|
setembro 5, 2019
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica completa 23 anos no Rio de Janeiro
Com programação que inclui exposições, seminários, feiras livres e shows, espaço público localizado no centro da cidade celebra 23 anos em setembro e apresenta programação completa para todos os sábados do mês
Localizado na Praça Tiradentes, coração do centro da cidade, em setembro o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica completa 23 anos em atividades desde a abertura. Para celebrar o marco, o espaço oferece uma programação completa para os quatro sábados do mês de setembro. Shows, abertura de exposições, feiras livres, seminários e até a distribuição de um bolo de 2,30 metros são algumas das atividades já confirmadas para os quatro dias.
Fundado em 1996, o espaço recebeu até 2009 o acervo de Hélio Oiticica (1937 - 1980), em convênio com o Projeto HO. O prédio histórico se destaca por também abrigar a primeira intervenção permanente do artista Richard Serra realizada na América Latina e inaugurada na ocasião da exposição Rio Rounds. Ao longo dos anos, exibiu mostras de artistas brasileiros e estrangeiros, expoentes da arte contemporânea, como Mira Schendel, Iole de Freitas, Sonia Andrade, Lygia Pape, Antonio Manuel, Daniel Buren, Luciano Fabro, Tehching Hshieh, entre outros.
“Como um espaço que tem o compromisso em democratizar as experiências artísticas a partir de um diálogo amplo com a sociedade, a proposta da programação é promover atividades que possam dialogar tanto com o público habitual do espaço, quanto com a população do entorno, como moradores, trabalhadores e outros, propondo um centro cultural cada vez mais vivo” diz Alice Alfinito, diretora do centro cultural.
E se a proposta é diversificar, as atividades vêm para confirmar as expectativas. No primeiro sábado, 07.09, o destaque vai para Guga Ferraz, artista em projeção no cenário nacional e que inaugura a exposição Gabinete de Soluções. Para o segundo e terceiro sábado do mês, 14.09 e 21.09, os destaques são a sessão de abertura da Mostra do Filme Marginal e o retorno do Interlocuções Martha Alkimin convida Leila Danziger para um bate papo sobre arte e poesia. E para encerrar a programação, o último sábado do mês começa com o Slam Negritude, dessa vez em formato de intervenção poética, segue com a feira aberta Junta Local e o show de Jeza da Pedra.
Confira a programação completa:
07.09
> Abertura da exposição individual Gabinete de Soluções, do artista Guga Ferraz
> Edição Qual é o Parangolé? feira de desapegos promovido pelo Projeto GIRA. Além de bate papo e oficina livre de experimentação têxtil promovido pelo Movimento Fashion Revolution - Rio de Janeiro
> Apresentação da cena Pretofagia, na exposição individual do artista Yhuri Cruz
> Abertura da instalação sonora Rádio Saara, do artista Carlos Gabriel
14.09
> Encerramento da residências artística Descarregue-se
> Sessão de Abertura da 3ª Mostra do Filme Marginal
21.09
> Inauguração da Residência Banca Carrocinha
> Sessão Cine Cluba
> Martha Alkimin convida Leila Danziger no Interlocuções - Plataforma de Emergência
28.09
> Visita mediada com Luiz Baltar, Laura Burroco, Paulo Vinícius e Vitória Cribb em suas exposições individuais
> Encerramento da Exposição Pretofagia, do artista Yhuri Cruz
> Encontro Cidade Ocupada, com Guga Ferraz, Alexandre Vogler, Clara Zúñiga, Ducha Ronald Duarte e Thiago Fernandes
> Bolo de aniversário com 2 metros e 30 centímetros, um oferecimento Mandala Residência Gastronômica
> Feira Junta Local
> Show de encerramento com DJ, Intervenção Poética com Slam Negritude e apresentação de Jeza da Pedra