|
abril 21, 2019
Bruno Novaes + Manuel Carvalho em Paço das Artes no MIS, São Paulo
O Paço das Artes — instituição Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo — inaugura no dia 2 de abril duas exposições simultâneas da Temporada de Projetos, Sussura para que eu escute, de Manuel Carvalho, e O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva, de Bruno Novaes. A mostra fica em cartaz até 9 de junho no MIS — Museu da Imagem e do Som — e tem entrada gratuita. Também será lançado o livro da Temporada de Projetos 2018, inaugurando o selo da coleção “ArteHoje!” do Paço das Artes.
“Sussurra para que eu escute” do mineiro Manuel Carvalho, expõe trabalhos da série “Anacoluto” que vem sendo desenvolvida desde 2014. A série explora as possibilidades de composição através da sobreposição de camadas de pintura e pressiona os limites e capacidade de acumulação de informações conceituais e formais no plano pictórico. Para a Temporada de Projetos, o artista exibe obras inéditas que ainda tratam das mesmas referências já exploradas anteriormente, todas apropriadas do arquivo do Museu Mineiro: a fotografia de um escravo; a de uma criança segurando uma boneca; e uma pintura de São Francisco do mineiro barroco Manuel Ataíde.
“O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva”, do artista visual Bruno Novaes, convida o espectador a pensar sobre as regras — invisíveis ou disfarçadas — que formatam o ensino no Brasil, revelando as rachaduras, os abismos e as falências que permeiam o sistema. Para ele, “diante do retrocesso e das manifestações de endurecimento e repressão na esfera escolar nos últimos anos e, considerando o cenário político instável em que o país está [inserido], apontar para tais questões continua sendo urgente e necessário”.
Paralelamente à abertura, será lançado o livro da Temporada de Projetos 2018, que inaugura o selo ArteHoje!, coleção que vai reunir todas as publicações do Paço das Artes. Nove nomes ligados ao universo artístico fazem parte do conselho científico do novo selo: Jane de Almeida (University of California, San Diego), Jorge La Ferla (Universidad de Buenos Aires), Márcio Seligmann-Silva (Universidade Estadual de Campinas), Nydia Gutierrez (Curadora-chefe do Museu de Antioquia), Octavio Zaya (Diretor da Antlántica - Journal of Art and Thought), Priscila Arantes (Diretora artística e curadora do Paço das Artes), Patricia Moran (Universidade de São Paulo), Paulo Bernardino de Bastos (Universidade de Aveiro) e Simone Osthoff (Pennsylvania State University).
Sobre a Temporada de Projetos
A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.
Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística contemporânea. O júri da atual Temporada é composto por Ana Pato, Hugo Fortes, Márcio Harum, Priscila Arantes e Thereza Farkas.
Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA (mapa.pacodasartes.org.br), concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.