|
março 27, 2019
Julio Plaza e Nelson Leirner na Marilia Razuk, São Paulo
A Galeria Marília Razuk inaugura no dia 30 de março, a exposição Correlações entre variáveis aleatórias: Julio Plaza e Nelson Leirner, que reúne esses grandes nomes da arte brasileira.
Com associações enigmáticas na seleção de 15 obras em confronto e apresentação única, a curadora Inês Raphaelian arrisca estabelecer correlações aleatórias entre o pensamento crítico dos dois artistas. Julio e Nelson são dois nomes fundamentais para a compreensão da arte brasileira. Em destaque a instalação “As Meninas ou Os Meninos”, de Julio Plaza, realizada em 1977 na Galeria Arte Global em São Paulo e agora adaptada ao espaço da Galeria Marília Razuk, faz referência direta a obra de Velazquez de 1956 que abre a discussão sobre o espaço pictórico, o observador e o observado. Julio apresenta com maestria a complexidade do tema em um jogo de imagens fotográficas.
Nelson Leirner, apropriando-se de obras clássicas e personagens da pop|mass culture com inteligência e atitude irônica, traz assuntos recorrentes do mercado e o status quo da arte com as colagens de stickers de personagens infantis sobre o catálogo da Sotheby's ou sobre Mapas Mundi tradicionais. A curadoria traz ainda obras inéditas ao público, cedida de coleção particular, três pinturas dos "neo hexagramas" do 'I Ching Change' de Julio Plaza, referente ao livro do artista de mesmo nome.