|
setembro 25, 2019
13° Primavera dos Museus: visita com artistas à Eu estou aqui agora na FVCB, Viamão
A Fundação Vera Chaves Barcellos promove uma visita guiada com as artistas Dione Veiga Vieira, Fernanda Gassen, Glaucis de Morais e Marlies Ritter à mostra coletiva Eu estou aqui agora, como parte da programação da 13° Primavera dos Museus. Com curadoria de Elaine Tedesco e Luísa Kiefer, a exposição reúne mais de 30 trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros, incluindo fotografias, videoarte, instalações, pinturas, desenhos e esculturas.
28 de setembro de 2019, sábado, das 14h às 16:30h
Fundação Vera Chaves Barcellos
Avenida Senador Salgado Filho 8450, Parada 54, Viamão, RS
Para o evento, a FVCB disponibilizará transporte gratuito, com saídas às 14h, em frente ao Theatro São Pedro. Inscrições e informações pelo info@fvcb.com ou no 51-98102-1059 e 51-3228-1445
SOBRE AS ARTISTAS
Glaucis de Morais Almeida (Lajeado, RS, 1972).
Forma-se em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, em 1997. Faz mestrado em poéticas visuais pela mesma instituição. Frequenta cursos de intervenção em espaços urbanos e desenho e faz orientação em artes plásticas no Torreão, Porto Alegre. Sua pesquisa faz uma imbricação entre os jogos da arte e a fragilidade das relações. O elo entre pessoas, seja pela ponte da linguagem, seja pela construção da vontade, está precariamente inscrito na superfície da parede ou na estrutura frágil de uma escultura.
Dione Veiga Vieira (Porto Alegre RS - 1954).
Artista visual. Sua obra explora elementos poéticos em alusões ao corpo e ao orgânico com o uso de diversos meios: Instalação, Escultura, Pintura, Desenho, Objeto, Fotografia e Vídeo. A artista enfoca significados em torno dos processos de transformação, ao movimento imperceptível e desaparecimento da matéria, com dicotomias presença/ausência, positivo/negativo, dentro/fora.
Fernanda Gassen (1982, Porto Alegre/RS.)
Doutora e Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS com Especialização e Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.. Vive e desenvolve seu trabalho artístico em Porto Alegre centrada no desenho, fotografia, criação textual, arte e educação.
Marlies Ritter, Artista visual (1941, Porto Alegre/RS.)
Dedica-se à cerâmica desde 1972, mas, também, sempre experimentando e utilizando outros materiais na concepção de sua poética. Em 1984, foi aluna de Megumi Yuasa e, de 1985 a 1988, estudou modelagem com Vasco Prado e Xico Stockinger. Trabalhou no Atelier Vila Nova, de Xico Stockinger, até 1991. Em 1992, fez curso de Antropologia Plástica com Dr. Fritz Marburg na Clínica Tobias, em São Paulo, e participou de workshops ministrados por Karin Lambrecht e Mauro Fuke. Vive e trabalha em Porto Alegre.
Saiba mais sobre a exposição e curadoras.