|
julho 30, 2019
1ª Feira Mescla no Hotel Selina, Rio de Janeiro
Feira Mescla tem primeira edição na Lapa: evento gratuito conta com expositores de produtos artesanais e sustentáveis além de artistas refugiados e imigrantes.
3 de agosto de 2019, sábado, 13h às 21h
Hotel Selina
Largo da Lapa 9, Centro, Rio de Janeiro, RJ
No próximo dia 3 de agosto será realizada a primeira edição da feira Mescla, que vai unir expositores de produtos artesanais e sustentáveis na área de moda, acessórios e cosméticos, além de objetos de decoração. O evento traz criadores independentes e também dá voz a artistas refugiados e imigrantes, que terão oportunidade de ministrar oficinas, palestras e de se apresentar artisticamente. A atração é gratuita e vai ocorrer no Hotel Selina, na Lapa. A proposta do evento não é ser apenas uma feira sustentável, mas um local de performance plural, apresentando ao público uma mistura de múltiplas culturas, em um único ambiente.
A primeira edição da feira Mescla terá a presença de uma refugiada da Gâmbia, Mariama Bah, que vai contar sobre a sua trajetória, os desafios de chegar até o Brasil e abordará sobre o casamento infantil. O evento também vai promover uma oficina de caligrafia árabe ministrada pelo marroquino Mohammed El Jazouli. Haverá ainda uma apresentação musical com a cantora da Venezuela Julieta Hernández, que estará tocando um instrumento venezuelano chamado “cuatro”, que em 2013 foi declarado patrimônio cultural de seu país de origem.
Além dessas atrações, o imigrante congolês Thezis irá percorrer todo o Hotel fazendo uma performance chamada SAPE (Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes), com música, dança e vestimenta específica, em um estilo próprio caracterizado pela exuberância. Essa performance é um movimento cultural que se popularizou no Congo a partir dos anos 1960, no qual a roupa é parte da construção de um conjunto de significados e a elegância deve se refletir tanto na aparência quanto na forma de ser e de agir.
"A Lapa é um bairro multicultural, plural e acolhedor, e a ideia do evento é trazer um pouco dessa mistura, diversidade e expressões artísticas, daí o nome Mescla, ressalta Carla Sobrosa, idealizadora do evento e sócia da Semente Produções.
Carla conta que o Hotel Selina foi escolhido para sediar essa feira, pois está alinhado ao conceito “mescla”, sendo um local alternativo, que inspira a criatividade e que estimula esse olhar multicultural. “O hotel possui diversos ambientes maravilhosos que serão explorados durante a feira, inclusive haverá uma oficina de gastronomia que será realizada na própria cozinha do hotel”, revela Carla.
A feira ainda abrigará mais de 15 expositores de produtos sustentáveis, entre eles a Amada Madeira, que faz biojoias e objetos de decoração com madeiras nobres reaproveitadas e de descarte de marcenaria. Também estará presente a marca de moda carioca FridoKa & Fridoquis, que trabalha com materiais sustentáveis e de baixo impacto, e a Terra Ecodesign, que produz objetos de madeira com design 100% sustentável.
A participação para as oficinas também será gratuita, mas haverá uma quantidade limite, que será organizado por ordem de chegada. A feira terá início às 13h e encerra às 21h.