|
maio 31, 2019
Fabricio Lopez na Marilia Razuk, São Paulo
Fabricio Lopez apresenta Pintura Salobra, sua terceira exposição individual na Galeria Marilia Razuk, composta por 10 pinturas em nanquim sobre papel e um álbum de gravuras com uma tiragem de 10 exemplares.
A exposição é resultado da residência artística realizada em julho de 2018 às margens do Rio Paraguai, no Pantanal sul matogrossense, através da parceria entre o Acaia Pantanal, a Fazenda Santa Tereza e a Galeria Marilia Razuk.
As pinturas, produzidas na paisagem pantaneira, foram expostas ao tempo, aos insetos e aos animais curiosos que aproximavam-se do papel estendido para verificar, chafurdar e morder o branco refletido no solo, por vezes instalado junto aos pássaros na água, ou no pasto próximo à carcaças de bezerros devorados por onças.
O embate com a paisagem cria um ambiente que favorece respeitosamente o equilíbrio desse ecossistema entre a natureza hostil e as atividades de pesca e gado do homem pantaneiro. O papel encharcado de água dos charcos misturado ao nanquim, permanecia estendido noite e dia, aguardando o lento secar das poças escuras que refletiam a exuberância dos bandos de pássaros, capturavam a lama e seus insetos infinitos e, ao mesmo tempo, traduziam em tons de cinza a luz gradiente multicolor que anunciava o fim do dia.
O álbum de gravuras tem tiragem de 10 exemplares numerados, contendo 20 xilogravuras inéditas de 30 x 38 cm, e foi produzido em parceria com a designer Luciana Facchini.
O resultado desta parceria marca o apoio à Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, através da doação de 20% das vendas para a instituição.