|
março 13, 2019
Acervo em Movimento no MARGS, Porto Alegre
Um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) tem a honra de convidar para abertura da exposição que marca a estreia da nova direção do museu. A mostra coletiva intitulada Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS, ocorre dia 16 de março (sábado), às 11h, nas Pinacotecas do MARGS.
A visitação segue até 21 de julho, sempre com entrada gratuita,de terças a domingos, das 10h às 19h. Visitas mediadas podem ser agendadas por e-mail.
No mesmo dia acontece a cerimônia de posse do diretor Francisco Dalcol a ser realizada no sábado, às 10h30min. Estão previstas na solenidade as presenças do governador do Estado, Eduardo Leite, e da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo.
Antes, na quinta-feira, dia 14/3/2019, às 10h30min, será realizada coletiva de imprensa para anunciar planos e linhas de ação para o MARGS a jornalistas e meios de comunicação, seguida de visitação à exposição de estreia.
Acervo em Movimento é uma ampla exposição baseada no acervo do museu, ocupando as três galerias das Pinacotecas, o espaço mais nobre do MARGS. O projeto expositivo consiste em um exercício experimental de curadoria com as equipes do museu, que atuarão no desenvolvimento da mostra em regime compartilhado. A exposição inaugura com uma seleção de obras do acervo, passando até julho por alterações quase mensais com entradas e saídas de outras obras. Cada uma dessa “viradas” será conduzida por integrantes dos Núcleos de Curadoria, Acervo, Educativo, Documentação e Pesquisa, e Restauro e Conservação.
Com essa estratégia de substituições de obras, Acervo em Movimento busca oferecer uma exposição viva e dinâmica. Na configuração de estreia proposta pelo diretor-curador, traz a público obras de nomes relevantes da arte brasileira, como Di Cavalcanti, Portinari, Tarsila do Amaral, Volpi, Guignard e Lygia Pape. Há também obras de nomes referenciais entre artistas gaúchos, como Carlos Scliar, Tenius, Alice Brueggemann, Elaine Tedesco, Gisela Waetge, Lia Menna Barreto, Mário Röhnelt e Carlos Pasquetti.
Essa seleção e sua configuração expográfica não seguem ordenações de estilo, origem ou período. Como uma exposição não cronológica e desenvolvida segundo o conceito de montagem, o projeto explora diálogos e confrontos a partir de articulações de vizinhança e rebatimento entre as obras no espaço expositivo, propondo assim relações novas, inusitadas e provisórias de ordem conceitual, histórica, política, formal e mesmo afetiva.
Acervo em Movimento constitui um primeiro experimento curatorial voltado ao acervo, o qual se quer permanente na política de exibição do MARGS nesta gestão, passando a ocupar diferentes salas do museu depois desta estreia nas Pinacotecas.
Datas de alterações na exposição
16.03 – Abertura com seleção de obras pelo Diretor-Curador (Duração de 23 dias)
08.04 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Curadoria (Duração de 27 dias)
06.05 – Obras escolhidas pelo Núcleo Educativo (Duração de 27 dias)
03.06 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Acervo (Duração de 27 dias)
01.07 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Documentação e Restauro (Duração de 20 dias)
21.07 – Obras escolhidas pelo Encerramento da exposição