|
março 5, 2019
Novidades na programação do Instituto Ling, Porto Alegre
A partir do dia 14 de março, o Instituto Ling, em Porto Alegre/RS, lança a programação do primeiro semestre de 2019, com novidades na agenda: Cine Sentidos, Clube de Leitura, Café no Ling e Empreendedorismo 360º estão entre os novos projetos culturais e educativos
Artes Visuais - Exposição do artista Daniel Senise
A exposição do artista carioca Daniel Senise, com curadoria de Daniela Name, será inaugurada no início de abril. A mostra pensada para o Instituto Ling é um conjunto de cinco pinturas de grande formato que retratam salões de museus ao redor do mundo e cinco aquarelas que reproduzem os desenhos dos pisos de madeira de importantes instituições culturais. Ainda em 2019, estão previstas exposições dos artistas Sergio Sister e Romy Pocztaruk.
Empreendedorismo 360º
Dedicado a quem quer criar a sua startup ou já criou, o programa Empreendedorismo 360° é composto por diferentes módulos, voltados a temas específicos da criação ou da gestão do negócio. Cada módulo conta com a expertise de um especialista no tema, além da participação de um empreendedor convidado, para dividir com os participantes a sua experiência. Serão quatro módulos, que podem ser cursados de maneira independente, a partir de abril. O programa será lançado no dia 27 de março, com a palestra Perspectivas econômicas do novo governo: o que esperar para 2019. Nesta palestra, o economista, professor e consultor econômico Marcelo Portugal faz uma avaliação dos primeiros meses do novo governo e tenta projetar possíveis cenários econômicos para o ano de 2019. Com foco na avaliação de questões macroeconômicas, Marcelo analisa os pontos centrais que desafiam a equipe do atual presidente, como as reformas da previdência e fiscal, a alta taxa de desemprego, as complexidades burocráticas e o baixo nível de confiança dos investidores.
Café no Ling
Os jornalistas Tania Carvalho e Ivan Mattos comandam o Café no Ling - uma série de encontros mensais gratuitos com escritores, músicos, cineastas, psicanalistas e outros convidados para uma roda de conversa. No primeiro encontro, que acontece no dia 15 de março, o Café no Ling recebe a escritora Letícia Wierzchowiski para conversar sobre a história do Rio Grande do Sul, a Casa das Sete Mulheres, Anita & Garibaldi e outros temas.
Clube de Leitura
A programação do Clube de Leitura é composta por encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. O projeto estreia no dia 25 de março, com a jornalista Claudia Laitano comentando a obra prima de Marcel Proust, Em Busca do Tempo Perdido.
Cine Sentidos
Realizado em parceria com a curadoria de cinema independente LORA, o projeto Cine Sentidos é uma programação composta de exibição de filmes independentes nacionais e internacionais acompanhados de uma experiência sensorial que irá trabalhar os cinco sentidos: tato, visão, audição, paladar e olfato. Cada experiência conta com um convidado que irá explorar a vivência sensorial por meio de intervenções com o público. O primeiro evento é o Cine Pausa - uma experiência de reenergização coletiva através da metodologia Body Talk, facilitada pela sutilizadora corporal Carina Sehn, a partir da exibição do filme Corpo e Alma (2017), de Ildikó Enyedi. O Cine Pausa será realizado no dia 30 de março.
Programação musical
A programação de música do Instituto Ling, com curadoria de Carlos Branco, tem se caracterizado como uma das principais alternativas para se ter acesso à música erudita, ao jazz e à música instrumental brasileira em Porto Alegre. Os projetos vêm atraindo um público crescente e se solidificando também como uma das principais atrações culturais da cidade, com ingressos acessíveis.
A primeira atração do ano é um encontro entre o Choro e a flauta tradicional japonesa, com o internacionalmente reconhecido maestro Laércio de Freitas e o flautista Shen Ribeiro, que se apresentam no dia 14 de março. Ainda em março, no dia 28, o Instituto Ling traz o Sexteto Gaúcho, lançando seu disco de estreia, Bicho Solto, e apresentando a sonoridade tradicional dos conjuntos brasileiros de choro.
Oficina de Choro
Em 2019, o Instituto Ling passa a abrigar o projeto de educação musical Oficina de Choro, que está com inscrições abertas para as aulas do primeiro semestre: Acompanhamento de samba-choro, Solo de Choro, Novos Chorões (para iniciantes), Harmonia e Composição de choro, Choro Novo! e Canto Popular. Podem participar músicos de diversos instrumentos - como violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro, sopros e teclas - e teoria musical, além de canto e prática de conjunto com formação de grupos.
As aulas são gratuitas e a ficha de inscrição, horários e pré-requisitos podem ser acessados pelo site www.oficinadechoro.com.br até o dia 15 de março. As vagas são limitadas e os interessados são submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical e preenchimento das vagas. As aulas terão início em 16 de março.
Clique aqui para ver a agenda completa dos próximos meses.