Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

junho 26, 2019

A cidade e suas camadas - apagamentos e reconstruções na cidade de São Paulo (circuito Sé-Luz)

O Museu da Cidade de São Paulo promove uma caminhada crítica pelo centro histórico da cidade, passando pelo Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto, Pátio do Colégio, Praça da Sé, Jardim da Luz e Praça Princesa Isabel, na companhia das artistas Giselle Beiguelman e Érica Ferrari, da pesquisadora Regina Helena Vieira Santos e do arquiteto Jeff Keese.

29 de junho de 2019, sábado, das 10h às 14h

Museu da Cidade – Beco do Pinto e Solar da Marquesa de Santos
Rua Roberto Simonsen 136, Sé, São Paulo, SP
Percurso: Beco do Pinto e Solar da Marquesa de Santos, Pátio do Colégio, Praça da Sé, Jardim da Luz e Praça Princesa Isabel
11-3105-6118
Evento gratuito e livre para todos os públicos

A cidade e suas camadas - apagamentos e reconstruções na cidade de São Paulo (circuito Sé-Luz) - Caminhada crítica pelo centro histórico de São Paulo com Giselle Beiguelman, Érica Ferrari, Regina Helena e Jeff Keese

Articulada em torno das instalações de Giselle Beiguelman Chacina da Luz e Monumento Nenhum, a caminhada é um convite à discussão daquilo que a artista e professora considera “bolsões do esquecimento” ou espaços atropelados pelo processo de metropolização da cidade.

O trajeto começa às 10 horas no Museu da Cidade - Solar da Marquesa de Santos, quando Giselle fala sobre suas instalações que exibem fragmentos de monumentos e estátuas depredadas, além de atentar para aspectos históricos do Beco do Pinto. No Pátio do Colégio, o arquiteto Jeff Keese e a artista Érica Ferrari tratam da história do local, compartilhando suas pesquisas acadêmicas e artísticas sobre o sítio histórico, cuja ocupação remonta ao século XVI.

Em seguida, o corso vai a pé até a Praça da Sé, conversando sobre “arquitetura fantasma” com a historiadora Regina Helena pelas ruas ao redor da grande praça e, de metrô, segue até o Jardim da Luz. Ali, avista-se o lago em cuja volta estavam as oito estátuas ora exibidas aos pedaços na instalação “Chacina da Luz”. Por fim, na Praça Princesa Isabel, Giselle e convidados arrematam a atividade observando de perto o Monumento a Duque de Caxias, de Victor Brecheret, de onde saiu a pata de cavalo que integra a instalação “Monumento Nenhum”.

Com a realização desse deslocamento por locais históricos e simbólicos da cidade, Giselle Beiguelman articula saberes e conhecimentos diversos, atentando “in situ” o público para os processos de apagamento que a ocupação urbana paulistana promove e como se desdobram em estéticas do esquecimento.

Roteiro resumido

· Solar da Marquesa de Santos | com Giselle Beiguelman | 15 minutos

· Beco do Pinto | com Giselle Beiguelman | 10 minutos

· Pátio do Colégio | com Erica Ferrari e Jeff Keese | 30 a 40 minutos

· Praça da Sé | “Arquitetura fantasma” com Regina Helena | 20 a 30 minutos

· Jardim da Luz | 30 minutos

· Praça Princesa Isabel (Monumento a Duque de Caxias) | 20 minutos

Caso chova, as conversas e discussões vão acontecer no espaço do Museu da Cidade – Solar da Marquesa de Santos.

As instalações Chacina da Luz e Monumento Nenhum ficam em exibição no Museu da Cidade até o dia 1º de setembro.

Giselle Beiguelman é artista e professora da FAU USP. Entre seus projetos recentes destacam-se: “Memória da amnésia” (2015), “Quanto pesa uma nuvem?” (2016) e “Odiolândia” (2017). Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais e suas obras integram coleções privadas e acervos de diversos museus como ZKM (Karlsruhe, Alemanha), Pinacoteca de São Paulo, Jewish Museum (Berlim, Alemanha), MAR (Rio de Janeiro) e outros. Foi editora-chefe da Revista seLecT (2011-2014) e é colunista da Rádio USP e do site da Revista Zum. Seu novo livro, “Memória da Amnésia: políticas do esquecimento”, será lançado na Flip em julho de 2019 pelas Edições Sesc.

Érica Ferrari é artista e pesquisadora. Mestranda em Poéticas Visuais da Universidade de São Paulo (ECA USP). Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo com Habilitação em Escultura. Pesquisadora associada ao Fórum Permanente e ao LabOUTROS da FAU USP. Nos últimos anos produziu objetos e instalações a partir de pesquisa em torno das relações entre arquitetura, espaço e história. Das exposições recentes, destacam-se “Estratigrafia” no Paço das Artes, “Totemonumento” na Galeria Leme (São Paulo), “Provocar Urbanos” no SESC Vila Mariana (São Paulo), “Estudo para Monumento” na Funarte (São Paulo), “Interaktion”, em Berlim, Alemanha e a “32º Bienal de Artes Gráficas”, em Liubliana, Eslovênia.

Regina Helena Vieira Santos é arquiteta e urbanista. Doutora, na área de História e Fundamentos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP; em parceria com a Università degli studi di Firenze-Italia. (2013-2017). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005-2008). Especialização em “desenho e Gestão do Território Municipal”, objeto de estudo Município de Itanhaém; PUC-CAMPINAS, 1997/1998. Cursou como extend student na School of Fine Arts da San Diego State University – California, EUA, 1994-1996. Concluiu a graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1994). Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FIAM-FAAM-FMU Centro Universitário. Atuou como professora colaboradora na disciplina de Laboratório de Restauro na Università degli Studi di Firenze em 2016/2017. Atualmente é pesquisadora e colabora como FAU USP. Atua como arquiteta concursada no Departamento do Patrimônio Histórico - PMSP/São Paulo.

Jeff Keese é arquiteto e urbanista formado pela FAU USP. Atua nas áreas de projetos arquitetônicos, expografia, montagens de exposições, arquitetura temporária, sinalização e projeto gráfico, além de consultorias nas áreas de restauro e projetos culturais. Possui experiência em produção cultural, curadoria, projetos de exposições itinerantes e formatação de conteúdo para eventos culturais e institucionais, capacitação de mediadores para exposições e ministrante de cursos e workshops sobre temas relacionados ao ambiente expositivo. Trabalhou na coordenação de montagem e expografia do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça por 09 anos, além de diversas montagens e exposições e projetos especiais. Fez acompanhamento de produção de 12 obras da dupla de artistas cubanos Los Carpinteros. Recentemente fez acompanhamento de montagem da exposição “Chacina da Luz.

Posted by Patricia Canetti at 2:24 PM