|
outubro 7, 2019
33ª Bienal de São Paulo na Fundação Iberê, Porto Alegre
Itinerância da 33ª Bienal de São Paulo e Território Oscilante, do carioca José Bechara, abrem dia 12 de outubro, às 14 horas
Em parceria com a Fundação Bienal, a Fundação Iberê promove uma das etapas do programa de mostras itinerantes da 33ª Bienal de São Paulo, realizada entre setembro e dezembro do ano passado. Em Porto Alegre serão apresentadas cerca de 40 obras de artistas, como Vânia Mignone, Antonio Ballester Moreno, Alejandro Corujeira e Sofia Borges. As exposições em circulação não replicam literalmente o que se viu na capital paulista, mas apresentam diferentes associações e relações a partir de recortes de obras e artistas.
Antes, no dia 10 de outubro (quinta-feira), o crítico e curador italiano Jacopo Crivelli Visconti chega a Porto Alegre para um talk sobre a programação da 34ª Bienal de São Paulo. O encontro ocorre às 17h, no auditório da Fundação, com entrada franca.
Escolhido pelo presidente da Fundação Bienal, José Olympio da Veiga Pereira, por meio de uma seleção entre cinco curadores inacionais e internacionais, Visconti já montou uma equipe para começar os trabalhos: curador-adjunto Paulo Miyada (curador, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo) e curadores convidados Carla Zaccagnini (artista, São Paulo-Malmo); Francesco Stocchi (curador de Arte Moderna e Contemporânea, Museum Boijmans Van Beuningen, Rotterdam); Ruth Estévez (curadora geral, Rose Art Museum, Boston; diretora, LIGA DF, Cidade do México).
A Itinerância da 33ª Bienal de São Paulo é uma iniciativa que chega em 2019 à sua quinta edição. Já percorreu 13 cidades, sendo duas no exterior, e recebeu um público total de 650 mil visitantes. Para a sua realização, foram firmadas parcerias inéditas com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Espírito Santo (ES), o Museu Nacional (DF), a Fundação Iberê Camargo (RS) e o Museo de Antioquia, em Medellín (Colômbia). Também foram renovadas parcerias com o Sesc SP, a Fundação Clóvis Salgado (MG) e o Museu de Arte Murilo Mendes (MG).
Artistas participantes da itinerância Porto Alegre
Alejandro Corujeira
Buenos Aires, Argentina, 1961. Vive em Madri, Espanha
Ana Prata
Sete Lagoas (MG), Brasil, 1980. Vive em São Paulo, Brasil
Andrea Büttner
Estugarda, Alemanha, 1972. Vive em Londres, Reino Unido, e Berlim, Alemanha
Antonio Ballester Moreno
Madri, Espanha, 1977. Vive em Madri
Ben Rivers
Somerset, Reino Unido, 1972. Vive em Londres, Reino Unido
Bruno Dunley
Petrópolis (RJ), Brasil, 1984. Vive em São Paulo, Brasil
Bruno Moreschi
Maringá (PR), Brasil, 1982. Vive em São Paulo, Brasil
Maria Laet
Rio de Janeiro (RJ), Brasil, 1982. Vive no Rio de Janeiro
Rafael Carneiro
São Paulo, Brasil, 1985. Vive em São Paulo
Roderick Hietbrink
Gorssel, Holanda, 1975. Vive em Oslo, Noruega, e Amsterdã, Holanda
Sofia Borges
Ribeirão Preto (SP), Brasil, 1984. Vive em São Paulo e Paris, França
Vânia Mignone
Campinas (SP), Brasil, 1967. Vive em Campinas
Wura-Natasha Ogunji
St. Louis, MO, Estados Unidos, 1970. Vive em Lagos, Nigéria