|
fevereiro 24, 2019
Galeria Karla Osório inaugura espaço no CasaPark, Brasília
Com direção geral de Carlos Silva, espaço dedicado às artes visuais, à arquitetura e ao design será inaugurado no CasaPark com ocupação artística da Galeria Karla Osório
No dia 27 de fevereiro, Brasília recebe o mais novo espaço dedicado às artes visuais. A Galeria Casa, iniciativa criada Valença Empreendimentos e Participações - proprietária do CasaPark -, vai operar no sistema de ocupação. A cada mês, uma galeria de arte da cidade se instalará no espaço para realizar exposições, encontros com artistas e curadores, palestras, visitas orientadas e ateliês abertos com entrada gratuita. A Galeria Casa fica no 1º Piso do CasaPark, no corredor do Espaço Itaú de Cinema. A visitação é de terça a domingo, das 14h às 22h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
À frente da Galeria Casa está Carol Kanj, consultora de novos negócios do CasaPark e que já atuou como responsável por projetos especiais de publicações como Vogue, ELLE, Harper's Bazaar e Bamboo. “O objetivo do empreendimento é ampliar a visibilidade da produção artística local e nacional por meio de galerias e centros culturais independentes junto ao público”, afirma a gestora.
Colabora no projeto o curador independente Carlos Silva, que assume a direção geral do espaço. “A primeira ocupação será feita pela Galeria Karla Osório, um dos espaços de arte consagrados da cidade. A Galeria Casa receberá também espaços novos e experimentais, como a Galeria Alfinete e a Galeria Pilastra”, explica o diretor.
Para a primeira ocupação da Galeria Casa, a Galeria Karla Osório realizará uma coletiva com trabalhos de artistas de renome nacional e mundial. Intitulada “Exercícios do Olhar: plural-singular”, a mostra coletiva apresentará obras de Almandrade, Bené Fonteles, Dirceu Maués, Galeno, José Ivacy e Marcelo Solá, com texto curatorial e visitas mediadas por Marco Antônio Vieira.
A Galeria Casa contará ainda com uma programação dedicada à arquitetura e ao design, com encontros e palestras com arquitetos e designers de renome nacional e internacional. A programação ficará a cargo do escritório de arquitetura Bloco Arquitetos, de Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco. Abrindo a programação, no dia 28 de março, o FGMF – Arquitetos (São Paulo), dos arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, que entre outros projetos está a Japan House, em parceria com a Kengo Kuma & Associates. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
Programação de ocupações 2019-2020
A ocupação da Galeria Casa começa com a Galeria Karla Osório, de 27 de fevereiro a 24 de março. A seguir, a Galeria Clima se instala no espaço de 1º a 21 de abril. Em maio, é vez dos coletivos de fotografia. De 1º a 26 de maio, A Casa da Luz Vermelha e o Plano Imaginário realizam uma mostra com artistas de Brasília que usam a fotografia como linguagem. Em junho, de 1º a 23, fotografia, pintura e desenho compõem a mostra da Galeria Ponto e da Matéria Plástica – Arte Atemporânea.
O segundo semestre de 2019 começa com a ocupação do Elefante Centro Cultural, de 1º a 21 de julho. Em agosto, a Referência Galeria de Arte faz a ocupação da Galeria Casa de 1º a 25. Em setembro, NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste - e Par de Ideias apresentam as obras de seus artistas visuais de 1º a 22. De 1º a 27 de outubro, ocupam a Galeria Casa o projeto FUGA e a Galeria Pilastra. Em novembro, a Galeria Casa recebe uma galeria de fora de Brasília, como forma de gerar uma troca de informações entre galeristas, artistas, curadores e o público. O nome da galaria que fará a ocupação será divulgada em breve. Encerrando o ano, de 1º a 22 de dezembro, a Oto Reifschneider Galeria e Escritório de Arte realiza uma mostra de artistas representados.
A programação segue em 2020, com a XXX Arte Contemporânea ocupando a Galeria Casa de 10 a 26 de janeiro. E em fevereiro, de 1º a 23, as galerias Alfinete e De Curators ocupam o espaço expositivo.