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julho 4, 2019
Cine Iberê em diálogo com a exposição #Selfie: Iberê em modo retrato, Porto Alegre
Cine Iberê recebe no dia 7 de julho (domingo), às 16h, a galerista e marchand Tina Zappoli e o geólogo Enio Soliani na sessão comentada do filme O Pintor. Com direção de Joel Pizzini, o documentário aborda a vida e obra de Iberê Camargo, um dos principais nomes da pintura brasileira no século 20. O filme enfoca os anos de formação do artista e mostra como sua obra foi se tornando cada vez mais poética e dramática.
Com curadoria da realizadora e produtora audiovisual, Marta Biavaschi, a ideia do projeto é promover filmes que dialoguem com as exposições em cartaz na Fundação Iberê. As sessões ocorrem sempre aos sábados, às 16h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
Diálogo com #Selfie: Iberê em modo retrato
07.07 | 16h | Auditório
O Pintor | Joel Pizzini - 48min, 1995, Brasil + registros em vídeo de Iberê Camargo pintando retratos realizados por Enio Soliani
Sessão Comentada com galerista e marchand Tina Zappoli e o geólogo Enio Soliani
O Pintor é um documentário que aborda a vida e obra de Iberê Camargo, um dos principais nomes da pintura brasileira no século 20. O filme enfoca os anos de formação do artista e mostra como sua obra foi se tornando cada vez mais poética e dramática. A fotografia é de Mario Carneiro.
#Selfie
A nova exposição da Fundação Iberê #Selfie: Iberê em modo retrato ocupara o quarto andar com 13 fotos para documentos do artista e outras 36 dele retratando personalidades, como a mãe Doralice Bassani Camargo, Vasco Prado, Sivuca e Adriana Calcanhotto. No terceiro, as três salas serão totalmente interativas, com espelhos e iluminação especial para selfie do público.
Ao longo da vida, Iberê Camargo criou diferentes representações de si mesmo. Pintava-se sob um olhar interior que o mostrava como uma máscara, um enigma, o arquétipo da insondável natureza do homem: "Pinto porque a vida dói".
E diferente do que muitos imaginam, o autorretrato não é algo relativamente novo. A primeira selfie foi feita em 1839 pelo metalúrgico Robert Cornelius, pioneiro na fotografia dos Estados Unidos. Na época, os autorretratos eram o tipo mais comum de fotografias, compreendendo um número estimado de 95% dos daguerreótipos sobreviventes. Na pintura, se afirmou no século 14 e passou a ocupar um lugar de destaque na arte europeia, atravessando diferentes escolas e estilos artísticos.
A difusão da retratística acompanhava os anseios da corte e da burguesia urbana de projetar suas imagens na vida pública e privada. Paralelamente aos retratos realizados sob encomenda, e a outros concebidos com amigos e familiares, os artistas produziam uma profusão deles que funcionavam como meio de exercitar o estilo, como instrumento de sondagem de estados de espírito e também como recurso para a tematização do ofício.
A Fundação Iberê tem o patrocínio de IBM, Itaú, CMPC – Celulose Riograndense e Grupo GPS, e apoio de Barra Shopping Sul – Multiplan, DLL Group, Grupo IESA, Rede Plaza São Rafael, SULGÁS e STIHL, com realização e financiamento da Secretaria Especial da Cultura - Ministério da Cidadania / Governo Federal. Programa Iberê nas Escolas: Secretaria da Educação - Prefeitura de Porto Alegre e Viação Ouro e Prata. Serviços de tradução: Traduzca.
Local: Fundação Iberê Camargo
Avenida Padre Cacique 2000, Porto Alegre, RS