones Nino.
A programação não para por aí!
Seguiremos para Encruzilhada Gentil, celebrando uma noite bem quente e agitada. Se liga na programação:
Assumindo o "sampling" como método-base de criação, vibraremos ao som do rapper Joca João Caetano S. da Costa, que reconstruirá a narrativa de suas vivências ao tocar músicas de seu primeiro álbum "A Salvação é Pelo Risco: O Show do Joca".
Além disso, dançaremos todes ao som de µrsinho, DJ e artista visual de El Salvador, mais conhecido como Herbert De Paz, que traz para encruza muito reggaeton, cumbia, pop, reggae e dancehall para embalar a noite.
Paralelamente vamos lançar a octogésima quinta Camisa Educação, edição especialmente criada por Antoine Guerreiro Do Divino Amor, vencedor do Prêmio Pipa 2019. É a camisa da Supereducação Supergentil Superioca das civilizações Supersuperiores Superpálidas.