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agosto 20, 2019
Chão de Giz na Luisa Strina, São Paulo
Chão de Giz celebra os 45 anos da Galeria Luisa Strina, aniversário que se comemora, mais precisamente, no dia 17 de dezembro, quando a segunda exposição do ciclo comemorativo será inaugurada. Nessa primeira etapa, uma mostra coletiva revisita trabalhos icônicos originalmente exibidos na galeria no período de pouco mais de 20 anos, de 1974 a meados de 1990. Às obras históricas, somam-se outras de artistas que entraram para o time da galeria nos anos 2000, configurando um diálogo diacrônico em torno do tema curatorial: chão de giz.
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Um chão de giz – que também poderia ser um chão de carvão – constitui um terreno instável, sobre o qual se transita com alguma hesitação inicialmente. O título da mostra alude, claro, à obra de Cildo Meireles, Cinza (1984/1986), artista cuja trajetória caminha junto com a da galeria, e vice-versa, há quatro décadas. Mas refere-se também ao contexto político e cultural dos anos 1970 no Brasil. Foi sobre um solo instável do ponto de vista da liberdade de expressão que a Galeria Luisa Strina abriu as portas em dezembro de 1974.
Antonio Dias, Caetano de Almeida, Cildo Meireles, Dora Longo Bahia, Edgard de Souza, Fernanda Gomes, Ivens Machado, Leonilson, Luiz Paulo Baravelli, Marina Saleme, Milton Machado, Mira Schendel, Muntadas, Nelson Felix, Nelson Leirner, Tunga, Waltercio Caldas e Wesley Duke Lee são alguns dos artistas que participaram ativamente dos primeiros 20 e poucos anos desse percurso, que se funde com a própria história recente da arte brasileira, e cujos trabalhos estão reunidos na mostra.
Uma leitura alternativa do “chão de giz”, porém, é a do caminho vacilante das novas linguagens que estavam no auge da experimentação no momento em que Luisa Strina fundou a galeria, e que, até então, viviam e se reproduziam “deliberadamente na sombra”, para usar a expressão do editorial da publicação A Parte do Fogo (1980), editada por Cildo Meireles, João Moura Junior, Jose Resende, Paulo Sergio Duarte, Paulo Venancio Filho, Rodrigo Naves, Ronaldo Brito, Tunga e Waltércio Caldas – e cujo fac-símile será exibido na exposição, junto de outros documentos, fotografias, publicações e registros do período.
“É preciso dizer que a retórica de Abertura pode recalcar eventuais linguagens de abertura. E, legitimando-se como Verdade Institucional, cumprirá este papel, com seu belo nome e tudo. O que se observa como sintoma é grave: não se fala em novas linguagens, não se indaga pelas novas linguagens, não se deseja novas linguagens. Ao que tudo indica, essas seriam pura e simplesmente aquelas que foram reprimidas pela censura oficial. E. entre elas, como a própria inteligência do Poder supunha, não existem diferenças. (…) Um Novo imediatamente inteligível é uma contradição nos termos. O momento ininteligível do Novo – a temporária suspensão das nossas certezas – não agrada à Consciência Dominante. Esta deseja a superfície clara e imóvel do espelho para contemplar-se, reconhecer-se, duplicar-se. Rejeita, repele a inquietude das pulsões inconscientes, dos impulsos que não domina. Por isto, o compromisso do velho-novo”, defendiam os editores de A Parte do Fogo em 1980.
Toda a programação deste ano celebra o aniversário, a começar pelas duas mostras inaugurais, de Anna Maria Maiolino e Beto Shwafaty, que simbolizam os principais valores defendidos por Strina desde que inaugurou a galeria: liberdade irrestrita de expressão aos artistas, para experimentarem e ousarem sempre, fosse na linguagem ou no conteúdo de suas obras. Os valores da liberdade e da experimentação deram forma e fama a um espaço pouco convencional, que fomentou e difundiu a arte conceitual – na contramão da mentalidade “velho-novo” – no calor do momento em que estava sendo inventada, reinventada e desconstruída.
Na SP-Arte 2019, a galeria apresentou pela primeira vez em seu estande obras de Robert Rauschenberg, além de trabalhos de Mona Hatoum, Alfredo Jaar, Muntadas e Leonor Antunes para marcar as comemorações dos 45 anos. Ainda no primeiro semestre, a galeria realizou individuais de Carlos Garaicoa, Miguel Rio Branco e Magdalena Jitrik, além de uma coletiva que reuniu obras de três grandes nomes do conceitualismo no mundo da arte: Jimmie Durham, Cildo Meireles e Pedro Cabrita Reis. Neste segundo semestre, as mostras comemorativas continuam com individuais de outras pratas da casa: Caetano de Almeida e Brian Griffiths [ambas de agosto a setembro]; Laura Lima e Matias Duville [ambas de final de setembro a início de novembro]. E a galeria encerra o ano fazendo jus à tradição de inovar, com exposição individual de uma jovem artista britânica, Caragh Thuring, a partir de 19 de novembro.
Mais longeva galeria brasileira dedicada exclusivamente à arte contemporânea, a Galeria Luisa Strina tem sua história atrelada à da internacionalização da arte brasileira, assim como à história da internacionalização das coleções de arte brasileiras. A presença pioneira na Art|Basel é uma das razões que explicam este fato incontestável. Outra delas é a postura que Luisa adotou, desde a criação da galeria, de apresentar em São Paulo exposições solo de artistas estrangeiros.
O pós-minimalista norte-americano Alan Shields, por exemplo, conhecido pelas pinturas coloridas sobre tecido sem chassi que questionam o grid modernista, realizou individuais na galeria em 1976 e 1978. O espanhol Antoni Muntadas, representado até hoje pela GLS, fez sua primeira individual na Luisa Strina em 1987. Neil Williams, outro norte-americano pioneiro em desconstruir materialmente o espaço pictórico, teve mostras solo em 1982 e 1988. O ultraconceitual Joan Rabascall, espanhol, apresentou, em 1989, a exposição La Leçon de Peinture, com curadoria de Pierre Restany.
Foi neste primeiro período também que aconteceram exposições hoje célebres, como Cinza, de Cildo Meireles, em 1986, que ocupou a sala principal da galeria com uma instalação que desafiava a percepção visual e física do visitante, convidado a entrar nas duas salas em forma de cubo, constituídas por cinco painéis de lona pintados com tinta acrílica. No lado interno dos cinco painéis de uma sala, as telas pintadas de preto são rabiscadas com giz branco, restando apenas, no centro dos painéis, uma imagem preta que é a projeção de um bastão de giz. O chão está totalmente coberto de giz. Nos cinco painéis da sala adjacente, o carvão vegetal é aplicado sobre as telas pintadas de branco. No centro de cada painel aparece uma imagem branca que é a projeção nas quatro paredes e no teto de um pedaço de carvão. O chão está coberto de pedaços de carvão vegetal. Branco e preto se misturavam pela ação dos espectadores participantes.
Na exposição Chão de Giz, para abordar esse marco histórico, incluem-se duas pinturas de Meireles que foram exibidas na individual de 1986. A instalação Cinza (1984-1986) está entre as obras que foram selecionadas pelos curadores Júlia Rebouças e Diego Matos para a retrospectiva de Cildo Meireles, intitulada Entrevendo, que será inaugurada no final de setembro no Sesc Pompeia.
No início dos anos 2000, a GLS incorporou dois outros pisos do edifício da Rua Oscar Freire, para ampliar seu programa de exposições, passando a realizar duas ou mesmo três mostras concomitantes no espaço. O experimentalismo que sempre foi marca-registrada da galeria e de seus artistas se espraiou para o térreo e o terraço – que sediou memoráveis projetos site-specific. Antes mesmo de dispor de mais espaço físico, já havia o fomento do caráter público da arte contemporânea por parte da Galeria Luisa Strina, faceta que ganhou notoriedade com a intervenção de Félix González-Torres no outdoor que havia na fachada do prédio. Em 2004, Renata Lucas realizou o histórico Cruzamento no encontro das ruas Padre João Manuel e Oscar Freire.
Também nos anos 2000, além dos nomes internacionais que já figuravam no time de artistas, como Muntadas e Alfredo Jaar, ou dos grandes nomes que já tinham feito mostras individuais aqui, como Julião Sarmento (1992), Anish Kapoor (1996), Win Delvoye (1997), e Jenny Holzer (2000), outra inovação capitaneada por Strina iria transformar, mais uma vez, a cena: o início de um diálogo mais estreito com latino-americanos. Jorge Macchi e Carlos Garaicoa passam a ser representados no Brasil pela GLS. Em dez anos, o intercâmbio com a América Latina cresceu. Hoje, a galeria representa artistas da Argentina (Pablo Accinelli, Eduardo Basualdo, Matias Duville, Magdalena Jitrik, Macchi e Adrián Villar Rojas); Chile (Jaar); Colômbia (Mateo López, Bernardo Ortiz, Nicolás Paris e Gabriel Sierra); Costa Rica (Federico Herrero); Cuba (Garaicoa); México (Pedro Reyes); e Venezuela (Juan Araujo e Alessandro Balteo-Yazbeck).
São 16 artistas, o que significa – quando somados aos demais estrangeiros representados – um perfil de fato internacional para a galeria, com 50% de artistas brasileiros e 50% de fora do país. Grande diferencial dos dez anos mais recentes na história da Galeria Luisa Strina, o fomento do intercâmbio com os países vizinhos mudou a cara do mercado de arte em São Paulo e das grandes coleções, que se abriram para uma narrativa da arte brasileira em diálogo com o contexto maior do continente, tornando-as mais complexas e mais completas, e inserindo, por consequência, a produção nacional no contexto maior da realidade política e social latino-americana. Neste período, outro marco foi a galeria se tornar representante de Robert Rauschenberg na América Latina.
Chão de Giz [Chalk Floor] salutes the 45th anniversary of Galeria Luisa Strina, which is celebrated more precisely on December 17, date when the second exhibition of the commemorative cycle will be inaugurated. In this first stage, a group show revisits iconic works originally exhibited at the gallery over a period that spans from 1974 to the mid-1990s. To the historical works are added other pieces by artists who joined the gallery’s cast in the 2000s, setting up a diachronic dialogue around the curatorial theme: chalk floor.
A chalk floor – which could also be a charcoal floor – constitutes an unstable ground, on which one moves with some hesitation initially. The show’s title, of course, alludes to Cildo Meireles’ work ‘Cinza’ (1984/1986) – an artist whose career goes hand in hand with that of the gallery, and vice versa, during the last four decades. It also refers to the political and cultural context of the 70s in Brazil. It was on unstable ground from the point of view of freedom of expression that Galeria Luisa Strina opened its doors in December 1974.
Antonio Dias, Caetano de Almeida, Carlos Fajardo, Cildo Meireles, Dora Longo Bahia, Edgard de Souza, Fernanda Gomes, Ivens Machado, Jorge Guinle, Leonilson, Luiz Paulo Baravelli, Marina Saleme, Milton Machado, Mira Schendel, Muntadas, Nelson Felix, Nelson Leirner, Regina Silveira, Tunga, Waltercio Caldas and Wesley Duke Lee are some of the artists who actively participated in the first 20 years or so of this journey that merges itself with the recent history of Brazilian art, and whose works are gathered in this exhibition.
An alternative reading of the “chalk floor”, however, accounts for the wobbly path of the new languages that were at the height of experimentation when Luisa Strina founded the gallery, which until then lived and reproduced “deliberately in shadow”. Even with redemocratization, the “opening rhetoric” did not encourage “opening languages” – to use expressions from the early 80s debate of ideas. The condition of the new that experimental art proposed did not please the dominant culture of the time, that kept “the old-new commitment.”
This year’s entire program celebrates the anniversary, beginning with its two inaugural shows, by Anna Maria Maiolino and Beto Shwafaty, which symbolize Strina’s core vision since opening its doors in late 1974: unrestricted freedom of expression for artists, to experience and dare always, whether in language or in content of their works. The values of freedom and experimentation gave shape and fame to an unconventional space that fostered and diffused conceptual art at the heat of the moment it was being invented, reinvented, and deconstructed.
For the 2019 edition of SP-Arte, the gallery included in its booth, for the first time, works of the forerunner of American pop, Robert Rauschenberg. Other highlights of this year’s GLS stand were works by Mona Hatoum, Alfredo Jaar, Cildo Meireles, Muntadas, and Leonor Antunes to mark the 45th anniversary.
In the course of the first semester, the gallery also held solo shows by Carlos Garaicoa, Miguel Rio Branco and Magdalena Jitrik, as well as a group show that brought together works by three great names of conceptualism in the art world: Jimmie Durham, Cildo Meireles and Pedro Cabrita Reis. This second semester, the commemorative shows continue with solo exhibitions by other longtime partners: Caetano de Almeida and Brian Griffiths [both shows from August to September]; Laura Lima and Matias Duville [from late September to early November]. And to live up to its tradition of innovating, the gallery closes the year with an exhibition by a young British artist, Caragh Thuring, starting on November 19th.
As the first Brazilian gallery dedicated exclusively to contemporary art, Galeria Luisa Strina has its history linked to the internationalization of Brazilian art, as well as to the history of the internationalization of Brazilian art collections. The pioneering presence in Art | Basel is one of the reasons that explain this indisputable fact. Another is the standpoint that Luisa Strina has since the creation of her gallery to present solo shows by foreign artists in São Paulo.
It was during this early stage that nowadays celebrated exhibitions were held, such as Cildo Meireles’s Cinza (1986) that occupied the main exhibition room of the gallery with an installation that challenged the visual and physical perception of the visitor, invited to enter two rooms in the shape of a cube, consisted of five canvas panels painted with acrylic paint. The inner side of the five panels of one room, the black-painted canvases are scribbled with white chalk, leaving only a black image at the center of the panels, which was the projection of a chalk stick. Its floor is completely covered in chalk. On the five panels of the adjoining room, charcoal is applied to the white painted canvas. At the center of each panel there’s a white image that is the projection on the four walls and on the ceiling of a piece of coal. The floor is covered with pieces of charcoal. White and black were mixed by the action of the participating spectators.
Chão de Giz, to address this historic milestone, includes two paintings by Meireles that were exhibited at the 1986 solo show. The installation Cinza [Gray] (1984/1986) is among the works that were selected by curators Julia Rebouças and Diego Matos for Cildo Meireles’ retrospective ‘Entrevendo’, which opens in the end of September at Sesc Pompeia.
In the early 2000s, GLS incorporated two other floors of the Oscar Freire Street building to expand its exhibition program to two or even three concurrent exhibitions in the space. The experimentalism that has always been a hallmark of the gallery and its artists was stretched to the ground floor and to the terrace – which hosted memorable site-specific projects. Even before having more physical space, there was already the promotion of the public ethos of contemporary art by Galeria Luisa Strina, a facet that gained notoriety with the intervention of Félix González-Torres on the billboard on the facade of the building. In 2004, Renata Lucas performed the historic Crossing at the intersection of Padre João Manuel and Oscar Freire streets.