|
agosto 25, 2019
Varanda Sonora: Leandra Lambert na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
A artista multimídia Leandra Lambert é a convidada da 6a edição do Varanda Sonora, organizada por Franz Manata e Saulo Laudares. Serão apresentados os projetos Cut-Up Tragedy, Lori e Terra Incognita, este último em dupla com Alex Mandarino, músico, escritor e tradutor, que experimenta com música eletrônica desde o fim dos anos 90.
27 de agosto de 2019, terça-feira, às 19h
Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Varanda da biblioteca
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Varanda Sonora é um evento que acontece regularmente na varanda da biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que tem o som e suas mais diversas manifestações como questão. A cada edição, os artistas e professores Franz Manata e Saulo Laudares convidam um artista para compartilhar seu percurso, pesquisas e experiências. Os encontros são transmitidos, gravados e disponibilizados, gratuitamente, na forma de podcasts e mixtapes no site:exst.net/artesonora. Já passaram pelo Varanda o artista, escritor, crítico e curador Ricardo Basbaum, o músico e multiartista Arto Lindsay e o poeta, músico e compositor Fausto Fawcett.
A artista multimídia Leandra Lambert é a convidada da 6a edição do Varanda, no próximo dia 27 de agosto, às 19h. Serão apresentados os projetos Cut-Up Tragedy, Lori e Terra Incognita, este último em dupla com Alex Mandarino, músico, escritor e tradutor, que experimenta com música eletrônica desde o fim dos anos 90.
Sinopse: Cut-up Tragedy é um multi processo-projeto nômade que surge de caminhadas em "desregramento dos sentidos", escutas, cut-ups e falas de uma mulher ocupando espaços nas cidades; LORI é bruxaria sônica, tecnoxamanismo, ancestrofuturismo: experimenta com o canto, línguas inventadas e outras possibilidades vocais, usando tecnologias diversas, programação e livre improviso. Terra Incognita - em parceria com Alex Mandarino - é o desconhecido em beats quebrados a cada esquina, encruzilhadas em loop antes que os navios chegassem, depois que as naves partiram. O lugar que escapa das colonizações.
Leandra e Alex trabalham juntos há uma década e seus trabalhos estabelecem relações com a performance e escritas/imagens que agem como geradoras de som. Suas instalações e proposições não são estritamente musicais, mas compostos de elementos visuais, textuais e outros.
Leandra Lambert faz música eletrônica/experimental desde os anos 90, em projetos como Voz del Fuego, inhumanoids!, Skygirls e Dziga Vertov. Desenvolve trabalhos em arte sonora e multimídia desde 2009. É doutora em Artes UERJ. Como artista já fez diversas individuais e coletivas e seus trabalhos já foram apresentados em exposições, concertos e transmissões em diversos países. Entre seus Trabalhos mais recentes: Voz em Grenze des Gestrige-Heutigen, 2019, do compositor e pianista suíço Simon Ho, a partir de textos de Paul Klee; Apresentações no CCBB-SP vinculadas à exposição "Equilíbrio Instável"; e o álbum "Yoni", LORI - Sê-lo Netlabel, 2018. Projeto solo. Realiza todo o processo de produção. Algumas músicas constam em programas, coletâneas e seleções internacionais (Rádio BBC Londres, Hystereophonica I, Female Pressure, etc). "O Ruído da Máquina de Criar Tempo - I", trabalho de rádio-arte com entrevistas sobre memória auditiva e imaginação sônica na residência Somsocosmos#2, 2018. Mais sobre a Leandra em leandralambert.net
Varanda Sonora é um encontro na varanda da biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage que busca contribuir para a expansão na noção de convivência, uso e produção de conteúdo de uma biblioteca de arte, hoje. Os encontros têm o som - e suas diversas manifestações - como questão e podem assumir diversos formatos, que vão desde uma apresentação musical, leitura de poemas, uma entrevista ou debate sobre o assunto, instalações sonoras-espaciais e todas as possibilidades que podem estabelecer um diálogo com a arquitetura da Escola e seu meio ambiente.
A cada edição os professores e artistas Franz Manata e Saulo Laudares recebem um convidado para compartilhar seu percurso, pesquisas e experiências. Os encontros são transmitidos, gravados e disponibilizados, gratuitamente, na forma de podcasts e mixtapes no site: exst.net/artesonora. Já passaram pelo Varanda Sonora a poeta e professora Katia Maciel, a artista multimídia e pianista Jocy de Oliveira o artista, escritor e curador Ricardo Basbaum, o músico e multiartista Arto Lindsay e o poeta, músico e compositor Fausto Fawcett.
Organizadores: Franz Manata é artista, curador e professor, Saulo Laudares é artista e DJ produtor. O duo começou suas atividades em 1998, a partir da observação sobre o universo do comportamento e da cultura da música eletrônica contemporânea. Os artistas vem realizando programas de residência e participando de mostras individuais e coletivas dentro e fora do país e são representados pela Sé Galeria, SP.