|
junho 9, 2019
Carlito Carvalhosa na Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro
O artista paulistano Carlito Carvalhosa abre no próximo dia 13 sua nova individual na galeria – O comércio das coisas. Será uma grande interferência no espaço, com inúmeras pinturas em alumínio e em cera, de pequeno e médio formato, que serão dispostos em meio a tubos de luz fria pendurados no teto.
Essas novas pinturas em óleo e cera remetem a uma tipologia que foi desenvolvida pelo artista no final dos anos 80, quando realizou seus primeiros experimentos com cera de abelha e pigmentos. Inclusive, algumas obras deste período estarão presentes na mostra, criando uma relação com as novas obras em que Carlito usa os próprios punhos e polegares para manipular o material, criando impressões com sobreposição de cor.
Já as pinturas em alumínio, nesta nova série, deixam de ser monocromáticas como as obras desenvolvidas pelo artista desde o final dos anos 2000 e ganham inusitadas combinações de cor. O óleo sobre o alumínio espelhado cria um tipo de superfície em que a pintura parece flutuar.
Carlito Carvalhosa fez parte do grupo artístico Casa 7 ao lado de nomes como Nuno Ramos, Rodrigo Andrade e Paulo Monteiro. Durante os anos 80 eles foram responsáveis pelo movimento de volta à pintura em São Paulo. Durante as últimas décadas participou de inúmeras mostras importantes no Brasil e no exterior, entre elas as Bienais de São Paulo, Havana e Mercosul e uma individual em 2013 no MOMA de Nova Iorque.