|
junho 26, 2019
Lasar Segall + Alex Cerveny + Maurício Ianês no Lasar Segall, São Paulo
O Museu Lasar Segall tem o prazer de anunciar a inauguração de sua nova exposição de longa duração, Lasar Segall: o eterno caminhante, além de duas exposições temporárias de artistas contemporâneos: Alex Cerveny: Palimpsesto e Intervenções: Maurício Ianês. As mostras serão inauguradas no dia 29 de junho, sábado, às 15h, e a abertura conjunta oferecerá ao público visitas guiadas pelo historiador de arte e curador Giancarlo Hannud, diretor do Museu Lasar Segall, e pelo artista visual Alex Cerveny. Todas as atividades terão entrada gratuita.
Para a mostra Lasar Segall: o eterno caminhante, nova exposição de longa duração do Museu Lasar Segall, foram selecionadas 110 obras – que incluem óleos sobre tela, desenhos, esculturas, gravuras e guaches – entre as mais de 3,5 mil que integram o acervo do museu. A seleção faz um recorte da obra, vida e tempo do artista lituano naturalizado brasileiro Lasar Segall (1889-1957), permitindo uma visão panorâmica de sua produção em toda sua variedade técnica e temática, bem como de sua biografia. Nos trabalhos exibidos, será possível testemunhar o engajamento do artista com certas temáticas, bem como sua identificação com os emigrantes que, assim como ele, atravessaram o Atlântico em busca de melhores condições de vida na primeira metade do século XX.
A exposição Alex Cerveny: Palimpsesto apresentará um panorama do trabalho gráfico do artista nascido em São Paulo em 1961, cuja gênese remonta ao ano de 1981, quando iniciou estudos de gravura e impressão. No conjunto de 44 gravuras e 16 matrizes, de notável coerência estética, o público terá a chance de ver as inúmeras possibilidades da gravura como meio artístico. Provas de impressão e de estado serão apresentadas junto a tiragens numeradas, revelando os diferentes momentos do processo da gravura, usualmente limitada a uma imagem final.
Pelo projeto Intervenções, que o Museu Lasar Segall promove desde 2010 com o objetivo de apresentar instalações/intervenções de artistas contemporâneos em seu jardim interno, Maurício Ianês apresenta a obra inédita Trânsitos. O artista construirá uma sucá, espécie de cabana que na tradição judaica é montada durante a festa de Sucot, que relembra os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a saída do Egito. Dentro da cabana, que será elaborada com tecidos africanos, latino-americanos e talitót, serão apresentados áudios de cartas endereçadas a Segall pertencentes ao arquivo do museu sobre o drama da imigração, bem como de imigrantes contemporâneos.
Atividades paralelas no dia da abertura
16h - Visita guiada com Alex Cerveny
17h - Visita guiada com o diretor do Museu Lasar Segall, Giancarlo Hannud
11h às 19h - Feira de publicações promocionais do Museu Lasar Segall
Exposições
Lasar Segall: o eterno caminhante – exposição de longa duração
Alex Cerveny: Palimpsesto – até 21 de outubro de 2019
Intervenções: Maurício Ianês – até 21 de outubro de 2019
Curadoria: Giancarlo Hannud
Abertura: 29 de junho, sábado, às 15h
Local: Museu Lasar Segall – Ibram/Ministério da Cidadania
Endereço: Rua Berta 111, São Paulo, SP
Horário: aberto de quarta a segunda-feira das 11h às 19h