|
junho 8, 2019
Pausa na Clima Galeria, Rio de Janeiro
Exposição coletiva reúne trabalhos de grandes nomes da arte nacional propondo um tempo para a contemplação
Em tempos tão agitados, ainda é possível parar? Respirar? Sentir? Na exposição Pausa, que abre no próximo dia 13 de junho na Clima Galeria, sim! Pelo menos é essa a provocação que a mostra faz ao reunir cerca de 40 obras - pinturas e esculturas - que têm em comum representações do tempo.
Quisemos propor um momento para sentir a arte. A exposição traz uma reflexão sobre objetos que concentram o tempo, acumulam, densificam-se trazendo o passado, a história e as memórias para o presente e, como a força gravitacional de uma singularidade, param o tempo – explica o curador Maurício Lima, um dos sócios da galeria ao lado de Felipe Siqueira e Frederico Almeida.
Muito diferentes entre si, as obras evocam questões diversas: a continuidade na obra de Gustavo Pérez Mónzon; o movimento interrompido, na de Claudia Jaguaribe; a passagem do tempo, na de Hilal; o momento que se repete, na de Sérgio Lucena. Juntas, propõem uma pausa para a contemplação. Da arte. E do próprio tempo.
Novata no mercado carioca, a Clima Galeria está há oito anos em Brasília e, desde 2016, faz sucesso também em Miami. No Rio, criada como um escritório de arte, faz poucas exposições anuais reunindo, quase sempre, obras de alguns dos grandes artistas que representa.