|
setembro 3, 2019
Jardinalidades no Sesc Parque Dom Pedro II, São Paulo
Exposição sobre a complexa relação entre a natureza e a cidade chega ao Sesc Parque Dom Pedro II
A conturbada relação entre a natureza e a cidade é o ponto de partida da exposição Jardinalidades, que traz obras que dialogam com o Sesc Parque Dom Pedro II e seu entorno. A exposição acontece a partir de 7 de setembro, de quarta a domingo e feriados, das 10h às 17h45, na área de exposições, até o dia 8 de dezembro. A curadoria é feita por Gabriela Leirias e Faetusa Tezelli.
Jardinalidades é uma plataforma de pesquisa e produção voltada a poéticas contemporâneas, ações artísticas e ativistas que se debruçam sobre o conflito e a relação entre a natureza e a cidade.
Iniciado em 2014, a pesquisa abrange uma série de produções artísticas e críticas que vem sendo realizadas por artistas de diferentes regiões do Brasil. Contempla noções de jardinagens, cultivo, ações e interações com espécies de vegetais e práticas simbólicas que dela podem ocorrer, bem como a criação de territorialidades e o potencial de intervenção nas dinâmicas urbanas.
Para o Sesc Dom Pedro II foram convidados Daniel Caballero, Fernando Piola, Gustavo Caboco, Grupo Fora, Thislandyourland, Laura Gorski, Laura Lydia, (se)cura humana, Teresa Siewerdt e Bijari. Artistas de São Paulo, Bahia, Florianópolis e outros estados que propõem diferentes poéticas sobre o contraponto entre a materialidade da cidade e a natureza. Apresentando experimentações que discutem cultivos, urbanismo, ecologia, política e pedagogia com uma diversidade de linguagens e suportes a partir da temática da interação com espécies de vegetais.
Além dos 10 artistas e grupos participantes ao longo da exposição haverá uma chamada pública para um artista a ser selecionado para participar de uma imersão no local.
A Ocupação Jardinalidades conta com a exposição, e uma programação com diversas atividades paralelas com os artistas e convidados.