|
setembro 11, 2019
Gabriela Noujaim na Simone Cadinelli, Rio de Janeiro
Gabriela Noujaim discute mudanças climáticas em exposição individual no Rio
Imersiva em suas pesquisas acerca de ancestralidades e heranças socioambientais dos povos da floresta no Brasil, Gabriela Noujaim apresenta a exposição ‘Maraca’, no espaço Anexo da galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea. A mostra individual da artista, sob acompanhamento curatorial de Michaela Blanc, será aberta ao público no dia 16 de setembro, durante o CIGA ArtRio (Circuito Integrado de Galerias de Arte), evento paralelo à uma das maiores feiras de arte da América Latina.
Em ‘Maraca’, a artista situa sua prática na interseção entre arte e ativismo, e explora os interesses cinemáticos em quatro trabalhos inéditos que mesclam filme, videoinstalação e experiências sonoras para compor o espaço. Neles, Gabriela comenta os desequilíbrios ecológicos e mudanças climáticas que ocorrem em escala planetária, assim como a resiliência da natureza em relação aos modelos de consumo e descarte que experimentamos hoje.
Sobre Gabriela Noujaim
Formada em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ em 2007, a artista se insere em uma tradição de exploração dos limites e possibilidade da gravura, e vem estruturando sua poética a partir do interesse pela imagem técnica construída a partir de vídeos, fotografias e, mais inicialmente, a gravura, e pela ideia de fixar uma imagem no tempo.