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fevereiro 20, 2019
Ícaro Lima e Virginia de Medeiros no Mab Centro, São Paulo
O Museu de Arte Brasileira da FAAP abre em sua unidade na Praça do Patriarca, o MAB Centro, a exposição coletiva Componentes e constelações de uma cidade partida. Gratuita, a mostra reunirá, a partir de 16 de fevereiro, obras dos artistas Ícaro Lima e Virginia de Medeiros.
“Cabendo as devidas particularidades, ambos partem de processos documentais e de pesquisa para a criação de seus trabalhos, desencadeando narrativas no limite entre a realidade e a ficção, a veracidade e a fabulação. Imantadas de memórias e fragmentos de histórias, as obras se desdobram a partir das relações criadas entre cada um dos artistas com pessoas, objetos e contextos específicos”, explica a curadora Ana Paula Cohen, coordenadora da pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais da FAAP.
A exposição está sendo realizada em colaboração com os alunos da pós-graduação, como parte do currículo do curso. “É atividade essencial para que os alunos aprendam e exercitem a principal prática curatorial, que é fazer uma exposição de arte”, explica a curadora.
“Componentes e constelações de uma cidade partida” poderá ser apreciada até 23 de março. O MAB Centro está instalado no Edifício Lutetia, que também abriga a Residência Artística FAAP, local que hospeda artistas estrangeiros e brasileiros – de outros Estados – por um período de até seis meses, para pesquisas e produção de obras na cidade.
Sobre os artistas convidados
Ícaro Lira
O artista cearense analisa as implicações e desdobramentos de acontecimentos históricos no país por meio de obras que combinam documentos já existentes e/ou produzidos pelo artista (textos, livros, filmes), objetos recolhidos, registros de viagens de pesquisa pelo Brasil e relatos construídos a partir do encontro com as pessoas de cada contexto trabalhado. Ícaro estudou Cinema e Vídeo na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, Montagem e Edição de Som pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, e participou dos Programas de Fundamentação e Aprofundamento na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, e do Programa Independente do MASP (PIMASP), São Paulo (2016/2017). Integrou, ainda, o Programa de Residência Artística FAAP, de agosto a dezembro de 2018.
Virginia de Medeiros
Natural da Bahia, dissolve os limites entre arte e vida, entre performance artística e performatividade dos corpos no espaço real, entre veracidade e fabulação. A artista vive intensamente as experiências a que se propõe em cada um dos seus projetos e produz obras resultantes de registros filmados, relatos falados ou escritos e de vivências experimentadas com pessoas em alto nível de vulnerabilidade social, que são convidados para participar de suas concepções. Virgínia é mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – UFBA, em Salvador. Foi coordenadora do curso de pós-graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação da Rede-EAD, Senac, Bahia, e professora do Departamento de História da Arte e Pintura na Escola de Belas Artes – UFBA.
Sobre a curadora
Ana Paula Cohen é coordenadora da Pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais da FAAP, além de curadora independente, editora e escritora. Foi diretora do Programa para artistas Bolsa Pampulha, 4ª edição, em Belo Horizonte, professora visitante no programa de mestrado do California College of the Arts, em San Francisco (2011 a 2013), e co-diretora do PIESP – Programa Independente da Escola São Paulo – edição 2013/2014. Ana Paula trabalhou como curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Bard College, em Nova York, foi co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo, “em vivo contato”, com Ivo Mesquita, e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín – MDE07, na Colômbia. Recentemente curou exposições como: “Embodied Archeology of Architecture and Landscape”, no Tel Aviv Museum, e “On Cohabitation: films by Yael Bartana”, no Banff Centre for the Arts, Canada.