|
abril 26, 2019
Projeto Parede: Leda Catunda do MAM, São Paulo
A partir de 30/04, o Museu de Arte Moderna de São Paulo exibirá a instalação Paisagem Moderna da artista Leda Catunda. A atração faz parte do Projeto Parede, que ocupa o corredor entre o saguão do MAM e a Sala Milú Villela.
Leda Catunda, expoente da Geração 80, tem obras que extrapolam os limites entre a pintura e o objeto. O acervo do MAM conta com 18 peças da artista, incluindo paisagens feitas com técnica mista, que misturam materiais como: pelúcia, tecido renda, tinta acrílica e lona, entre outros. “Paisagem Moderna” é uma colagem de 15 x 3,40 metros, feita de tecidos impressos com desenhos e estampas criados pela artista e também com tecidos apropriados, como o que imita o calçadão de Copacabana.
A obra representa uma paisagem brasileira tal como era vista pelos artistas modernos, como Portinari, Tarsila e Guignard, retratando um país tranquilo, de natureza exuberante, ao mesmo tempo em harmonia com símbolos de progresso como a rodovia de alta velocidade ou o calçadão de Copacabana desenhado por Burle Marx. Há também uma referência a alegorias carnavalescas, com uma volumosa coluna de tecidos coloridos que divide as duas partes da parede. Representa assim o “sonho” moderno de uma país ingênuo em ritmo de progresso.
“Venho acumulando, há alguns meses, vários elementos para montar a imagem de uma paisagem na parede. Nesta colagem, o processo foi todo muito livre em consideração ao caráter de efemeridade, uma vez que, finalizada a mostra, a imagem se extingue, fato que ampliou muito as possibilidades plásticas para a execução. Achei interessante a perspectiva de uma paisagem com montanhas, rios e lagos, para ser vista por quem se senta no restaurante Prêt no MAM, que fica em frente. Também se pretende um caráter lúdico com os volumes de tecidos saindo da parede, na coluna que fica no meio”, adianta a artista.
Os artistas participantes da iniciativa, que existe desde 1996, são convidados pelo MAM a criar uma instalação específica para o local, aproveitando suas peculiaridades. A obra de Leda Catunda estará exposta até 28/07 e o público que visitar o museu no período poderá ainda conferir as exposições Passado/Futuro/Presente: arte contemporânea brasileira no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo e Os anos em que vivemos em perigo.