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agosto 19, 2019
Fortes D’Aloia & Gabriel na 13ª da SP-Arte/Foto, São Paulo
Para a SP-Foto deste ano, a Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta o conjunto de fotografias Alvorada de Mauro Restiffe ao lado de New Botanica Series de Janaina Tschäpe. Enquanto Restiffe lança seu olhar para a utopia modernista, projetando Brasília para dentro do palácio presidencial, Tschäpe opera sob mecanismo inverso ao inserir seres fictícios na natureza e assim trazer elementos de fantasia para o mundo exterior.
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Mauro Restiffe (São José do Rio Pardo, 1970) fotografa usando a técnica analógica desde o final dos anos 1980. Em sua obra, mescla a linguagem documental com múltiplas referências pinçadas da História da Arte, mantendo estreita relação com a pintura e a herança modernista. A convite do jornal Folha de São Paulo, o artista fotografou o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente do Brasil, logo após o projeto de restauro que trouxe de volta o mobiliário original pensado por Oscar e Anna Maria Niemeyer. Realizadas no hiato em que o prédio estava vazio, à espera de um novo presidente, as fotografias de Alvorada (2018) revelam o local sob uma abordagem intimista, onde o tempo parece estar suspenso. A série alterna entre registros coloridos e em preto-e-branco, enfatizando o uso da cor através das diversas superfícies douradas que pontuam o ambiente. Explora também a recorrência de vazios, transparências e espelhos, como se projetasse a cidade de Brasília para dentro do palácio.
Mauro Restiffe atualmente prepara uma grande exposição individual para a OGR Torino, na Itália, que inaugura em 31 de outubro deste ano. A mostra, que tem como foco a arquitetura, traz registros desde a década de 90 até os inéditos, fotografados em diversas cidades italianas para a ocasião. Outras de suas exposições recentes incluem: São Paulo, Fora de Alcance, Instituto Moreira Salles (Poços de Caldas, 2019; São Paulo, 2018; Rio de Janeiro, 2014); Álbum, Estação Pinacoteca (São Paulo, 2017); Post-Soviet Russia 1995-2015, Garage Museum of Contemporary Art (Moscou, 2016).
A prática artística de Janaina Tschäpe (Munique, 1973) desdobra-se em pintura, desenho, fotografia e vídeo. As fotografias de New Botanica Series (2004–2005) resgatam ideais de integração com a natureza propostos pelo romantismo, assim como as ações performáticas da land art. A artista insere pequenas esculturas feitas com plástico e massa de modelar em paisagens naturais para então documentá-las sob a linguagem da exploração botânica. Inspiradas tanto pela flora exuberante quanto por partes do corpo humano, essas plantas e flores inventadas se confundem na paisagem, despertando estranheza e curiosidade. A nomenclatura fictícia dos títulos, as cores vibrantes e as formas sugestivas engendram um universo particular, onde o real se metamorfoseou em um ambiente místico, repleto de narrativas fantásticas.
Paralelamente à SP-Foto, Janaina Tschäpe está em cartaz no Galpão da Fortes D’Aloia & Gabriel até 28 de setembro, onde apresenta pinturas de grande formato. Projetos recentes incluem um painel de 20 metros para o SESC Guarulhos, inaugurado em maio deste ano, e a coletiva Live Dangerously no National Museum of Women in the Arts (Washington, D.C.) que a partir de setembro exibe sua série fotográfica 100 Little Deaths (1996–2002) na íntegra. Para 2020, tem individuais programadas no Sarasota Art Museum (Flórida) e no Musée de l’Orangerie (Paris).
At this year's edition of SP-Foto Fortes D’Aloia & Gabriel presents a set of Alvorada photographs by Mauro Restiffe alongside Janaina Tschäpe’s New Botanica Series. While Restiffe casts his gaze on the Modernist utopia, projecting the city of Brasília into the presidential palace, Tschäpe operates under a reverse mechanism by inserting fictional beings into nature and, thus, bringing elements of fantasy to the outside world.
Mauro Restiffe (São José do Rio Pardo, 1970) has employed the analog technique in his photos since the late 80s. His work merges documentary language with multiple references picked up from the History of Art, albeit keeping a close relationship to painting and the Modernist heritage. Invited by the Folha de São Paulo newspaper, the artist photographed Palácio da Alvorada, official residence to the Brazilian president, right after the conclusion of the restoration project that reinstated the original furniture envisaged by Oscar and Anna Maria Niemeyer. The pictures from Alvorada (2018) were taken when the building was empty, awaiting the new president. And they reveal the palace through an intimate approach where time seems to have come to a standstill. The series moves between color and black and white images, highlighting the use of color through multiple golden surfaces interspersed across the surroundings. It also explores the recurrence of gaps, transparencies and mirrors, as if the city of Brasília was itself projected into the building.
Mauro Restiffe is currently preparing a major solo show for OGR Torino, Italy, which opens next October 31st. Focused on architecture, the show features works from the 90s to date, along with new commissions shot in several Italian cities. His recent solo exhibitions include: São Paulo, Fora de Alcance, Instituto Moreira Salles (Poço de Caldas, 2019; São Paulo, 2018; Rio de Janeiro, 2014); Álbum, Estação Pinacoteca (São Paulo, 2017); Post-Soviet Russia 1995-2015, Garage Museum of Contemporary Art (Moscow, 2016).
Janaina Tschäpe's (Munich, 1973) artistic practice unfolds into painting, drawing, photography and video. The photographs from New Botanica Series (2004–2005) revisit the ideals of integrating oneself with nature that arise from Romanticism, as well as the Land Art performances. The artist inserts small sculptures made with plastic and play-doh into natural landscapes to later document them as if they were uncovered in a botanical expedition. Inspired both by the exuberant flora and the human body, these made-up plants and flowers merge into the landscape evoking strangeness and curiosity. The fictional nomenclature of the titles, the vibrant colors and the suggestive shapes encircle a peculiar world in which reality has metamorphosed into a mystical environment, full of fantastic narratives.
Concurrent to SP-Foto, Janaina Tschäpe is showing large-format paintings in her latest solo exhibition at Fortes D’Aloia & Gabriel | Galpão, on view until September 28 th . Other recent projects include a 65ft mural for SESC Guarulhos, opened last May, and her participation in the group show Live Dangerously at the National Museum of Women in the Arts (Washington, D.C.), due to open in September, where the complete set of her series 100 Little Deaths (1996–2002) will be displayed. In 2020, she will have shows scheduled at the Sarasota Art Museum (Florida) and the Musée de l'Orangerie (Paris).