|
março 20, 2019
Lançamento da Plataforma eXtremidades no MAM, São Paulo
O Grupo de Pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea, coordenado por Christine Mello, e integrante da Linha de Pesquisa Regimes de Sentido nos Processos Comunicacionais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP realiza o lançamento de sua plataforma digital, www.extremidades.art.
23 de março de 2019, sábado, a partir das 17h
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral s/n portão 3, Parque Ibirapuera, São Paulo, SP
Entrada gratuita, estacionamento no local (Zona Azul: R$ 5,00 por 2h), acesso para pessoas com deficiência
Com arquitetura do site e linguagem visual de João Simões, programação de Andrei Thomaz, produção de Fernanda Oliveira e Paula Squaiella, a plataforma digital foi planejada em conjunto com pesquisadores, curadores e artistas. O evento pretende lançar o site eXtremidades, bem como os processos para seu desenvolvimento e execução. A plataforma traz uma série de experimentos críticos das redes audiovisuais, do cinema, da performance e da arte contemporânea, que buscam falar de práticas em crise, atravessadas por procedimentos de desconstrução, contaminação e compartilhamento.
Na ocasião, além do lançamento do site, estão previstas a exibição do filme BR_RIP de Carlos Eduardo Nogueira e de vídeos do coletivo Quarta Pessoa do Singular, performances de Dudu Tsuda, Lucas Lespier e Juliana Garzillo, assim como experimentos em 360º de Felipe Neves. Está prevista também a divulgação da primeira edição da Coleção Extremidades: experimentos críticos, publicada pela Editora Estação das Letras e Cores, organizada por Christine Mello, que reúne uma série de ensaios que evidenciam as linguagens limítrofes e em transformação no campo das artes e práticas midiáticas.
Programação:
17h: Abertura e debate
18h: Exibição de filme e vídeos
19h: Experimentos em 360º, performances e coquetel
Sobre o Grupo de Pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea: Coordenado por Christine Mello, o Grupo de Pesquisa Extremidades faz parte da Linha de Pesquisa Regimes de Sentido nos Processos Comunicacionais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. O grupo desenvolve atividades abertas ao público e reuniões quinzenais de pesquisa relacionados às novas estéticas, práticas sociais e modelos de produção artísticos e multimídia, revertidas em produção acadêmica, curatorial e artística. Os membros do grupo têm participado de congressos e residências no Brasil e no exterior e publicado os resultados de seus estudos, sob a forma de livros, capítulos de livros e artigos.
Sobre o Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP: Criado em 1970 o Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP) é um dos mais antigos na área de Comunicação no Brasil. Em sua longa trajetória de 45 anos, o programa tem registrado repercussões na sociedade civil, em termos de impacto intelectual, cultural e artístico. Seu objeto de estudo são os processos comunicativos que se realizam através de mediações codificadas, tecnológicas ou não, estabelecendo dinâmicas culturais e interativas individuais, coletivas ou massivas. Nesses processos, a Comunicação encontra na Semiótica um indispensável arcabouço teórico e metodológico de interpretação científica.