|
agosto 6, 2019
Palavras Somam: Beth Moysés no MAB FAAP, São Paulo
A artista apresenta – a partir de 8 de agosto - mostra individual composta por vídeo e fotografias que registram performance desenvolvida em Madri, na Espanha
A exposição de longa duração Palavras Somam, em cartaz no MAB FAAP, possui um Núcleo Especial no qual quatro artistas convidados se revezarão ao longo no ano. Após Walmor Corrêa e Lívia Aquino, que ocuparam o espaço no primeiro semestre, agora é a vez da artista Beth Moysés apresentar suas obras, que poderão ser apreciadas pelo público a partir de 8 de agosto.
Com curadoria de Laura Suzana Rodríguez, a exposição “Palavras Somam” joga luz sobre a presença e a potência da palavra nas artes visuais, reunindo obras do acervo do MAB FAAP e de artistas convidados que dialogam com essa temática.
Beth Moysés – que trabalha desde 1994 com o tema da violência de gênero e do amor romântico – reunirá na mostra um vídeo e fotografias que registram a performance que a artista realizou em Madrid, na Espanha, para a 14.ª edição do Festival Internacional de Performance “Abierto de acción” (Aberto de ação), na Feira de Arte Jaén.
Denominada Palavras Anônimas, a performance contou com a participação de um grupo de mulheres que andou pelas ruas vestidas de branco, com capuzes que cobriam o rosto. A ideia era que ocultassem suas identidades, reproduzindo o que muitas mulheres fazem quando sofrem humilhações, vexames, maus-tratos e violações. Mas, em um determinado momento, essas mulheres se libertam e mostram ao público seus braços com frases que retratam o desejo de mudança e superação.
Beth Moysés é uma importante artista com uma consolidada trajetória internacional. Suas obras são feministas e com fortes tons poéticos. É formada em Artes Plásticas pela FAAP, com mestrado em Artes pela Unicamp.
Depois de Beth Moysés, a artista que ocupará o espaço, a partir de outubro, será Rosana Paulino.