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agosto 28, 2019

Lucia Koch na Nara Roesler, São Paulo

A Galeria Nara Roesler | São Paulo apresenta Tumulto, Turbilhão, segunda individual de Lucia Koch na sede paulista da galeria. As duas obras que dão título à exposição são responsáveis por instaurar a atmosfera que recebe os demais trabalhos que compõem a mostra. Ocupando o salão principal da galeria, Tumulto é um cruzamento de cortinas diagonais que recortam o espaço, gerando um acúmulo de camadas semitransparentes. Parte destas cortinas-filtros parece atravessar as paredes, continuando para além das salas de exposição.

[scroll down for English version]

Essa desordem calculada é o núcleo gerador da exposição, que tem no eixo de Turbilhão seu contraponto. Esta obra se propõe como uma espécie de antivitrine, com a abertura da grande janela de vidro do espaço expositivo preenchida inteiramente por uma treliça vermelha. Nela é instalado um grande círculo (recortado da mesma treliça) que se move vagarosamente com a ajuda de um motor, criando assim um efeito moiré, que pode ser visto tanto de dentro, como de fora da galeria. Durante o dia, o ar e o ruído da rua atravessam a obra e são sentidos na exposição. À noite, com a luz do espaço acesa, o trabalho pode ser visto em movimento constante por quem passa na rua.

Assim como Turbilhão, Trabalho Noturno ecoa a experiência de A Longa Noite, instaurada por Lucia Koch no SESC Pompéia em 2018, e dos workshops em que o público era convidado a construir estruturas temporárias com as hastes de madeira vermelhas ali deixadas pela artista. Em uma sessão com estudantes de Arquitetura da FAU, promovida pelo grupo Lero-Lero, foi criada uma peça de treliça recortada com forma semelhante às janelas do ginásios do SESC, que girava - manualmente - fixa ao portão de treliças original. O experimento que deu origem a estas esculturas cinéticas foi feito por Vitor Martins, Thalissa Bechelli, Gabriel Hirata e Sariana Monsalve, que foram convidados a colaborar com a artista e Leo Padilha, na transposição da peça original para uma nova escultura, autônoma, e também na criação de Turbilhão.

Muitas das respostas aos grandes e pequenos colapsos que vivemos hoje, são criadas coletivamente. Assim acontece em Tumulto, Turbilhão, quando Lucia propõe colaborações e participações de artistas convidadas: Tramatura, que será apresentada na abertura da exposição, é a performance criada pela coletiva Balaiada Qualira - formada pelas artistas Eliara Lua, Flora Maria, Ana Musidora e Jo dos Santos. Visitando A Longa Noite no SESC, reagiram espontaneamente ao espaço transformado e as hastes oferecidas à experimentação, e foram convidadas por Lucia a explorarem novamente aqueles elementos com seus corpos mas em outro espaço sob outra luz.

Além de Tramatura, a Balaiada exibirá a videoperformance Eclipse, feita com Aline Belfort. Projetada em cinemascope, criará uma espécie de janela para imagens de ações experimentadas fora dali. O uso de filtros de cor nas imagens de certa forma evoca a luz violeta das primeiras ações, mas as razões de Tramatura e Eclipse são próprias daquilo que seus corpos experimentam desde então, quando tramam, atravessam, transformam e mudam de lugar.

Recorrente na obra de Lucia Koch, a idéia de “filtro” remete àquilo que opera para transformar a luz de um espaço dado. Em 2007 Lucia criou o drink-obra Filtro, para uma exposição no Centro Universitário Maria Antonia, explorando a indução de estados alterados através da mistura de substâncias, associada a instalação de filtros para cinema nas janelas do espaço vazio. Como teve seu uso limitado pela instituição naquela ocasião, Filtro será servido pela primeira vez ao público no dia da abertura.

Simultaneamente à inauguração da mostra na galeria, acontece o encerramento de Casa de Vento, instalação de Lucia Koch na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, obra emblemática e residência da arquiteta.

(das 11h às 15h, vans sairão da Galeria em direção ao Instituto Bardi – Casa de Vidro)

Lucia Koch nasceu em 1966, em Porto Alegre. Vive e trabalha em São Paulo. Participou do Arte Construtora (1992/1996), projeto coletivo de artistas cuja proposta era ocupar espaços domésticos e públicos com obras ambientadas, produzindo-as de forma independente. Entre as exposições que participou estão: Open Spaces, Kansas City, EUA(2018); Iª Biennale d’Architecture d’Orléans, França (2017); Prospect 3, em New Orleans (2014),11ª Bienal de Sharjah, EAU, 2013; 11ª La biennale de Lyon, França (2011); Aichi Triennale, Nagoya (2010); 27ª Bienal de São Paulo, (2006); Bienal do Mercosul, Porto Alegre (1999, 2005 e 2011); Bienal de Istambul, (2003 e 2015). Integra coleções de instituições como o MAC - Musée d’art Contemporain de Lyon; MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo; LACMA - Los Angeles County Museum of Art; Pinacoteca do Estado de São Paulo; University of Warwick, UK; MCASD - Museum of Contemporary Art San Diego ; The J. Paul Getty Museum, Los Angeles ; MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro; National Gallery of Victoria, Melbourne; FRAC Centre - Les Turbulences, Orleans; Nouveau Musée National de Monaco; Fundación Casa Wabi, Puerto Escondido, Oaxaca.


Galeria Nara Roesler | São Paulo presents Tumulto, Turbilhão [Tumult, Turmoil], Lucia Koch’s second solo show at the gallery. The two artworks that give the exhibition its title set the scene for the works that compose the show. Occupying the gallery’s main room, Tumulto [Tumult] is the interlacing of diagonal curtains that separate the space, generating a cluster of semi-transparent layers. Some of the filter-curtains appear to traverse the wall, expanding beyond the exhibition rooms.

This calculated lack of order is the driving force behind the exhibition. The counterpoint is provided by Turbilhão [Turmoil], a sort of anti-display-window. The exhibition room’s large glass window is entirely filled with a red trellis, and a sizeable circular cutout from the same trellis moves slowly with the help of an engine, creating a moiré effect that can be seen from both inside and outside the gallery. During the day, the air and noise from the street cross through the artwork into the exhibition. At night, when the gallery’s lights are on, its constant movement can be seen by passers-by outside.

Like Turbilhão, Trabalho Noturno [Night Work] evokes Koch’s experience A Longa Noite [The Long Night], exhibited at SESC Pompéia in 2018, and the workshops in which the audience was invited to build temporary structures with red wooden poles left by the artist. During one of these sessions guided by the collective Lero-Lero, a group of architecture students created a structure of a cutout trellis in a shape similar to the windows of SESC’s sports hall, which was attached to the original trellis gate and manually rotated. The experiment, from which the kinetic sculptures originated, was created by Vitor Martins, Thalissa Bechelli, Gabriel Hirata and Sariana Monsalve, who were invited to collaborate with the artist and Leo Padilha in transposing the original piece into a new autonomous sculpture, as well as the creation of Turbilhão.

Many of the answers to the big and small issues we face today are created collectively. This is also the case in Tumulto, Turbilhão, as Koch proposes collaborations and the participation of invited artists. Tramatura, which will be presented at the exhibition opening, is a performance created by the collective Balaiada Qualira, formed by artists Eliara Lua, Flora Maria, Ana Musidora and Jo dos Santos. In 2018, when visiting A Longa Noite at SESC, the group spontaneously reacted to the transformed space and the poles that were available to the public. They were subsequently invited by Koch to explore the elements with their bodies in another space and under different light.

As well as Tramatura, the collective Balaiada exhibits the video-performance Eclipse, produced with Aline Belfort. Projected in cinemascope, the video creates a kind of window for images of actions performed faraway. The use of color filters evokes the violet light of the original actions. But in fact Tramatura and Eclipse stem from what their bodies have experienced since, whilst they weave, cross, transform and change place.

The idea of ‘filter’ – as the transformation of light in a given space – is recurrent in Koch’s work. In 2007, Koch created the drink-artwork Filtro [Filter] for an exhibition at Centro Universitário Maria Antonia. It explored the induction of altered states through the mixing of substances and the installation of cinema filters on the windows of the empty space. Filtro, which at the time had its use restricted by the institution, will be served for the first time during the exhibition opening.

The opening of the show at Nara Roesler also marks the end of Koch’s exhibition Casa de Vento [Wind House], an installation at Lina Bo Bardi’s Glass House – one of the architect’s most emblematic projects, as well as her place of residence.

Lucia Koch was born in 1966 in Porto Alegre. She lives and works in São Paulo. She took part in Arte Construtora (1992/1996), a collective artist-led project that proposed to occupy domestic and private spaces using site-specific works produced autonomously. Her group shows include: Open Spaces, Kansas City, USA (2018); Iª Biennale d’Architecture d’Orléans, France (2017); Prospect 3, New Orleans, USA (2014), 11th Sharjah Biennial, UAE (2013); 11ª La biennale de Lyon, France (2011); Aichi Triennale, Nagoya (2010); 27ª Bienal de São Paulo, (2006); Bienal do Mercosul, Porto Alegre (1999, 2005 and 2011); Istanbul Biennial, (2003 and 2015). Her works feature in the following permanent collections: MAC - Musée d’art Contemporain de Lyon; MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo; LACMA - Los Angeles County Museum of Art; Pinacoteca do Estado de São Paulo; University of Warwick, UK; MCASD - Museum of Contemporary Art San Diego; The J. Paul Getty Museum, Los Angeles; MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro; National Gallery of Victoria, Melbourne; FRAC Centre - Les Turbulences, Orleans; Nouveau Musée National de Monaco; Fundación Casa Wabi, Mexico.

a selection of permanent collections
• Musée d’art contemporain de Lyon (MAC Lyon), Lyon, France
• Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), São Paulo, Brazil
• Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brazil

a selection of recent exhibitions
• Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), São Paulo/SP, Brazil, 2019
• Sesc Pompeia, São Paulo/SP, Brazil, 2018
• Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro/RJ, Brazil, 2018
• Open Spaces Kansas City Arts Experience, Kansas/MI, USA, 2018caba/SP, Brazil, 2017

Posted by Patricia Canetti at 2:51 PM