|
abril 3, 2019
Lançamento dos livros Arquitetura de exposições: Lina Bo Bardi e Gisela Magalhães e Tarsila do Amaral na SP-Arte 2019, São Paulo
Edições Sesc São Paulo realizam eventos de lançamento durante a SP-Arte 2019: Arquitetura de exposições, de César Augusto Sartorelli, e Tarsila do Amaral, a modernista, de Nádia Battella Gotlib.
6 de abril de 2019, sábado, às 16h
15ª edição da SP-Arte - Pavilhão da Bienal
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, portão 3, São Paulo, SP
Dois títulos relacionados ao universo das Artes ganham eventos especiais na 15ª edição da SP-Arte: Arquitetura de exposições, de César Augusto Sartorelli, e Tarsila do Amaral, a modernista, de Nádia Battella Gotlib
As Edições Sesc São Paulo realizam dois eventos de lançamento durante a 15ª edição da SP-Arte - Festival Internacional de Arte de São Paulo. No dia 6 de abril, às 16h, os autores das obras Arquitetura de exposições: Lina Bo Bardi e Gisela Magalhães e Tarsila do Amaral, a modernista estarão no Pavilhão da Bienal para sessões especiais de autógrafos no Lounge de Lançamentos, localizado no setor Editorial.
Arquitetura de exposições: Lina Bo Bardi e Gisela Magalhães, de César Augusto Sartorelli, é um livro de referência sobre a arquitetura expositiva, a atividade de planejar e ressignificar o espaço onde uma exposição é construída. O autor define essa linguagem arquitetônica, relacionando-a à história da museografia, e a seguir analisa a trajetória de duas grandes arquitetas curadoras: Lina Bo Bardi (1914-92) e Gisela Magalhães (1930-2003). Ao detalhar as principais exposições de cada uma em ordem cronológica, busca estabelecer similaridades e diferenças. Leitura fundamental para arquitetos, curadores e artistas.
Já Tarsila do Amaral, a modernista, da professora e ensaísta Nádia Battella Gotlib, é uma biografia que recria a trajetória libertária de Tarsila do Amaral, debruçando-se sobre sua vida privada, sua formação artística, o circuito modernista, o movimento Pau-brasil e a Antropofagia, detalhando o empenho e a resistência da pintora em prol de sua diversidade tanto artística quanto afetiva-pessoal. Modelo de ruptura nas artes visuais e na literatura, Tarsila do Amaral influenciou a produção artística brasileira e teve um papel de vanguarda na ascensão social feminina. Este livro oferece ao leitor a possibilidade de conhecer toda a intensidade de sua vida e também de sua obra, decifrando-as em sua complexidade, originalidade e visão de mundo.
Sobre a SP-Arte
Criada em 2005, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo – é um dos mais importantes eventos do mercado global de artes. Consagradas galerias trazem mais de 2 mil artistas do Brasil e do mundo e se reúnem, com museus e instituições culturais, num encontro criativo anual entre colecionadores, profissionais e amantes da arte.
Durante o evento, que se espalha pela cidade, há conversas sobre o fazer artístico, além da presença de revistas, editoras e lançamentos de livros no Pavilhão da Bienal, que compõem um panorama do circuito contemporâneo.